Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel + tipos de memória


Posts recomendados

Boa noite galera, venho aqui com um problema/duvida e gostaria de saber se alguem ja passou por isso...

 

Seguinte, minha placa-mãe (ga-990fxa-ud3  || Rev 1.1) tem 4 slots para memoria ram, para ativar o Dual Channel dela, as memorias precisam estar encaixados nos slots corretos, que seriam 1 e 3 OU 2 e 4. Sempre pulando um para ativar o Dual Channel, eis que vem o problema.

 

 

Tenho 2 pentes de memoria ram de 4gb instalados nos slots 3 E 4, pois meu cooler é muito grande e tampa uma parte dos slots da memoria ram, impossibilitando eu fazer esse esquema do dual channel, (minhas memorias rans são da Corsair (Vengeance) que tem aquele dissipador grande tambem, e junto com o cooler gigante, nao se encaixam..

 

Ja medi o tamanho, e as memorias da Kingston Hyperx Fury cabem nos slots tampado pelo cooler, mas veio a duvida, será que vai causar algum tipo de problema serem marcas diferentes as memórias?

O Dual Channel funcionaria no modelo descrito abaixo?

 

 

 

Minhas memórias atuais 2x4Gb   Corsair Vengeance 4gb Ddr3 1600mhz Pc3-12800 ModeloCMZ4GX3M1A1600C9

 

A que quero comprar                    Memória 4gb 1600mhz Ddr3 Kingston Hyperx Fury Black Pc312800 

 

 

 

O encaixe dos slots ficaria dessa forma: Slots 1 e 2  Kingston Hyperx Fury

                                                                   Slots 3 e 4  Corsair Vengeance

 

 

Obs: Não existem formas de eu mudar a posição daquele cooler, ja tentei todos os jeitos possíveis, a unica forma seria remover uma das fans, (a que fica em cima do slot da ram).

O cooler é o venom akasa voodoo.

 

Muito obrigado a quem puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
23 minutos atrás, SamucaFO disse:

Se for do mesmo tamanho ex: 4GB,etc...  o dual channel vai funcionar normalmente.O que poderia ocorrer, tanto faz com dual channel ou não, seria todas as memórias ficarem com as frequências da memória mais lenta e os timings mais altos ex: CAS 10.

Se tiverem frequência e latências diferentes o Dual não ativa e podem até dar incompatibilidade. A quantidade de memória de cada pente não limita o Dual, ele pode ser feito com 8GB+4GB desde que latências e frequências sejam iguais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui infeliz na parte de que deveria ter colocado que não recomendaria a compra das memórias diferentes por não ser certeza de que funcionará com estabilidade e sobre citar o tamanho da memória como requisito, porém funcionará apenas parte em dual channel no Flex Mode quando há a compatibilidade da controladora de memória.

 

Sei que o wikipedia é uma armadilhazinha, mas é uma fonte a mais. Porém está em inglês.

Um tópico no próprio fórum do site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...