Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV CCE HPS2090 não desliga


Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Perdoem-me o texto grande, mas acredito que elucide melhor.

 

Estou com uma TV CCE acredito que HPS2090 (O selo do modelo apagou) pois usa o fly TAT2002. (https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/cce-esquemas-tv/cce-hps-2070f-2090f-1270/)

 

Desanimei com esta TV, mas como é de um colega que estimo queria alguma dica de algum colega mais experiente antes de dar PT.

 

Esta TV chegou a mim sem ligar, detectei que o fly estava ruim, pois sem o fly no circuito, o LA7680 oscilava normal e os 5V apareciam). Coloquei um fly antigo para teste e voilá! a TV funcionou perfeitamente, cores, contraste, stand by, ligava e desligava, etc...

Também troquei os capacitores da fonte, das fontes do fly e todos do vertical (eletrolíticos).

 

Porém, este fly estava com vazamento e não achei na hora um TAT2002 novo. Coloquei um TAT2004 que a princípio cairia bem. Porém a TV com ele, a tensão chega só até o STR. Coloquei o fly velho, ela funcionou mas com os seguintes problemas:

 

1. O vertical está reduzido, mesmo liberando os Trimpots no máximo.

2. Quando ligo a TV na tomada ocorre tudo ok. Após ligar a chave liga/desliga (que é de DUAS posições, diferente do esquema HPS2090/70) a TV liga normal tem os 5V normal. Porém ao desligar, ao invés de cair os 5V para 0V, ele cai para 2V5 e o horizontal e filamento continuam acionados, porém sem trama.

 

Fiz o seguinte:

 

Acabei trocando o Q403, sem sucesso.

Ao retirar os resistores de proteção dos 25V e 12V (pinos 7 e 9 do fly) e a TV liga e desliga normal (porém sem trama, claro)

Acabei também retirando o CI vertical (LA7837) e recolocando os resistores acima e a TV insiste em ter problemas.

 

Reparei que o LA7680 esquenta, mas dá para tocá-lo, não sei se é normal. É estranho ser ele porque a TV opera normalmente, somente não desliga o horizontal.

 

Já deixei ela ligada umas duas horas pra ver se o problema vem a tona, mas ela fica operando como se estivesse tudo ok...

Só uma última observação, esta TV tem como liga/desliga, uma chave que liga ou interrompe fisicamente os 10V4 para o Q710 da fonte zener de 5V, o que deixa mais estranho.

 

É isso, eu esgotei minhas possibilidades mais viáveis de reparo, ou talvez trocar o LA7680??? Acho uma pena dar PT numa TV por causa de uma presepada :V :V e esta TV tem uma imagem muito linda.

 

Agradeço a quem gastou tempo no tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá colega @rl_korosi, não perca muito tempo no Tv se você não encontrar o flyback original, o flyback TAT2004 tem uma sequência dos pinos diferente do fly TAT2002, isso pode ter danificado outros circuitos do TV, mas não tem como descobrir sem antes colocar o flyback correto dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bc! Pois é acho que deve ter danificado algo, mas estou mexendo nela agora com mais calma. Consegui um TAT2002 ela funciona, mas não desliga o horizontal. Já vi que não deve ser o LA7860 porque as tensões que chegam nele estão ok para um TV que deve estar ligada. Já o micro, quando desligo a TV, está sendo alimentado por 2V5 (deveria ser zero acredito) e a saída que chaveia o pino 25 do LA7680, através de um transistor, também fica em 2V5 e acaba que nunca desliga. Vou seguir a tensão de alimentação dele que deve ter gato ai, mas se não achar nada muito fácil de trocas vou desistir dela.. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...