Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica de Cooler para processador Ryzen 5-1600x-placa-mãe MSI-AMD B350M GamingPro


Posts recomendados

Bom pessoal, comprei esse kit com placa-mãe e processador (Processador Ryzen 5-1600x - placa-mãe AMD B350M Gaming Pro) e preciso de um cooler no quesito custo/beneficio, o que vocês me recomendariam? Obrigado.

OBS: Socket: AMD AM4

 

MODELO PROCESSADOR: https://www.kabum.com.br/produto/87401/processador-amd-ryzen-5-1600x-six-core-cache-19mb-3-6ghz-max-turbo-4-0ghz-am4-yd160xbcaewof/?tag=ryzen

 

MODELO placa-mãe: https://www.kabum.com.br/produto/86290/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-b350m-gaming-pro-ddr4/?tag=B350M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Luiz Busatto Hyper T4 ou Gammaxx S40 são boas opções. Eu prefiro o S40, que é melhor e está 100 reais na Pichau. Como os Ryzen não esquentam muito, então acho que até um Gammaxx 300 ou Blizzard T2 serviriam, mesmo para o 1600X, porque tem gente com R5 1400 fazendo over com o cooler box.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Atretador disse:

Tem que ver se vai vir com o bracket para AM4.

 

Todos esses tem presilha para a moldura da AMD.

 

7 minutos atrás, Rodrigo Luiz Busatto disse:

@Contiusa Obrigado pela resposta, poderia me passar o link do site o qual você falou? Obrigado

 

Procure nos sites Pichau, Kabum e Terabyte. É só copiar e colar o nome do campo de pesquisa do site. Pichau costuma ser sempre mais barato, mas é em SC e o frete sai mais caro para o Sudeste. Kabum é no Espirito Santo eu acho e Terabyte no Paraná? Algo assim. 

 

Dependendo de onde você mora os preços vão mudar com o frete. E os Correios de SC são demorados. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ContiusaTem que lembrar que o cooler box que acompanham os processadores Ryzen é consideravelmente melhor do que normalmente vem em kit box, porém é relativamente tranquilo realizar over com os processadores Ryzen até 3,9Ghz.

 

@Rodrigo Luiz Busatto No site da fabricante eles normalmente possuem lista de compatibilidade.Se não for produto descontinuado será fácil encontrar a página sobre do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, SamucaFO disse:

@ContiusaTem que lembrar que o cooler box que acompanham os processadores Ryzen é consideravelmente melhor do que normalmente vem em kit box, porém é relativamente tranquilo realizar over com os processadores Ryzen até 3,9Ghz.

 

Só testando para saber. O CDH testou um Wraith e ele ficou apenas 2ºC mais frio do que o cooler box tradicional. Ou seja, quase um seis por meia dúzia. A vantagem fica mais pelo barulho que é menor. Como os Ryzen tem um TDP menor, pode ser que um cooler box melhorado dê e sobre.

 

Não sei qual foi a metodologia usada, etc. Eu até pensei em testar, mas eles não vem com presilha eu acho. São pinos, e eu não tenho um Ryzen. Pena, porque eu fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Me interessei pelo HYPER T4 COOLER MASTER, estou vendo aqui um video, é enorme esse cooler hehe, analisando como vai ficar a situação do meu gabinete e a fonte, não sei se vou ter lugar.

O HYPER T4 COOLER MASTER a Velocidade do cooler é 1800 RPM (PWM)±10%, contra Velocidade: 900 + 150 ~ 1600 + 10% RPM do DeepCool Gammaxx S40, pouca diferença pelos cálculos aqui, acho que vou de HYPER T4 COOLER MASTER mesmo. Outra coisa, pasta termica branca ou cinza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só escrevi porque senão o usuário iria imaginar aqueles coolers que vem com alguns processadores da Intel que não seguram Overclock e que assim qualquer cooler aguentaria um overclock alto.

 

Não deve ver pasta térmica pela cor, pois tem algumas pastas térmicas boas que não vem com muita prata(que deixa a cor mais cinza) na composição para não conduzir eletricidade, podendo ter uma coloração(tom) diferente por ter uma outra composição que também tenha uma eficiência boa.

Você deve compara a capacidade de condução térmica da mesma na descrição. E Implastec não hauhauahua...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rodrigo Luiz Busatto disse:

@Contiusa Me interessei pelo HYPER T4 COOLER MASTER, estou vendo aqui um video, é enorme esse cooler hehe, analisando como vai ficar a situação do meu gabinete e a fonte, não sei se vou ter lugar.

O HYPER T4 COOLER MASTER a Velocidade do cooler é 1800 RPM (PWM)±10%, contra Velocidade: 900 + 150 ~ 1600 + 10% RPM do DeepCool Gammaxx S40, pouca diferença pelos cálculos aqui, acho que vou de HYPER T4 COOLER MASTER mesmo. Outra coisa, pasta termica branca ou cinza?

 

A velocidade do fan não faz muita diferença e o Hyper T4 é inferior ao S40, mas compre o que você gostar mais.

 

Você está usando qual memória? Qual gabinete?

 

Fonte não influencia. O air cooler vai consumir a wattagem do fan, que costuma ser de 2.5 a 4W. 

