Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipadores... Qual O Melhor?


brower

Posts recomendados

aí galera, eu sou leigo no assunto, mas sempre vejo nos modelos uma coisa. Esses dissipadores de Cobre, Alumínio, etc...

Não entendo muito, vocês poderiam ajudar postando aqui qual a diferença de dissipadores no quesito material de que ele é feito, e postem também os tipos de materiais existentes. Obrigado :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem é mais ou menos isso..

ja esta provado que o melhor dissipador que tem é aquele com base de cobre e aletas de aluminio pelo simples fato de que o Cobre "transporta" a temperatura melhor de SOLIDO para SOLIDO e o Aluminio de SOLIDO para o AR...

por isso esses dissipador tem sempre ficado a frente nos que sao feitos de apenas um mesmo material..

o cobre tem uma imensa vantagem sobre o aluminio, em capacidade termica como eu disse, mas perde na hora de passar o calor do dissipador para o ar, e essa diferença faz com que a melhor pedida seja misturar os dois materiais..

base de cobre e o resto de aluminio é a melhor combinaçao!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@19 ago 2004, 17:37

bem é mais ou menos isso..

ja esta provado que o melhor dissipador que tem é aquele com base de cobre e aletas de aluminio pelo simples fato de que o Cobre "transporta" a temperatura melhor de SOLIDO para SOLIDO e o Aluminio de SOLIDO para o AR...

por isso esses dissipador tem sempre ficado a frente nos que sao feitos de apenas um mesmo material..

o cobre tem uma imensa vantagem sobre o aluminio, em capacidade termica como eu disse, mas perde na hora de passar o calor do dissipador para o ar, e essa diferença faz com que a melhor pedida seja misturar os dois materiais..

base de cobre e o resto de aluminio é a melhor combinaçao!!!

tá né... :D

não tire conclusões tiradas em cima de experiências com o 21B...

o dissipador todo de COBRE é melhor que COBRE + ALUMÍNIO.

é só tu ver que os melhores dissipadores do mundo são da THERMALRIGHT e são INTEIROS de COBRE, como o SP-94, SP-97, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cientificamente falando, como nosso outro colega ali falou, um dissipador com base de cobre e valetas de alumúnio é melhor que um todo em cobre. Mas tudo depende da fabricação do dissipador em di, tipo de cobre usado, espaço entre as valetas, peso, arquitetura...

Por enquanto o modelo 21B da VCOM seria a melhor escolha não só pelo fato de fazer um trabalho decente, mas pelo baixo custo de investimento, principalmente para quem não quer ficar pesquisando por muito tempo qual dissipador é melhor tratando-se em fabricação só de cobre. Pelo que eu notei, a liga feita no dissipador 21B entre o cobre e o alumínio é muito boa, tem uma grande transferência de calor entre um metal e outro, mas eu não recomendaria um cooler 100% de cobre, a menos que fosse testado em vários teste de overclock e tivesse um alto rendimento, pois um cooler BOM em cobre custa muito caro. Mas vá que alguém encontre, ou já tenha encontrado, um bom e barato de cobre, que faça mil maravilhas por uma micharia, assim como o VCOM 21B. Outra coisa, o que faz com que a combinação cobre+alumínio fique boa ou ruim é a liga entre os dois metais. Assim como se usando uma pasta Artic Silver 5 tem muita diferença quando se usa uma pasta comum, depende como é feito o ligamento dos metais pelo fabricante para ter um desempenho melhor ou pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claro que o processo de fabricaçao e a qualidade do material a ser usado tb pesa muito...

mas fisicamente o Aluminio mais Cobre é o melhor ..

tb não podemos comprar um Vcom 21b com um Dissipador da Swifttech ...nem comparaçao né, a qualidade é muito superior, isso sem falar nos fans da Swifttech, como o Tornado que faz 109cfm com 6000 Rpm ....sem comparaçao né amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shura@19 ago 2004, 22:47

Cientificamente falando, como nosso outro colega ali falou, um dissipador com base de cobre e valetas de alumúnio é melhor que um todo em cobre. Mas tudo depende da fabricação do dissipador em di, tipo de cobre usado, espaço entre as valetas, peso, arquitetura...

