Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ao fazer dual boot entre Win10 e Ubuntu 16.04


DavidsonBruno

Posts recomendados

Olá amigos,

 

Sou leigo no assunto, por isso resolvi abrir este tópico. Procurei atentamente a solução antes de postá-lo, porém se já estiver em discussão, fiquem à vontade para encerrá-lo e me redirecionar.

 

Tenho uma máquina rodando o Windows 10 e resolvi fazer Dual Boot com a versão 64bits da distribuição do Ubuntu 16.04.2. Ela consegue carregar os dados do pendrive tanto em UEFI como em Legacy.

 

Criei o pendrive Bootável, com sistema de arquivos FAT32. Criei uma partição não alocada com o Gerenciamento de Disco do Windows de 25GB, para dividi-la em 21GB para o Sistema e 4Gb para o Swap. Até aí tudo bem.

 

Inicializei o Live CD em modo de experimentação para criar as partições antes da instalação definitiva. Depois de abrir o GParted, precisei criar uma partição estendida, já que o limite é de 4 partições primárias que podem ser criadas. Dentro dela criei as partições listadas acima, uma em ext4 e outra em linux-swap.

 

Agora é que vem o problema.

 

Quando inicio a instalação, na primeira vez ele reconhece as redes disponíveis do Wi-fi e em vezes posteriores não. Por exemplo, se eu encerrar o modo de instalação e carregar novamente ele não é capaz de encontrar as redes disponíveis. Para isso eu preciso excluir as partições criadas através do Windows e repetir os passos acima todos outra vez. Mas isso não é um problema grave já que posso continuar a instalação normalmente na primeira vez que tento.

 

Porém, mais à frente, quando o Ubuntu deveria tentar reconhecer qualquer sistema operacional instalado ele pula diretamente para a tela de "Tipo de Instalação" e não exibe nenhuma partição que é reconhecida pelo GParted. Ou seja, não consigo definir a partição raiz nesta etapa da instalação. Alguma sugestão do que possa ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto Fala Fernando! Então, é exatamente isso. Em opções avançadas não aparece unidade nenhuma. Fica vazio, sendo que o GParted reconhece todas as partições. Essa tela que você me mostrou inclusive nem aparece no momento da instalação, ele avança direto para o que seria a tela de Opções Avançadas.

 

Vou repetir o processo quando estiver com meu computador para capturar a tela e anexar neste post. Vai ficar mais fácil. Agradeço imensamente a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...