Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
MalditoLag

RESOLVIDO Fonte BlueCase ATX 500W PFC Ativo (BLU500PFC) é boa?

Posts recomendados

Estou com um projeto pra montar meu primeiro PC e queria saber se a Fonte BlueCase ATX 500W PFC Ativo: https://www.kabum.com.br/produto/87455/fonte-bluecase-atx-500w-pfc-ativo-c-cabo-c-caixa-blu500pfc é boa e se aguentaria um G4560+1050, minha meta é ficar com essa fonte por uns 2 anos, séra que é uma boa? pois a grana ta curta e as fontes 80 plus são salgadas.87455_index_gg.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, essas fontes da blueCase tendem a explodir :v

 

Pega uma CX430

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@MalditoLag Essa fonte está muito longe de ser um produto recomendado, iria de cx 430 também.

E esse design de shuriken ai? É cada coisa que vejo pra atrair "gamer" kkkkkk ô meu Deus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

teria q vr teste a 500w antiga dela era ruim de repente essa nova agora arrumaram

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@xmauro este é um problema não encontrei nenhum teste com ela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, MalditoLag disse:

@xmauro este é um problema não encontrei nenhum teste com ela.

Colega, a Bluecase ta no mercado há décadas e NUNCA fez uma fonte que presta. Acreditar que esta fonte é de qualidade é o mesmo que acreditar em papai noel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

tive uma ideia se você puder leva a fonte q você vai adquirir no teclab em sao paulo la eles tem aparelho que testa eles podem te dizer na hora la se fonte é boa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem ai ja comprou essa fonte e sabe dizer que deu algum problema? realmente ta muito barato pra uma fonte com pfc ativo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa madrugada a todos, cara eu queria entender o porque ela explode?

porque eu fiz um teste com uma fonte genérica de 230W coloquei já uma 1050ti nela, com 3 HDs, um SAMSUNG HD103SJ ATA Device de 300GB, um ST3320613AS ATA Device 1TB , WDC WD5000AAKX-083CA1 ATA Device de 500 GB, um processador Intel Core i3 550 Socket 1156 LGA 32nm, 3 pentes de memoria ram de 2GB DDR3, em uma placa-mãe  POS-PIH55BX com um Optical Drivers  AHWLW 2FW5MZ4H6J SCSI CdRom Device, e a fonte que era pra ser uma verdadeira ***** não explodiu e nem queimou... aqui temos uma variação na tensão da rede muito grande, duas maquinas de lavar ligadas ao mesmo tempo microondas, torneira elétrica, e ela simplesmente deu conta por dois dias ligada 18 horas com intervalo de 8h desligada aí apenas um HD falhou por falta de energia e o mais incrivel q ela não explodiu e o hd esta intacto o que falhou foi o AHWLW 2FW5MZ4H6J SCSI CdRom Device, eu acho q esse papo ai de ter que comprar só de tal e tal marca conversa fiada, igual a conversa de não usar estabilizador, uma vez na outra casa que eu morava o estabilizador ficou ligado de baixo da água porque o ralo da varanda não deu conta de escoar toda a água e não aconteceu nada com ele continuei usando por mais dois anos até queimar o fusível, a meu ver eu não coloco a minha mão no fogo e saio gastando 300 conto em uma fonte porque algum técnico ou o que seja que estudou sei la 3 anos sobre fonte, tensão e os princípios ***** a quatro venha e me indica que qualquer coisa abaixo do modelo sem pfc ativo é uma ***** e tem que jogar no lixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rhuan Carlos Não é uma questão tão simples. Eu tenho um tio que fuma há 30 anos e está super bem. Nem por isso fumar faz bem à saúde e a conduta dele deve ser seguida como exemplo. Se você utilizou estabilizador (o que é algo completamente condenado) ou fonte genérica e não teve problemas, não quer dizer que outra pessoa não terá.

 

O estabilizador só atrapalha e ferra qualquer equipamento ligado nele. A fonte genérica, por sua vez, não é confiável, vez que pode gerar energia "suja" (com altos níveis de oscilações e ruídos), danificando o computador aos poucos, ou explodir, colocando não apenas seu equipamento em risco, mas também a sua própria integridade. Não detonar algo na hora não significa que não vai detonar algo daqui a algum tempo. Veja aqui o possível resultado de usar fontes ruins (energia instável e explosões):

 

 

Por sinal, a configuração que você testou consome muito pouco e por isso o risco foi menor, embora isso seja jogar roleta russa com o computador (e você perdeu um drive de DVD). Aqui explicamos como identificar fontes ruins observando alguns poucos detalhes (as realmente ruins são fáceis de identificar):

 

 

E aqui porque não devemos usar estabilizadores:

 

 

 

 

image.png

 

Sobre o PFC ativo, fontes sem esse recurso já são proibidas em diversos países desenvolvidos (por falta de segurança e elevado desperdício de energia elétrica). Fonte de computador sem PFC ativo em pleno 2020 é o fim da picada. Você comentou sobre variações de tensão: fontes com PFC ativo são Full Range e trabalham com qualquer tensão da ordem de 90V a 264V, absorvendo justamente esse tipo de problema sem atrapalhar o funcionamento do computador. Há grande economia de energia elétrica também. Veja a importância disso...