Por enquanto o modelo 21B da VCOM seria a melhor escolha não só pelo fato de fazer um trabalho decente, mas pelo baixo custo de investimento, principalmente para quem não quer ficar pesquisando por muito tempo qual dissipador é melhor tratando-se em fabricação só de cobre. Pelo que eu notei, a liga feita no dissipador 21B entre o cobre e o alumínio é muito boa, tem uma grande transferência de calor entre um metal e outro, mas eu não recomendaria um cooler 100% de cobre, a menos que fosse testado em vários teste de overclock e tivesse um alto rendimento, pois um cooler BOM em cobre custa muito caro. Mas vá que alguém encontre, ou já tenha encontrado, um bom e barato de cobre, que faça mil maravilhas por uma micharia, assim como o VCOM 21B. Outra coisa, o que faz com que a combinação cobre+alumínio fique boa ou ruim é a liga entre os dois metais. Assim como se usando uma pasta Artic Silver 5 tem muita diferença quando se usa uma pasta comum, depende como é feito o ligamento dos metais pelo fabricante para ter um desempenho melhor ou pior.

Para mim, não fez muito sentido isso que você disse.

Um cooler 100% de cobre não teria nenhuma liga entre metais, e é óbvio que isso é mais condutivo do que um intermediário como uma solução térmica entre 2 componentes diferentes... veja o cooler BOX da AMD, possue um composto térmico entre o cobre e o alumínio, que certamente conduz o calor pior que o cobre e pior que o alumínio, mas ele está ali apenas como quebra-galho, para fazer a ponte entre as duas superfícies.

Por que o cobre não é amplamente utilizado, só se restringindo na maioria das vezes à base dos dissipadores? Porque ele é um metal nobre, e muito caro para ser usado em massa. Podem ver que um dissipador de cobre é bem mais caro que um dissipador de alumínio com base de cobre, e mais caro ainda que um dissipador inteiramente de alumínio. Ele conduz o calor e a energia elétrica com mais eficiência, também, além de se oxidar com mais dificuldade.

O problema é que alguns dissipadores como o do VCom 21B são muito bem projetados para o preço que se paga por eles, fora o mal acabamento da superfície de cobre, a grande estrutura permite uma dissipação muito rápida do calor, eu fiz vários testes com benchmarks de stress e acabei notando que além de o VCom 21B manter uma temperatura bem mais baixa que a do cooler BOX em full, o resfriamento do processador (segundo o MBM5) foi muito mais rápido, em poucos segundos a temperatura de ócio era alcançada.

Portanto, eu acho que seria ideal um dissipador bem robusto e com muitas aletas, de preferência lapidado, 100% de cobre. Tem um novo modelo de VCom com o dissipador todo de cobre, vou ver se encontro algum review e qualquer coisa posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, acho que isso resolve todos os problemas

Quanto maior o valor, melhor é o material para transferir calor por condução.

Substância k(W/m.K)

Prata* = 430

Cobre* = 400

Ouro* = 310

Alumínio* = 240

Ferro* = 80

Chumbo* = 35

Gelo** = 2

Concreto** = 0,8

Vidro** = 0,8

Borracha** = 0,2

Madeira** = 0,08

Água*** = 0,06

Ar*** = 0,023

* - À 25 ºC.

** - Valores médios aproximados.

*** - À 20 ºC.

Explicação:

De acordo com a tabela, podemos perceber que o metal que melhor conduz o calor é a prata. Apesar disso, dois fatores principais contribuem para o seu desuso: preço e densidade. Alternativas razoáveis são encontradas no uso do cobre e do alumínio. Este último, apesar de possuir uma condutividade bem menor que a do cobre, é mais leve e por isso é mais usado.

Por sua vez, a resistividade térmica, 1/k, indica a resistência que o material oferece à condução de calor através de si. Logo, quanto maior for a resistividade, menor a condutividade, e o material terá características isolantes. O cobre e o alumínio, então, apresentam condutividades térmicas grandes e resistividades pequenas, 0,0025 e 0,0042 m.K/W, respectivamente; já o ar possui uma condutividade térmica muito baixa, 0,023 W/m.K, indicando assim que sua resistividade é bem elevada, da ordem de 40 m.K/W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@21 ago 2004, 14:55

para acabar com as duvidas, achei um teste do Vcom 22C e ele perdeu em 2ºC para o 39B...

acho que ajuda um pouco a debater sobre o material dos dissipadores ...

