Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença de temperatura entre os núcleos


Posts recomendados

@Eduardo Frazão varia muito de arquitetura. Dependendo da posição do vídeo integrado (IGP), um dos lados vai ficar mais quente do que o outro, e esse aí seu que está mais frio é o da ponta, que não deve ter nada do lado então ele fica mais frio mesmo.

 

Você teria que pesquisar qual é o padrão normal dos núcleos do Haswell. 

 

Se você tiver um tubo de pasta térmica de qualidade, pode desinstalar o cooler para ver se espalhou direito e reaplicar a pasta. Se você aplica com o método da gota e a pasta for de qualidade, é muito difícil de aplicar errado, especialmente o Gammaxx, que tem presilha de cooler box e é simples de instalar. É só colocar no lugar e pressionar. As chances de a pasta bagunçar são muito pequenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Frazão é sempre bom ter uma pasta em casa, até porque você está sem, mas eu pesquisava primeiro para saber o padrão de temperatura dos núcleos do Haswell. 

 

Só não compre implastec ou essas pastas brancas, pois vai ser bem pior do que a pasta que está agora.

 

Boas opções são as pastas da Xigmatek e a MasterGel Nano. Pode ser até a Cooler Master Essentials ou a DeepCool Z5.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Frazão bem antiga essa pasta e acho que tem tempo de cura. As que eu recomendei, especialmente a Nano, é bem melhor.

 

Não tem como cancelar? Poderia ter perguntado antes.

 

-------edit-------

mas é para o i7-4790, então pode ser. Não precisa ter trabalho de trocar. A diferença vai ser pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Entendi. Na verdade, eu comprei umas coisas, e vi essa pasta em promoção. Paguei 16 reais e aproveitei o frete. Vi rapidamente um review que falou bem dela, acabei comprando.

Lembrando que meu CPU é locked, não faço over. Queria apenas deixar mais unificado a temperatura entre os cores. Não achei nenhum post na net que justificasse essa diferença. Na verdade, a maioria disse que é comum uma diferença em de até 5 graus entre eles. Mas acho estranho, principalmente estando em idle. Ainda bem que ele está de 3 a 5 graus mais frio, e não mais quente :). Em geral, em meu workload todo, estou na média dos 34 graus. Joguei por 50 minutos Battlefield 1, e com VSYNC ligado acabei ficando em 51 graus no CPU e 53 na VGA que nem mesmo ligou os coolers. Por isso não estou tããão preocupado. Mas mesmo assim, ficaria mais tranquilo com uma tempratura mais unificada. Se soltar a renderização, costumo ficar em em até 54 graus no CPU. Não passou disso das últimas vezes.

 

 

 

2986545c-08f1-4eaa-a5ec-b550ed9a6b56.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Frazão é, não se preocupe tanto, mas é bom reaplicar para não ficar grilado. Depende da geração. O meu Ivy Bridge costuma ter os núcleos externos mais frios. Mas mudou a posição do IGP no Haswell eu acho, então um dos lados fica mais quente. 

 

Coloque a pasta nova e veja como fica. Se mantiver, retire o cooler de novo e veja se espalhou direito. Se estiver espalhado legal, aplique de novo e não se preocupe mais, pois deve ser assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Frazão esquenta um pouco mais porque o core fica isolado por circuitos. Os cores das estremidades nao têm nada, só a pasta térmica do IHS e a tampa do processador. Dá uma diferença pequena, mas dá.

 

Os 5ºC que você está vendo é um pouco demais, mesmo se ele estiver na ponta, mas para saber o padrão só vendo a arquitetura do chip. Às vezes pode ser a pasta do IHS que está mal aplicada, mas 5ºC é pouco de qualquer maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ContiusaEntendi. Eu limpei bem a pasta anterior, e a do Gammaxx parecia bem aplicadinha, em pequenos pontos, por toda superfície de contato. Mas mesmo assim, vou remover ela, e passar esta pasta aí. Vamos ver se unifica. Como você mencionou, vou aplicar uma gota no centro, e deixar a superfície do heatsink espalhar. Aí eu testo. Valeu mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, a condutividade térmica da MasterGel Maker é de 11.5 contra 8.5 da MX4. No fim das contas, isso dá pouca diferença? Infelizmente, acho que não vai dar pra garantir qual o lote, pois não consegui confirmar essa informação. Vou tentar ter certeza e qualquer coisa compro a MX4

adicionado 13 minutos depois

@Contiusa, consegui confirmar e a embalagem é branca. Fechei uma MX4. Tomara que acabe a novela deste post :). Obrigado pela paciência brother.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Frazão nada, cara, que isso :thumbsup: Sobre a condutividade, tem outros fatores envolvidos. Eu testei as duas com uma metodologia bem detalhada e deu empate. Mas a MX-4 tem uma consistência melhor e vai durar anos, mesmo aplicada. Eu tinha a MX-4 aplicada há mais de 3 anos no meu processador. Quando fui trocar, poderia ter raspado e reaplicado, pois a consistência estava bem legal, pastosa ainda. A Nano não é tão viscosa e pode ressecar com o passar dos meses. Pode não afetar as temperaturas, mas só vendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, Bacana, isso com certeza conta muito, pois uso esse PC pelo menos 15 horas, todos os dias. É minha estação de trabalho principalmente.

