Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre switch e bridge


Posts recomendados

Bom dia galera, seguinte:

 

Minha professora enviou um powerpoint com conteúdo dela, mas ela diz o seguinte sobre switches:
 

Citação


Operam no mesmo nível das bridges –
Diferenças:
Interconectam um maior número de LANs;
São mais rápidos que as pontes;
Podem prover o isolamento de trafego
entre múltiplas LANs.

 

 

Mas a forma que eu entendo sobre switches é que servem para conectar computadores de uma rede, mas ao contrário do hub ele envia os dados diretamente do emissor para o receptor.

 

Alguém pode me dar uma luz em relação a isso? Essa coisa de operar no mesmo nível das bridges, me deixou bem confuso.

 

Agradeço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@2Pac. Vamos lá: Tratando-se dos equipamentos do mesmo nível teríamos em ordem de complexidade:

1) Hub - Equipamento que serve para concentrar os dispositivos e apenas replica o sinal recebido por uma porta para as demais;

2) Switch - Operando igual ao hub, mas de forma mais inteligente, tem o mesmo propósito de unificar dispositivos num ponto em comum. Grava o endereço MAC de cada dispositivo conectado na sua respectiva porta para evitar o famoso efeito de "broadcast" que ocorre no hub, que é quando os pacotes são "anunciados" para todas as portas, inclusive para quem não é o destinatário;

3) Bridge - Também operando com a mesma ideia do switch, de forma inteligente, proporciona um controle mais aprofundado na origem e destino do pacote. Ou seja, você pode escolher, por exemplo, se a conexão é apenas unidirecional (tem permissão para trafegar em apenas um sentido) ou bidirecional (trafega nos dois sentidos). Entre outras funcionalidades que são possíveis de implementar numa bridge. Lembrando que este último é processado via software, portanto há um consumo de CPU, diferente dos demais acima que são via hardware. Isso pode impactar na latência e capacidade de tráfego dos equipamentos.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GutoJ80 Mas então o bridge não serve como uma "ponte" realmente, para interconectar segmentos de rede? Mas funciona como conexão de computadores de uma mesma rede?

 

Porque essa mesma professora colocou o bridge como um hardware, e deu a seguinte explicação:

Citação

Bridges: permitem o tráfego de pacotes entre
segmentos de rede, ou seja, as pontes
permitem interconectar redes;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@2Pac. Serve sim. Você pode usar uma bridge para conectar duas redes no mesmo segmento. Vou exemplificar um uso muito comum do recurso "bridge", para que talvez fique mais claro para você. Sabe quando você pega um modem xDSL, por exemplo, e configura no mode bridge? Neste modo de funcionamento, o modem serve apenas como uma ponte, criando um canal transparente entre os dados que vem da operadora e a porta lan do seu modem. Neste modo você deve autenticar o PPPoE em um outro dispositivo atrás do seu modem. Sendo assim, você uniu dois canais diferentes via software. Isso é um típico exemplo de uma bridge.

 

Abraços

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GutoJ80 @ilkyest Então falando de uma forma generalizada:

 

Hub: serve para a conexão entre os computadores de uma rede, assim como na organização dos cabos, quanto a topologia usada.

 

Switch: assim como o hub faz a conexão dos computadores, mas também atua conectando diferentes segmentos de redes (assim como o bridge). O switch diferente do hub faz a conexão direta do emissor com o receptor.

 

Bridge: faz a conexão entre diferentes segmentos de rede. E age de forma mais inteligente que o switch pois permite configuração uni e bidirecional.

 

Está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@2Pac. Praticamente é isso aí! Detalhe que o HUB também conecta segmentos de redes. O Switch e HUB, de forma simplória, desempenham exatamente a mesma função: unificar segmentos de rede. A diferença é que um é inteligente e outro não, rs. Um é evolução do outro. Um switch pode trabalhar apenas na camada 2 (enlace), como os modelos simples que encontramos no mercado, ou adentrar na camada 3 (rede). Este último pode gerenciar vlans, qos e muito mais, enquanto o de camada 2 apenas comuta (troca) pacotes entre as portas.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Depende e muito sobre o que você entende por Bridge...

 

- Bridge (<Ponte>)  

 

Bridge significa ponte. Quando um modem ou access point está configurado em modo bridge, significa que os pacotes recebidos são diretamente enviados ao computador em que ele está conectado. Não é feito nenhum controle de rota, pois há apenas 1 rota para os dados, apenas 1 caminho.

 

Switch. ... Um switch também pode ser usado para interligar vários hubs, ou mesmo para interligar diretamente as estações, substituindo o hub. Mas, oswitch é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...