 

Pasta térmica só pode ser de marca. As implastec da vida só vão dar trabalho. Na Pichau tem a Ceramique 2 da Arctic que está bem barata (15 reais eu acho) e é decente. Pode comprar sossegado, até porque o Hyper T4 vem com um sachê de pasta e você não vai poder usar de novo. O S40 vem com pasta pré-aplicada, mas se você precisar reinstalar você não vai ter. O ideal é ter um tubo de pasta em casa para as emergências.

 

Aplique apenas uma gota de pasta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador eu acho que no site eles colocam (out of the box) significando que o cooler tem presilha para a moldura da AMD. E os que precisam de kit ou de atualização eles vão colocar um asterisco.

 

O site da CM é assim. Acho que eles vão deixar assim a vida inteira até descontinuar o cooler, porque sempre tem um lote perdido que deve rodar o terceiro mundo e eles não podem colocar no site que tem compatibilidade nativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador os que tem presilha são compatíveis. Como é o caso de todos esses coolers de presilha, H60 inclusive. Eles provavelmente contam que a pressão da presilha vai ajustar, até porque a diferença vai ser de quê? 1-2mm? Também não sei se a altura é diferente, porque isso foram rumores que estavam correndo antes de o Ryzen sair (estou sem tempo para pesquisar as dimensões de cada chip).

 

O H60 e o T4, TX3 eu tenho certeza que é compatível (oficialmente) mesmo antes de o Ryzen sair. A Corsair esgotou os water coolers da CoolIT por causa disso. Porque os da Asetek tinham backplate.

 

Eles obviamente devem ter testado para afirmar que é compatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memoria estou pensando nessa:

 

https://www.kabum.com.br/produto/79935/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-2133mhz-ddr4-cl14-black-hx421c14fb2-8/?tag=ddr4

 

O cooler DeepCool Gammaxx S40 esta difícil encontrar um que venha com as presilhas, mas estou correndo atras.

Minha CPU é 4 baias da SpaceBr :-(

Quanto a pasta termica, tenho o costume de espalhar sobre o processador eheh, esta errado isso?

adicionado 5 minutos depois

No site da fabricante mostra que vem com os sockets, mas nas lojas que vendem nao mostram a foto deles, e o conteudo é apenas "1 cooler" e pronto.

 

http://www.deepcool.com/product/cpucooler/2013-12/7_512.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Luiz Busatto só tem um S40 e ele vem com presilhas. Você deve ter se confundido com os pinos para a montagem no soquete Intel.

 

Essas memórias HyperX são baixas, então eu acho que não vai ter problema nem com o T4 e nem com o S40.

 

Espalhar a pasta é bem mais complicado, pois empelota e cria bolhas. Se você aplica uma gota no centro e deixa ela espalhar com a pressão do cooler na hora da instalação, ela espalha naturalmente. Pode até espalhar a pasta antes, mas costuma ficar pior.

 

Coloque uma gota assim que ela espalha direito:

 

GC_gota_media_zps7cj1sl9y.jpg

 

E o gabinete?

 

Mas se você ainda está montando o micro, já comprou o processador? Pode comprar um Ryzen mais barato (com o @Atretador mencionou) que vem com cooler box e você faz um over nele. Com a diferença de preço dá até para comprar um water cooler e overclocar para 3.8Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa  Nas propagandas que vi deste S40 não aparece a foto das presilhas nos sites que vendem, como mostram de outros coolers, errei no que postei ali em cima, troquei presilhas por socket eheh.  Já tenho placa-mãe e o processador Ryzen 5 1600x, como mencionei no inicio do topico, apenas nao prestei atenção no processador que não vinha com cooler. Decidi pegar em partes as peças, primeiro placa-mãe e processador, depois a memoria, mas nao contava com esse "impecilho" de cooler. Bom obrigado por sanar minhas duvidas sobre pasta termica, vou começar a mudar a forma que faço a aplicação e procurar uma pasta melhor, a minha é implastec :-D. 

 

No link abaixo tem o Cooler para Processador DeepCool Gammaxx S40 , mas não consta nada sobre presilhas, é padrão de fabrica vir com eles?

 

https://www.kabum.com.br/produto/55854/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-s40-intel-amd-dp-mch4n-gms40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Luiz Busatto você pode conferir no site da DeepCool. Só existe um S40. Então se o Kabum te vender um S40, vai vir esse aí do link que eu falei. 

 

Mas o S40 está mais barato na Pichau.

 

E qual é o gabinete? O S40 é bem baixo, mais baixo do que o T4, então acho que não tem problema.

 

Pois é, rapaz... :P Essa Implastec rola solta nos estandes de informática. São bem ruins mesmo e elas secam. Pode comprar a Ceramique 2 que está barata e vai dar uma diferença. Nesse 1600X que é overclocado de fábrica, pode dar uma diferença grande. Eu não usaria implastec nem em cortador de grama. Tem algumas pastas baratas que te dão um resultado muito melhor por 5-10 reais a mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @Atretador @SamucaFO Bom decidido, vou de  DeepCool Gammaxx S40 muita gente elogiando ela :-D.  + Ceramique 2 e vou dar uma folga para a  Implastec ehhe. Muito obrigado pessoal pela ajuda, em especial Contiusa, foi de muita serventia. Nos vemos daqui uns 10 anos quando eu resolver fazer outro updrade no PC :-D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...