Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mamoria Ram


Fccoan

Posts recomendados

Isso e resto de cultura passada, antes mac usava rambus, e pc usava sdram, hoje DDR é tudo mesma coisa.

Edit: não tenho certeza se era rambus, so lembro que ja foi a melhor memoria que existiu, a rambus era a unica que chegava perto, ou era rambus :wacko: mais eram diferentes sim antigamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heeeehehehehehe RAMBUS em Mac foi para encerrar o dia!

Esse troço foi criado pela Intel para os primeiros P4 (a única vantagem desses processadores, então) e violava tantas patentes que a toda poderosa dos microprocessadores tratou de transformar o departamento responsável em uma empresa e desvinculá-la rapidamente.

A RAMBUS (empresa) nunca vendeu muita RAMBUS (memória) e foi pras cucuias por falência em função de falta de vendas e de processos...

Voltando ao assunto do tópico:

- Macs bege PCI usam uma memória pouco comum em PCs: pentes DIMM 168 vias com memória FPM ou EDO;

- A primeira linha de iMac (233MHz a 333MHz) e os abajures usam memórias com formato físico SO-DIMM, de notebook. Os abajures também tem um slot para pente DIMM normal;

- Os iMacs de 350MHz a 700MHz (CRT com CD slot loading) e os Powermacs G3 e G4 que usam memória PC100 e PC133 exigem memórias com baixo tempo de latência (2-2-2), simplesmente ignorando memórias com tempo maior (mais comuns no mercado). para saber se está dentro do padrão exigido pelo computador, basta colocar o pente e ligar a máquina. Se reconhecer a memória, só alegrias. Se não, troque o pente por outro de outra marca / modelo.

Um erro típico é usar pentes de memória com chips muito novos, com muita densidade (com muita memória num único chip), que não são reconhecidos pela placa-mãe. O sintoma, neste caso, é ser reconhecido apenas metade, 1/4 ou coisa assim da capacidade do pente. Por exemplo, colocar um pente PC100 em um micro PC66... Pode ser que funcione, mas a possibilidade do pente PC100 ter chips com tecnologia mais nova que a suportada pelo micro é grande.

Outro erro é misturar pentes de velocidades diferentes. Em certos casos funciona, em outros, a máquina se torna instável e, em alguns casos, o computador nem inicializa!

Até para as assistências isso é uma loteria. A questão é que a maioria delas já sabe qual pente funciona ou não, mas geralmente descobrem isso na tentativa e erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até para as assistências isso é uma loteria. A questão é que a maioria delas já sabe qual pente funciona ou não, mas geralmente descobrem isso na tentativa e erro 

No Pc e so colcar a ram ja funciona, e ainda falam que mac é o melhor.

  Heeeehehehehehe RAMBUS em Mac foi para encerrar o dia!

E, não vou poder trabalhar na APPLE igual a você, hehhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera tenho uma revelação...

eu abri meu EMAC embaixo para colocar um pente de memoria DDR333 como fiz no manual e em todo lugar e quando vejo, me deparo com um pente de 256 DDR400, não notei a marca, pois fiquei abismado. eles colcoam uma motherboard com barramento 333 e uma memoria 400... é mole?

alguem sabe me dizer algo sobre isso???

ps. no OS diz que a memoria é 333

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kobal@25 ago 2004, 10:44

Até para as assistências isso é uma loteria. A questão é que a maioria delas já sabe qual pente funciona ou não, mas geralmente descobrem isso na tentativa e erro 

No Pc e so colcar a ram ja funciona, e ainda falam que mac é o melhor.

  Heeeehehehehehe RAMBUS em Mac foi para encerrar o dia!

E, não vou poder trabalhar na APPLE igual a você, hehhe.

Aaaaa Kobal, para com isso, meu! PCs tem tanta limitação no uso de memória quanto Mac. A única coisa que a Apple acrescentou foi a necessidade dos chips necessariamente ter baixa latência (ser o mais rápida possível dentro de sua classificação) para ser reconhecida pelo micro.

para nós brasileños acostumados ao mercado cinza "la garantia soy yo", memória PC100, DDR300, etc, é tudo a mesma coisa, mas existem outras especificações que determinam a velocidade das mesmas, no caso as latências, e ai é que a Apple fez a seleção.

