Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ddr4 2800mhz na b350-plus?


Posts recomendados

Galera, boa tarde!

Pesquisei sobre o tópico, mas não encontrei nada..tanto aqui no fórum, quanto na internet.

Eu adquiri a placa-mãe ASUS B350-Plus e o Ryze 7 1700 (um kit um tanto "famoso" hoje em dia).
De acordo com a "propaganda" da placa-mãe, ela suporta memórias DDR4 de até 3200Mhz. Tendo isso em mente, eu adquiri dois pentes DDR4 a 2800Mhz.

Porém, existem algumas "pequenas informações" que eu não me atentei ao escolhe-las...
Informações estas que constam nas especificações da placa-mãe, que seria:
"

Memória:

 

Processadores AMD Ryzen:

- 4x DIMM, Max. 64GB, DDR4 3200 (OC) / 2933 (OC) / 2666/2400/2133 MHz Não-ECC, Memória não- bufferizada*

*Devido à limitação do processador AMD Ryzen, mais de DDR4-2666 é suportado por apenas um DIMM por canal.  "
Fonte: Kabum (https://www.kabum.com.br/produto/86355/placa-mãe-asus-p-amd-am4-atx-prime-b350-plus-ddr4/?tag=B350-Plus) - acessado em 27 de Junho de 2017.

Me surgiram duas dúvidas nisto.
1- A memória de 2800Mhz não está implicita! Isto é um problema, ou de fato a placa suporta até 3200Mhz? Se isto for um problema, o que acontece se eu instalar a memória nesta placa, ela será considerada como 2666Mhz? Ou causará problemas??
2- Não ficou claro se esta "limitação"...fiquei em dúvida se isso quer dizer que não consigo fazer dual channel com memórias de 2800Mhz, ou se consigo fazer "apenas um dual channel" com frequencia superior a 2666Mhz..

Obs.: Os pentes são HyperX Savage 8GB (2x4GB) 2800Mhz

Podem me ajudar?
Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Normalmente se a memória tem a frequência maior do que o que a placa-mãe suporta, a memória tem a frequência ajustada para o valor máximo que a placa-mãe suporta.

Lendo o que você postou sobre as especificações da memória, eu entendi que para rodar na frequência máxima da memória, você tem que ligar suas memórias em canais diferentes na placa-mãe. Além disso, tem o detalhe o XMP não se comportar bem com essas placas-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Atretador disse:

Todas as memórias DDR4 são 2133mhz, qualquer coisa alem disso é perfil de overclock ou XMP que o fabricante testou e validou, se não operar selecionando o perfil manualmente, teria que ajustar os timings e tensão para rodar a 2800Mhz ou mais.

Eu estava aqui procurando seu outro comentário sobre isso.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo...

Primeiramente obrigado pelas respostas.
Mas ai fica a questão..

O que acontece se eu ligar os dois pentes no mesmo canal? Ambas as frequências abaixarão para 2133Mhz e fechará o dual channel? Ou simplesmente não funcionará?

Se eu ligar um pente em cada canal, eu perco os benefícios de dual channel, certo?
Mas será o melhor negócio (ou até a única opção disponível)?

A questão que fica é, como e onde ligar essas memórias, nesta placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 27/06/2017 às 14:44, Fernando Rezk disse:

Certo...

Primeiramente obrigado pelas respostas.
Mas ai fica a questão..

O que acontece se eu ligar os dois pentes no mesmo canal? Ambas as frequências abaixarão para 2133Mhz e fechará o dual channel? Ou simplesmente não funcionará?

Se eu ligar um pente em cada canal, eu perco os benefícios de dual channel, certo?
Mas será o melhor negócio (ou até a única opção disponível)?

A questão que fica é, como e onde ligar essas memórias, nesta placa?

 

Tive essa mesma duvida, voce conseguiu resposta? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Eu tenho essa mesma placa, estava usando Memorias Kingston HyperX Predator 3600MHz, mas rodando a 2933MHz, com latências 15-15-15-36-64, estável não consegui nada além de 3066MHz. Depois adicionei mais dois pentes de 8GB  2400MHz, por enquanto fiz overclock e estou usando tudo em 2800MHz, com latências de 16-17-17-39-64 -1T

image.png.35663ac7523ee99f3c343a83af4c2703.pngimage.png.a960543d8deed571d8288a894123f369.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Eai guys, afinal de tudo, roda ou não roda?

Atualmente to com a mesma B350 e tenho interesse em comprar 2x8GB de 3200mhz, já que de acordo com a fabricante afirma rodar a essa frequência, tanto minha placa-mãe quanto meu processador Ryzen 5 3600

 

Ficaria com o kit r5 3600+ B350+ 3200Mhz  da TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Gabriel Nascto disse:

Eai guys, afinal de tudo, roda ou não roda?

Atualmente to com a mesma B350 e tenho interesse em comprar 2x8GB de 3200mhz, já que de acordo com a fabricante afirma rodar a essa frequência, tanto minha placa-mãe quanto meu processador Ryzen 5 3600

 

Ficaria com o kit r5 3600+ B350+ 3200Mhz  da TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU

 

 

Sim, qualquer DDR4 dentro das frequências suportadas pela placa-mãe.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Show, qualquer frequência suportada pela placa-mãe não é necessário ajustar os timings e tensão para rodar né? porque eu sou totalmente leigo pra ter que ajustar essas paradas.

E com essa minha configuração atual, adicionando essa TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 2x8GB 3200Mhz rodaria liso sem nenhum problema? Essa memória vale a pena pelo valor atual de 240 avista?

 

Meu foco é live stream e CSGO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Gabriel Nascto disse:

@Math.Pi Show, qualquer frequência suportada pela placa-mãe não é necessário ajustar os timings e tensão para rodar né?

Geralmente essas memórias possuem perfil de OC de fábrica (XMP ou DOCP). Você tem que habilitar esse perfil na BIOS ou elas rodarão em uma frequência baixa.

O valor está bom.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Gabriel Nascto disse:

@Math.Pi Beleza,

Caso seja necessário algum ajuste de timing ou tensão, como devo identificar? uso da CPU alto? temperatura alta? sou de fato leigo

Obrigado desde já pela ajuda!

Só olhar as frequências no CPU-Z (geralmente aparece o clock real, que é metade do nominal).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...