Vcom 22C x Vcom 39B

putz cara...

lê o review inteiro...

o 39B é 80x80 e o 22C é 70x70...

ou seja, além do dissipador do 39B ser maior ele tem uma ventoinha que gera maior fluxo de ar...

se você quer comparar pega 2 dissipadores idênticos, um de alumínio+cobre e outro inteiro de cobre e testa os 2 com a mesma ventoinha...

tu acha que se alumínio + cobre fosse melhor a thermalright ia fazer o seu melhor dissipador inteiro de COBRE ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei cara ..eu li ...

a parte do fan que é menor e EU SEI QUE ISSO INFLUENCIA, a diferença entre os dois é de 40g ...

eu por acaso tomei partido de algum dos dois acima ???

foi como eu disse, fisicamente o aluminio e cobre ganham, mas na realidade não é assim ...ja to cansado de ver dissipadores da Thermalright e da Swifttech , e a maioria é de cobre, mas não se esqueça que todos eles tem os Heat Pipes tb, que auxiliam na transferencia do calor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@21 ago 2004, 19:24

eu sei cara ..eu li ...

a parte do fan que é menor e EU SEI QUE ISSO INFLUENCIA, a diferença entre os dois é de 40g ...

eu por acaso tomei partido de algum dos dois acima ???

foi como eu disse, fisicamente o aluminio e cobre ganham, mas na realidade não é assim ...ja to cansado de ver dissipadores da Thermalright e da Swifttech , e a maioria é de cobre, mas não se esqueça que todos eles tem os Heat Pipes tb, que auxiliam na transferencia do calor...

cara,

FISICAMENTE o COBRE ganha... olha a tabela que o andre postou...

essa explicação de que fisicamente alumínio + cobre é melhor foi tirada de onde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hitchhiker+21 ago 2004, 19:49QUOTE (hitchhiker @ 21 ago 2004, 19:49) dkyrk@21 ago 2004, 19:24

eu sei cara ..eu li ...

a parte do fan que é menor e EU SEI QUE ISSO INFLUENCIA, a diferença entre os dois é de 40g ...

eu por acaso tomei partido de algum dos dois acima ???

foi como eu disse, fisicamente o aluminio e cobre ganham, mas na realidade não é assim ...ja to cansado de ver dissipadores da Thermalright e da Swifttech , e a maioria é de cobre, mas não se esqueça que todos eles tem os Heat Pipes tb, que auxiliam na transferencia do calor...

cara,

FISICAMENTE o COBRE ganha... olha a tabela que o andre postou...

essa explicação de que fisicamente alumínio + cobre é melhor foi tirada de onde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@21 ago 2004, 20:20

o cobre perde tempo na hora de passar o calor pro AR e ganha na hora de retirar do processador, o aluminio ganha tempo na hora de passar o calor pro AR e perde na hora de retirar do processador, então se juntar os dois você terá o par perfeito, mas como fisica é uma p###### que nada é 100%, você acaba tendo resultados diferentes...

mas se não me engano tem um dissipador muito bom da thermalright que tem aluminio tb, mas tenho que confirmar...

Concordo plenamente. Então o negócio é usar um dissipador com base de cobre e valetas de alumínio. Melhor que usa todo de cobre, que vai pega todo o calor mas vai parece o rubinho numa reta para se livra dele! Além do que é mais em conta no bolso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk+21 ago 2004, 20:20QUOTE (dkyrk @ 21 ago 2004, 20:20)
Postado Originalmente por hitchhiker@21 ago 2004, 19:49

dkyrk@21 ago 2004, 19:24

eu sei cara ..eu li ...

a parte do fan que é menor e EU SEI QUE ISSO INFLUENCIA, a diferença entre os dois é de 40g ...

eu por acaso tomei partido de algum dos dois acima ???