Trabalhar na Apple? Poxa, tô tão cotado assim? Se for para receber em dolar, com cinco dígitos à esquerda da vírgula, até para engraxar as botas do Jobs eu vou.

E tem outra sabichão, RAMBus é coisa de PC, única e exclusivamente do lixo P4 de primeira geração. você deveria saber melhor que qualquer Mac User.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fccoan@25 ago 2004, 11:52

Galera tenho uma revelação...

eu abri meu EMAC embaixo para colocar um pente de memoria DDR333 como fiz no manual e em todo lugar e quando vejo, me deparo com um pente de 256 DDR400, não notei a marca, pois fiquei abismado. eles colcoam uma motherboard com barramento 333 e uma memoria 400... é mole?

alguem sabe me dizer algo sobre isso???

ps. no OS diz que a memoria é 333

A questão memória é o seguinte:

Um micro PC66 pode (em teoria) usar memória PC66, PC100, P133.

O mesmo acontece para um micro DDR266, (em teoria) pode usar memória DDR333, DDR400, etc.

Ou seja, os micros podem usar memórias mais rápidas. O contrário é que não pode: um micro DDR333 não pode usar memória DDR266; Isso porque a memória não tem velocidade suficiente para gravar as informações enviadas pelo micro nem devolver as informações solicitadas pela placa-mãe.

No seu caso, as memórias estão sub-utilizadas. Elas poderiam operar em até DDR400, mas operam na velocidade da placa-mãe: DDR333.

Eu usei o "em teoria" porque nem sempre (e isso vale para Macs e PCs) uma placa-mãe consegue reconher um pente com tecnologia muito mais nova. Isso se dá porque os pentes mais novos são fabricados com chips com mais memória do que o projeto da placa-mãe previa existir. Dai pode acontecer de ser reconhecido apenas parte da capacidade do pente (metade, 1/4, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fccoan@25 ago 2004, 11:55

Mais uma coisa Emersom, qual pente você recomenda que eu coloque no meu EMAC? quero 512 mb... para fiCAR COM 768

MUITO OBRIGADO E ABRAÇOS

A questão marca de memória é outra coisa fabulosa no nosso mercado tupiniquim (alguém sabe me dizer o significado dessa palavra?).

O "ténicos" de PC se referem à marca do pente, na verdade, pela marca do chip... Mas ninguém sabe quem montou o pente (projetou a plaquinha e soldou os chips nela).

Nesse mercado cinza, a primeira coisa a se fazer é procurar chips com marcas conhecidas, tais como Samsung, Hyunday, etc.

Se você estiver a fim de deixar a questão custo de lado, procure por marcas (ai já é dos pentes, mesmo) como Viking ou Kingston.

Aqui no site Clube do Hardware você pode achar boas matérias sobre memórias e todas vão servir no seu eMac (contanto que sejam DDR333 ou DDR400). No seu caso, em específico, procure por pentes DDR400 para que ambos tenham a mesma velocidade e evite incompatibilidades.

*************

Uma ressalva de quem tem experiência na industria: Toda empresa tem variações na qualidade do que produz. Os melhores lotes sempre vão para os clientes grandes, e os piores vão para o varejo. Então não imagine que o pente de memória (digamos, Samsung) que veio original no seu micro, tem a mesma qualidade daquele que vai para a Sta. Ifigênia ou mesmo para uma autorizada Apple...

Outra ressalva: em memória, qualidade não reflete apenas durabilidade, mas também velocidade. Como expliquei anteriormente, dentro da classificação DDR333, por exemplo, podem haver diferentes níveis de velocidade, determinados pela latência, a qual é determinada no momento da fabricação dos chips. Adivinha porque os pentes com latência menor são mais caros... E claro, são mais rápidos!

E também não confie em nenhuma autorizada que lhe jurar de pé junto que o pente deles é da Apple... Não conheço nenhuma que não compre no mercado cinza e determina se o pente funciona na tentativa e erro!

