Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Normal essa temperatura em um i5 3ª?


Posts recomendados

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@Brendon Berson O cooler muito provavelmente está mal encaixado.

 

Ou a leitura está errada. Eu não conheço outros monitores de temperatura para indicar um, mas ele poderia avaliar a temperatura via UEFI/BIOS e comparar com aquela que ele obtém logo de iniciar o jogo, antes de aumentar muito a temperatura.

 

Como proceder:

1) desliga o micro, aguarda alguns minutos até que tudo se resfrie. Deixa 30 min a 1 hora desligado, fica mais garantido.

2) liga o micro e acessa o painel de configurações da UEFI/BIOS. Procura pelos sensores, verifica a temperatura dos núcleos por alguns minutos e desliga de novo quando observar que elas se estabilizaram. Anota a primeira temperatura observada e a última medida antes de desligar.

3) deixa desligado mais uns 15 min. e liga de novo. Dessa vez deixa o SO carregar e volta ao jogo tão logo possível e verifica as temperaturas logo de cara.

 

Resultados esperados:

Normalmente a temperatura dos núcleos após ligar o computador variam entre 30 e 40°C. Depende bastante da temperatura ambiente, da qualidade do sistema de refrigeração, se você aplicou overclock ou não, etc. Normalmente cresce durante alguns minutos, mas não deve passar de 40°C. Se estiver acima disso provavelmente o cooler está mal encaixado, como o colega @Foxwalt comentou. Se estiver tudo certo com o cooler, então terás de revisar as configurações de tensão do processador, frequência, pois para alcançar temperaturas altas com o sistema de refrigeração adequado só se o processador está dissipando muito calor, ou seja, acima do seu limite normal. Uma leitura já dentro do SO com o jogo rodando normalmente será mais alta que aquela vista dentro da UEFI/BIOS, mas não pode distoar demais.

 

A propósito, seria interessante postar marca e modelo de placa-mãe, marca e modelo do cooler e pensar num leitor das tensões que a placa-mãe está oferecendo ao processador.

adicionado 2 minutos depois

 

OBS.: não sei se os demais têm experiências diferentes, mas não acredito que um processador i5 seja capaz de rodar muito tempo a >100°C sem travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aegir O cooler está normal, obrigado.

@Foxwalt Estava sim um pouco mal encaixado, obrigado.

@Zeca Pagodinho Zeca, quando fui fazer os procedimentos que você citou, notei que a fan estava programada para o modo Silent, coloquei em normal e parece que resolveu o problema, voltei ao jogo e joguei por 20 minutos com um olho no jogo e outro nos stats, notei que a temperatura foi aumentando mas quando chegou entre 55 a 59º ela estabilizou, ficando assim até o final do jogo. Obrigado.

 

Creio que o problema foi resolvido, obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...