Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Argumentando sobre Banda Larga


Posts recomendados

Olá,

 

Uma dúvida que sempre tenho tido sobre rede, cabeamento e sinal.É sobre a banda que chega em minha casa, por exemplo, possuo um plano de internet de 15 mb da vivo (antiga GVT), porém possuo 2 computadores e 4 celulares conectados a essa rede

Uma certa vez, conversei com um tecnico da Vivo que estava fazendo uma manutenção em minha rede, comentei sobre o fato de adquirir 25 mb para ver se melhora a lentidao e distribua mais banda para todos na casa, ele disse que poderia nao chegar os 25mb e também que isso não melhoraria minha internet, eu achei interessante ele dizer que nao melhoraria, estaria certo esse técnico?

 

Um caso parecido ocorreu com meu amigo, ele tinha internet da NET 10mb e resolveu colocar uma de 60mb, porém percebeu uma drastica lentidao de velocidade, caindo ate 5mb de transferencia de download (sei que isso depende muito do cabeamento dele) mas seria possivel ser algo externo? sendo que esse problema ocorre com frequencia?

 

comentem se possivel

obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@WellSales Olá,  quando se contrata um plano, a operadora tem obrigação de entregar pelo menos 80% da velocidade contratada( isso foi mudado pela anatel, antes era só 10%) .

 

Então,  não é sempre que você vai receber o que contratou. Ainda mais depende da infraestrutura da operadora .

Por exemplo a NET, vendeu mais planos do que podia aguentar, resultando em quedas de conexão, lentidão e etc.

Possuo  30MB da Net virtua, e de fato na maior parte do tempo  o medidor mostra os 30MB contratado.

Mas lembre que a  velocidade de download não é de 30Mb.  Ou seja, com um plano de 30MB o máximo que atingirá o download é de 3.0 MB/s  ou 3000kbps arredondando, pois sempre tem variação.

 

No caso de 25MB, você chegará em um pico máximo de download em 2.5Mb/s OU um pouquinho acima disso,(porque as vezes entrega mais).  Já teve tempo que com meus 30Mb, obtive 3.8MB/s mas foi momentâneo.

 

Aqui na minha casa, tenho 2 computadores, 3 notebook e 4 celulares usando a rede, com 30Mb consigo jogar online, ver netflix bem tranquilo sem quedas. Somente quando a NET está instável.

Sobre outras operadoras, eu não sei dizer. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a postagem do colega acima... Quando ele citou que poderia não chegar aos 25Mb, é possível que ele estivesse mesmo se referindo a não sincronização correta da velocidade pelo fator distância. Os planos de até 15Mb geralmente são ofertados com modulação ADSL2+ enquanto os de 25Mb em VDSL. Ambos requerem que as condições da linha e distância até a central sejam adequadas, nisso há uma vantagem para o ADSL pelas velocidades menores (não é uma regra absoluta).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...