Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd Lento!


ricardoita

Posts recomendados

Pessoal, tenho um HD da Samsung o SV6003H de 60 gb, ATA 100.

Fiz o teste de desempenho com o HD Tach e deu os seguintes resultados:

Read Speed - maximum 13.5 Mb/s, minimum 11.6 Mb/s, average 13.0 Mb/s

REad Burst Speed: 15.7 Mb/s

Ramdom Acess Time: 10.8 ms

CPU utilization: 5.1%

Isso é muito pouco, tendo em vista os outros HDs q fazem testes por aí.

Será que meu HD está com problemas?? ou é só configuração?

Ele está na IDE primaria, com UDMA ativo no gerenciador do Windows. Uso o WIn 98, Atlhon XP 1700+, placa-mãe Pcchips M810, 256 Mb Ram, GEforce 2 Mx 400 64 mb.

O que será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por ricardoita@18 ago 2004, 18:29

Samsung SV6003H

Read Speed - maximum 13.5 Mb/s, minimum 11.6 Mb/s, average 13.0 Mb/s

REad Burst Speed: 15.7 Mb/s

Ramdom Acess Time: 10.8 ms

CPU utilization: 5.1%

WIn 98, Atlhon XP 1700+, placa-mãe Pcchips M810

Acho que para um HD de 5400 rpm, os números estão normais. Depois, numa M810, não tem muito o que fazer para melhorar o desempenho. Faltou dizer qual a versão da M810, pois tem várias.

Veja por exemplo, no artigo sobre a M810 no site do Clube do Hardware, que é relatado um problema com os drivers de bus mastering da SiS. Leia o artigo e veja se seu problema não coincide, sem bem que, como eu já disse, os números parecem estar normais (digo isso com base em vários HDs com as mesmas características que já testei).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha placa é a M810 XP, o bus mastering tá OK. Acho que é problema de velocidade mesmo. Vou tentar trocar o HD por um de 7200 rpm. Acho que era por isso que não conseguia gravar um DVD a 4x... sempre demorava em torno de 40 min... deveria ser 15 min. :(

voce não conhece nenhum outro meio para melhorar esse desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, eu acho que não há muito o que fazer, afinal o problema aí é a placa-mãe mesmo. Sugiro que ao invés de um novo HD você economize para uma placa-mãe melhor, isso sim vai fazer diferença. Com um HD de 7200 rpm nessa mesma placa, não acredito que vá melhorar muita coisa na taxa de transferência.

O driver IDE você instalou do CD ou está usando o que foi instalado pelo Win98? Segundo o artigo do Clube do Hardware sobre a M810XP, é melhor usar o driver do Win98 (SiS5513) para um melhor desempenho, habilitando o bus mastering manualmente depois (no artigo explica como fazer).

Suponho que você já esteja usando cabo IDE de 80 vias. No mais, é manter o HD sempre desfragmentado e se possível bem ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a BIOS e por incrivel que pareca melhorou e muito!!!! :bandeira:

Usando o HD Tach ficou assim agora:

Read Speed - maximum 35.5 mb/s, minimum 30.9 mb/s, average 32.7 mb/s

Read Burst Speed 81.2 mb/s

CPU utilization: 12.3%

Estou feliz demais.. não vou precisar mais trocar a gravadora... agora acho que dá para gravar DVD a 8x= 10.9 mb/s. Isso era impossivel antes. Observer que aumentou o uso da CPU, não sei porque.

P.S.: Mudei o gerenciamento de energia para ACPI e coloquei o modo de PIO em auto. Na inicializacao pude observar que está em Modo PIO 5. :palmas:

VOu testar ainda em modo de gerenciamente automatico e modo PIO 4 (foi o encontrado pelo Setup).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Loucura!!! Testei com o gerenciamento desativado e adivinha o que aconteceu??? O windows iniciou sem o DMA ativado e quando ativei e reiniciei o windows continuou sem aceitar o DMA!!! testando com o HD Tach.. 5 mb/s :wacko:

aí voltei a colocar como ACPI e o comp iniciou normalmente reconhecendo o HD como UDMA 5 e DMA ativado no windows!!! Placa mais doida... pelo que vi acho que mudou mesmo foi o ACPI, não precisava nem atualizar a placa-mãe. :tantan:

No mais tudo voltou ao normal... 32 mb/s :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...