Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boot Demorado em plataforma AMD AM4


Posts recomendados

Olá. Comprei uma MSI B350 Tomahawk e ela tem um recurso chamado easy debug que faz vários testes (cpu, memória, vga, etc.) antes de ligar o computador e essa função atrasa do boot do sistema em 15-20 segundos.

 

Eu quero desativar essa função para agilizar o processo de boot, contudo não consegui encontrar como faz tal procedimento. Alguém pode me ajudar?

adicionado 0 minutos depois
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz a pergunta no fórum da MSI e consegui uma resposta de um dos Moderadores do fórum:

 

link para o tópico (em inglês): https://forum-en.msi.com/index.php?topic=288594.0

 

Resposta do moderador:

 

"Hi

Ez Debug has nothing to do with long POST times. It is only to diagnose issues, like BIOS buzzer or LED debug display on higher end motherboards.
And well, this is normal for AM4 to boot in about 30-50 seconds."

 

Quem tem outras placas-mãe AM4, podem dizer o tempo que demora antes do Windows começar a iniciar?

 

Para mim é realmente muito chato esperar 20 segundos só para a placa-mãe "acordar para a vida". Se outras placas iniciaram mais rápido, eu ainda tempo de trocar a placa-mãe por outra na loja.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Depois de muita busca na Internet eu fiz o seguinte:

 

- Atualizei a BIOS para a versão mais recente;

- Troquei o esquema de partição do SSD com Windows de MBR para GPT e mudei o boot do Windows para UEFI[1]

- Entrei no setup da placa-mãe e ativei a opção "Windows WHQL support", que deixa apenas o computador iniciar por UEFI. Além disso eu desativar o opção de "screen logo".

 

Depois disso o tempo entre ligar o computador até aparecer as mensagens da placa-mãe diminuiu de 20 segundos para 14-15.

 

Na minha pesquisa parece que o problema é relativo à placas-mãe da MSI. Usuários de ASUS relataram que não tem problema depois de atualizar a BIOS e que o boot está por volta de 5 segundos. Eu encontrei apenas 2 pessoas com MSI que relataram um boot menor que 10 segundos.

 

 

 

[1]: https://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/14286.converting-windows-bios-installation-to-uefi.aspx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Sei que o tópico é um pouco antigo, mas o problema ainda é recorrente nas plataformas AM4. Experimentei o mesmo problema. Os fans davam 3 ciclos de giros enquanto tentava dar o POST (auto-reiniciava) até conseguir e realmente entrar no boot. Aparamente o problema desse atraso e sequência de boots está relacionado a configuração da memória RAM na BIOS.

Por mais que meu sistema estava "normal" apesar do atraso, ele estava instável. Tenho um kit de 16GB HyperX Predator 3000mhz (que nem está na lista QVL da AB350M PRO4) , mas independente dos profiles XMP (2400, 2666, 2993 e etc) que eu setava o problema continuava. Tentei atualizar a BIOS, desativar recursos do POST, reconfigurar UEFI, ativar Fast Boot, diminuir ou aumentar o clock e configurar os timmings da memória, mas o problema continuava. Foi só nas configurações de tensão da memória RAM que consegui resolver.

 

O que fiz foi basicamente setar um dos profiles XMP (coloquei 3066mhz no meu caso), e deixar a tensão no automático (Auto) invés de deixar o valor padrão ou algum outro específico. Antes levava 25seg +/- para um boot completo, depois de deixar no auto, não só sumiu o tempo ocioso entre apertar o botão e as mensagens da placa-mãe, mas o sistema em geral ficou mais estável e com um boot de mais ou menos 8 seg (direto do POST para a área de trabalho). Fiz uns testes de stress na memória e aparentemente tudo parece bem estável.

 

Espero ajudar alguém que esteja passando pelo mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...