Eu vi um manual da Arctic, onde eles explicam o procedimento de "painting" da base do cooler, que é basicamente, aplicar um pouco de pasta, nivelar com uma espátula, e depois limpar com papel, afim de preencher todas as ranhuras. Depois, vi uma instrução para se aplicar em formato de linha vertical de aprox. 1mm de espessura, ou, o formato de gota no centro do processador.

Em todos os testes que vi, o formato de gota pareceu mais certeiro e apropriado para este CPU.
Você recomenda algo diferente disso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Eduardo Frazão disse:

o formato de gota pareceu mais certeiro e apropriado para este CPU.

 

Sim, a gota é o método mais garantido de não criar bolhas. Espalha certinho. Neste teste você pode ver a aplicação de vários tamanhos de gotas e como elas espalham. Vai variar um pouco se você aplicar várias vezes, mas a tendência é sempre essa, de espalhar naturalmente. 

 

A média para mim dá conta do recado. Só não coloque muito porque suja o soquete e é ruim de limpar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Estou lendo seu post inteiro. Agradeço pela documentação.
O cooler Gammaxx 300 faz contato com os HeatPipes diretamente com o CPU. Da pra notar varias imperfeições nessa interface. Em um documento da Arctic, eles indicam fazer um "painting" do heatsink, para cobrir essas imperfeições antes de assentá-lo sobre a pasta no CPU.

 

Você já fez isso nos seus testes? Ou acha que eu estou cheio das neuroses? kkkkkkkkkk

 

Screenshot_20170619_183605.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Frazão eu nunca fiz. Talvez eu faça isso no Raijintek que também tem a superfície irregular. Mas não sei se vale a pena. Dizem que a diferença é marginal. Pode ser que o conjunto de fatores -- pasta térmica topo de linha, lapping, boa refrigeração, especialmente o delid nos chips Intel 115X, etc. tudo junto faça uma boa diferença, mas aí já é mais pensando em micreiro entusiasta que faz por prazer, não por necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa instalei ontem a MX4. A pasta que veio com o Gammaxx era bem densa, deu um trabalho remover do heatsink e todas as suas ranhuras. Mas consegui, e fiz aquele procedimento de Tinting e apliquei em formato de gota no centro do CPU.

Bom, a principio, no meu uso regular, estou em media com 3 graus de diferença (para baixo é claro) em relação à pasta anterior. Mas ainda não rodei minhas tarefas mais pesadas do dia.

Fiz um teste de stress ontem com Prime95 e no teste intenso de CPU cheguei a 78 graus, e no teste misto (CPU e RAM) não passou de 62.
A diferença entre os cores continua :). kkkkkk
Ontem eu estava procurando programas para stress e vi no youtube o teste com o prime95, com um CPU idêntico ao meu, e para minha surpresa, o CPU do cara apresentava a mesma diferença de temperatura no mesmo core. Sei lá, to achando que é algo na arquitetura mesmo.

 

Agora, só acompanhar. Obrigado por toda a ajuda aí!

temps.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Frazão legal, 3ºC é bastante coisa. Mas só fazendo testes com metodologia para saber ao certo. Sem contar o uso pesado, e a diferença deve aumentar.

 

O núcleo deve ser isso aí mesmo. Eles mudam de geração em geração a posição das coisas e o que tem ou não tem no chip, então não hexiste um padrão certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Contiusa disse:

@Eduardo Frazão legal, 3ºC é bastante coisa. Mas só fazendo testes com metodologia para saber ao certo. Sem contar o uso pesado, e a diferença deve aumentar.

 

O núcleo deve ser isso aí mesmo. Eles mudam de geração em geração a posição das coisas e o que tem ou não tem no chip, então não hexiste um padrão certo.

 

Entendi. Realmente notei essa diferença média para as atividades curriqueiras, que são minhas tarefas de programação diárias, uso da IDE, etc. Mas não deixei o sistema gerando um gráfico de temperatura média ontem. Deveria ter bolado um script pra isso, mas na hora nem lembrei.

 

Novamente, muito obrigado por todas as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...