Pois é.... Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas cara, mas já resolvi meu problema ontem.

pensei logo em qualidade, o que adianta pagar mais de 5 mil num Emac e colocar memória vagabunda para ficar dando pau??? fiz uma forcinha aqui e ali, e comprei um pente de 512 da Kingston DDR400... hehe o cara fez em 4x no cartão! :)

Um abração e valeu pela força!

:aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Super_Diaulas@26 ago 2004, 17:45

Desculpem a minha ignorância mas,

Se eu não me engano, quando eu fazia cursinho de manutenção e tive aulas sobre memos e já existia RAMBUS, porém o processador + avançado que existia era P2....

Raridade no Brasil ainda....aqueles de pente

Do Pentium I ao Pentium III, eram usadas as memórias SDRAM (PC66 a PC133 - pentes DIMM 168 vias), salvo os Pentium I, que também tinham versões (a maioria) com memória FPM ou EDO (pentes SIMM 72 vias).

O Pentium 4, quando foi lançado era muuuuito ruim, tanto que, no mesmo clock que o P3, tinha desempenho 20% inferior que seu antecessor. A única vantagem era a velocidade das RAMBus usadas por ele.

Em paralelo, os AMD optavam pelas baratas (mas não tão eficientes) DDR, que acabaram se tornando padrão no mercado em função do seu preço muuuuuito mais baixo e de seu desempenho, que se tornou cada vez melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por emersonwsm@26 ago 2004, 00:13

E também não confie em nenhuma autorizada que lhe jurar de pé junto que o pente deles é da Apple... Não conheço nenhuma que não compre no mercado cinza e determina se o pente funciona na tentativa e erro!

Calma aí...

No Centro de Serviços Apple que eu trabalho, usamos 2 fornecedores de memória, o distribuidor oficial da Apple Brasil e um outro fornecedor alternativo focado no mercado Apple, que por sua qualidade (a garantia é de 3 anos), atende praticamente o Brasil inteiro. O que define onde vamos comprar é em primeira instância o preço e disponibilidade, mas damos ao cliente sempre a opção de escolha, principalmente pelo fator garantia.

Um bom tempo atrás, a antiga área comercial resolveu usar memórias compradas no "mercado cinza", mas os problemas foram tantos que a aventura não durou nem um mês.

No Rio, Eu conheço pelo 2 mais autorizadas de amigos meus que trabalham da mesma forma que nós.

Tem outras autorizadas no Rio que não agem assim, mas evite generalizar sem saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rodrigo M Ramos+26 ago 2004, 21:51QUOTE (Rodrigo M Ramos @ 26 ago 2004, 21:51) emersonwsm@26 ago 2004, 00:13

E também não confie em nenhuma autorizada que lhe jurar de pé junto que o pente deles é da Apple... Não conheço nenhuma que não compre no mercado cinza e determina se o pente funciona na tentativa e erro!

Calma aí...

No Centro de Serviços Apple que eu trabalho, usamos 2 fornecedores de memória, o distribuidor oficial da Apple Brasil e um outro fornecedor alternativo focado no mercado Apple, que por sua qualidade (a garantia é de 3 anos), atende praticamente o Brasil inteiro. O que define onde vamos comprar é em primeira instância o preço e disponibilidade, mas damos ao cliente sempre a opção de escolha, principalmente pelo fator garantia.

Um bom tempo atrás, a antiga área comercial resolveu usar memórias compradas no "mercado cinza", mas os problemas foram tantos que a aventura não durou nem um mês.

No Rio, Eu conheço pelo 2 mais autorizadas de amigos meus que trabalham da mesma forma que nós.

Tem outras autorizadas no Rio que não agem assim, mas evite generalizar sem saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... na verdade a intel criou isso para poder ganhar uma parcela no mercado, forçar a todos que comprassem P3 ou P4 com esses chipsets a comprar a RamBus.. questao de monopólio...

mas eles não contaram q a AMD iria se dar estão bem com os athlon Xp e duron e que todos mundo ia usar memoria DDR por não melhor mas sim mais baratas e então hoje até mesmo eles esta com as DDR...

Rambus foi um fiasco, mas sao muito oas as memorias... muito rapidas... tenho um p3 500 que é muito bom e nunca deu problema com esse chipset Vc820 e com essas memsorias..

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...