 

Sobre a fonte Bluecase em questão: ela afirma ter PFC ativo, mas apresenta eficiência prometida de - ridículos - 70%. Isso é muito, muito baixo e aponta a baixa qualidade do projeto e dos componentes utilizados. Continuando, essa fonte tem apenas 3 conectores Sata e 1 conector de míseros 6 pinos para placas de vídeo. Uma fonte de 500W "de verdade" teria, no mínimo, 4 conectores Sata e 2 conectores de 6+2 pinos para placas de vídeo. E não é apenas por economia que a Bluecase faz isso, não: é justamente para o consumidor não ter como pedir muito da fonte, já que ela passa longe de ser capaz de entregar 500W.

 

Conforme comentado anteriormente, a Bluecase está no mercado há muito tempo e tem fama por ser desonesta: lançou inúmeras fontes perigosas e que não entregam o que prometem (temos alguns testes de fontes deles aqui no site e todas fracassaram). Como esperado, essa fonte do tópico também não tem qualquer tipo de Certificação (o que é normal, já que ela não passaria).

 

Podemos, agora, analisar a etiqueta dela:

 

image.png

 

Somando as duas linhas de 12V (algo que as fontes modernas não costumam ter, já que a tendência é ter apenas uma linha de 12V) e adicionando 40W (para as demais linhas, conforme explicado no tópico mencionado acima), temos uma potência máxima teórica de: P = (12V x 14A) + (12V x 15A) + 40W = 388W.

 

A distância entre a capacidade de potência em +12V e a potência rotulada (D = 500W - 348W = 152W) é insanamente mais alta que o que deveria ser (no máximo 50W). Portanto, a própria etiqueta da fonte já diz que ela não é capaz de fornecer o que promete.

 

Podemos observar também as linhas de +3.3V e +5V: a corrente disponível é demasiadamente alta em comparação com as linhas de +12V. A explicação é simples: o projeto da fonte é antigo, bem ultrapassado. Há muito tempo atrás, os computadores exigiam mais das linhas de +3.3V e +5V. Hoje, quase toda a energia vem da linha de +12V.

 

Portanto, eis a conclusão: essa fonte BLU500PFC é um produto mentiroso e inseguro. Nenhuma pessoa bem intencionada e com algum conhecimento em elétrica e fontes de alimentação lhe indicaria adquirir esse produto. E, muito menos, lhe indicaria usar estabilizador. Seria como colocar gasolina sabidamente adulterada em um carro e ainda contaminar com água. Se você usá-la como o rótulo sugere, há sim boas chances de explodir (não necessariamente vai acontecer, mas o risco existe e não é baixo).

 

As fontes que indicamos realmente se reduzem a algumas poucas marcas, como Antec, Corsair, EVGA, PCYes!, Seasonic, Silverstone, Super Flower, XFX e outras (vide o tópico mencionado anteriormente, com a lista completa). Isso porque, infelizmente, a maior parte das fontes vendidas em nosso mercado é composta por produtos desonestos e perigosos. É triste, mas a maioria das fontes utilizadas por brasileiros são realmente uma ***** e tem que jogar no lixo na coleta de resíduos eletroeletrônicos para reciclagem.

 

Espero que este texto tenha contribuído para esclarecer suas dúvidas.

adicionado 0 minutos depois

P.S.: o baixo preço da fonte Bluecase é reflexo do que está dentro dela... Não existe almoço grátis.

adicionado 2 minutos depois

P.S.²: bons equipamentos de proteção modernos (como os filtros de linha DPS da Clamper) não utilizam fusível, mas sim micro-disjuntor. Fusível é algo bem ultrapassado e ineficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@KairanD Boa noite, KairanD depois da aula que você me deu comprei uma Corsair CX 430 de entrada já que na minha maquina não tenho uma configuração que requer algo superior, uma fonte muito silenciosa e de qualidade,obrigado por me tirar das trevas! rsrsrs

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!