foi como eu disse, fisicamente o aluminio e cobre ganham, mas na realidade não é assim ...ja to cansado de ver dissipadores da Thermalright e da Swifttech , e a maioria é de cobre, mas não se esqueça que todos eles tem os Heat Pipes tb, que auxiliam na transferencia do calor...

cara,

FISICAMENTE o COBRE ganha... olha a tabela que o andre postou...

essa explicação de que fisicamente alumínio + cobre é melhor foi tirada de onde?

o cobre perde tempo na hora de passar o calor pro AR e ganha na hora de retirar do processador, o aluminio ganha tempo na hora de passar o calor pro AR e perde na hora de retirar do processador, então se juntar os dois você terá o par perfeito, mas como fisica é uma p###### que nada é 100%, você acaba tendo resultados diferentes...

mas se não me engano tem um dissipador muito bom da thermalright que tem aluminio tb, mas tenho que confirmar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara,

desculpe ser chato, mas de onde você tirou essas informações?

o que eu questiono é o seguinte:

SE alumínio + cobre fosse melhor a thermalright faria os seus dissipadores TOP de alumínio + cobre... pois gastaria menos para fabricar o produto.

mas os dissipadores TOP dessa marca são TODOS de COBRE... assim como os de outras grandes marcas de dissipadores...

existe sim 1 de alumínio + cobre da thermalright, o ALX800, mas ele é menos eficiente que os modelos de cobre.

e existe outro inteiro de alumínio, mas é um caso especial porque é um dissipador para FANS de 12x12... se ele fosse de cobre iria pesar muito e ser muito caro.

olha não me lembro onde li essas informaçoes não, mas vou tentar achar...

mas tem a tabela para SOLIDOS e para AR de quais os metais se saem melhor na transferencia de calor...

tentarei achar e postarei aqui para vocês verem ...mas so para você ter uma ideia de que essa teoria e verdadeira, repare na condutividade termica do cobre e do aluminio na tabela que o Andredasilva postou, o cobre é quase duas vezes melhor para transferir o calor do que o Aluminio, mas na pratica um dissipador de cobre não é 2 vezes melhor do que um de aluminio exatamente igual é ???

tem tb o fato que eu mencionei, a qualidade do material, andei lendo algumas coisas aqui e alguns dissipadores sao feitos de liga do material (tanto aluminio quanto cobre) que é mais fácil de se trabalhar, porém é pior na condutividade termica isso prejudica muito no resultado final ..temos que avaliar diversas questoes para realmente saber qual material é melhor ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dkyrk@22 ago 2004, 14:19

cara,

desculpe ser chato, mas de onde você tirou essas informações?

o que eu questiono é o seguinte:

SE alumínio + cobre fosse melhor a thermalright faria os seus dissipadores TOP de alumínio + cobre... pois gastaria menos para fabricar o produto.

mas os dissipadores TOP dessa marca são TODOS de COBRE... assim como os de outras grandes marcas de dissipadores...

existe sim 1 de alumínio + cobre da thermalright, o ALX800, mas ele é menos eficiente que os modelos de cobre.

e existe outro inteiro de alumínio, mas é um caso especial porque é um dissipador para FANS de 12x12... se ele fosse de cobre iria pesar muito e ser muito caro.

olha não me lembro onde li essas informaçoes não, mas vou tentar achar...

mas tem a tabela para SOLIDOS e para AR de quais os metais se saem melhor na transferencia de calor...

tentarei achar e postarei aqui para vocês verem ...mas so para você ter uma ideia de que essa teoria e verdadeira, repare na condutividade termica do cobre e do aluminio na tabela que o Andredasilva postou, o cobre é quase duas vezes melhor para transferir o calor do que o Aluminio, mas na pratica um dissipador de cobre não é 2 vezes melhor do que um de aluminio exatamente igual é ???

tem tb o fato que eu mencionei, a qualidade do material, andei lendo algumas coisas aqui e alguns dissipadores sao feitos de liga do material (tanto aluminio quanto cobre) que é mais fácil de se trabalhar, porém é pior na condutividade termica isso prejudica muito no resultado final ..temos que avaliar diversas questoes para realmente saber qual material é melhor ....

beleza... se tu achar posta aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...