Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera sou novo aqui no fórum então quero pedir desculpas antecipadas caso eu tenha postado no lugar errado ou algo do gênero hehe

A minha dúvida é a seguinte, eu tenho um orçamento total de uns 1800 temers.. 

As peças que eu JÁ possuo:

12gb DDr4 2400

watercooler corsair h60

Fazendo algumas analises eu cheguei nas seguintes conclusões:

i7 7700 + b150 = R$1838

i5 7600k + z270 = R$1771

Me falaram que nao valeria a pena eu comprar um i5 da serie K porque o OC vai me trazer apenas cerca de 15~20% de melhora e pra isso ser possivel eu teria q acabar caindo em uma mobo mais cara.. e no fim das contas ficaria ela por elas se comparado a um i7 7700 com uma mobo simples, que foi o caso da minha comparação.

Agora que vem minha dúvida, eu como apenas entusiasta nao sou nenhum profissional com conhecimento mt tecnico, por isso vim até vocês <3 

Minha ideia inicial era comprar o i5 7600k com a z270, e mais pra frente (talvez dentro de uns 5~6 meses) eu venderia apenas o processador e trocaria por um i7 7700K (afinal, eu ja teria a z270 pra segurar a criança né?!). Como eu sei q vocês vão me perguntar para q eu vou usar o PC, então ja deixo aqui a resposta hahahaha no MOMENTO eu vou apenas usar para jogar, nao é para multitask.. porém eu tenho interesse em talvez brincar de criar conteudo no PC mais pra frente, mas NO MOMENTO é apenas para game.

Surgiram certos problemas nessa minha pesquisa, por exemplo: a placa-mãe que se encaixaria no meu orçamento com o i7 seria a b150 ou algo de valor similar, mas NADA q eu achei suporta memoria 2400mhz, apenas 2133.. será q para aproveitar melhor isso eu deveria partir pro i5 sem medo e mais pra frente pegar o i7? Ou devo pegar o i7 agora, ignorar o limite na v. da memoria e usar as 2400mhz mesmo sem suporte da mobo? 

Meu foco aqui alem de tudo é o CUSTO/BENEFICIO, então esses 100 reais podem fazer diferença sim se a performance nao subir muito. Agradeço desde ja! valeu CLAN!

Postado

i5 em geral, atualmente são um péssimo investimento, o i5-7600K em particular é um dos piores em relação a custo beneficio.

Qual o resto da configuração e o uso do PC?

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, DVCWB disse:

Minha ideia inicial era comprar o i5 7600k com a z270, e mais pra frente (talvez dentro de uns 5~6 meses) eu venderia apenas o processador e trocaria por um i7 7700K (afinal, eu ja teria a z270 pra segurar a criança né?!).

Essa foi exatamente a ideia que eu tive. Estou esperando um i5 7600k + mobo z270, pois minha intenção é fazer overclock no processador. Esse i5, ao contrário do que alguns podem dizer, é cerca de 10% mais rápido (naturalmente) do que o 6600k, coisa que o i7 7700k não é do i7 6700k. E tem demonstrado uma margem para overclock sensacional.

Se a ideia (como a minha) é investir numa boa mobo (acho fundamental) e depois mudar para um i7 desbloqueado para overclock, considero sua visão acertada. 

Sobre o foco em games - está mais do que provado que a diferença entre o i5 7600k e o i7 7700k em jogos não é tanta, chegando, em alguns casos, a ficar bem próximo mesmo. Em muitas análises estrangeiras, esse i5 tem se demonstrado o melhor de todos e o melhor investimento para jogos, considerando que a diferença de preço entre ele e o 7700k é cerca de 500 reais (muita grana!)

Outro detalhe: se fosse no 7700k ia ter que encontrar uma solução de refrigeração melhor, pois esse H60 aí não vai dar conta com o passar do tempo (ele esquenta bastante).

Se o monitor for full hd ou mesmo 2k (dependendo da VGA), esse i5 vai ser ótimo.

Outra opção, claro, é pegar o i7 7700 (sem o k) e ir numa mobo mais barata, mas aí você fecharia o circuito e estaria abandonando a ideia de fazer overclock e futuramente migrar para um cpu mais forte.

O que mais lhe agrada?

1 - investir em uma plataforma mais avançada para fazer overclock e posteriormente migrar de processador (caso seja necessário)?

2 - investir em um kit mais barato, focar nos jogos do momento e no futuro mudar todo o conjunto? (Tb é uma opção!)

Vai atualizando pra gente saber das decisões... Abraços!

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, marianoazevedo disse:

Esse i5, ao contrário do que alguns podem dizer, é cerca de 10% mais rápido (naturalmente) do que o 6600k, coisa que o i7 7700k não é do i7 6700k.

Tem algum teste que demonstre isso? Pois a maioria dos testes, mostra algo entre 1 e 2% de margem pro 7600K, por conta do clock extra..

17 minutos atrás, marianoazevedo disse:

Sobre o foco em games - está mais do que provado que a diferença entre o i5 7600k e o i7 7700k em jogos não é tanta, chegando, em alguns casos, a ficar bem próximo mesmo. Em muitas análises estrangeiras, esse i5 tem se demonstrado o melhor de todos e o melhor investimento para jogos, considerando que a diferença de preço entre ele e o 7700k é cerca de 500 reais (muita grana!)

Isso depende muito do jogo e da VGA usada.. Tem jogo que um FX-4300 pode ter o mesmo desempenho de um Core i7 7700K.. Tem jogo aonde tem uma diferença gritante entre os Core i5 e Core i7..

Desde que o Ryzen saiu, especialmente os Ryzen 5, é meio que consenso que, tirando na terra da jabuticaba, os Core i5 atuais, viraram uma péssima compra..

• Curtir 1
Postado

@marianoazevedo @Atretador Possuo uma 1060 6GB, uma fonte de 650w, na verdade hoje em dia com o meu fx6300 eu ja consigo jogar os game q eu quero com uma qualidade por causa da GPU, mas o gargalo é sinistro, tive q dar underclock na gpu pra tentar diminuir o gargalo nojento q rola... O jogo que mais pede processador no momento que EU jogo é o playerbattlegrounds, e com essa gpu eu ja pego uns 50~60 em alguns momentos, com o i5 eu sei q vai suprir minha necessidade nos jogos.

A questão é, essa mobo mais barata ai eu sei q precisarei trocar no futuro quando quiser trocar o processador, e alem disso ela só suporta 2133 e minhas memorias sao 2400MHz, nao sei se isso fará mt diferença, mas...

Eu tenho interesse em dar OC nas peças sim, mas de forma alguma é minha prioridade, porém meu h60 ainda está na caixa, acho q consigo brincar um pouquinho com ele e com o i5.. E realmente comprar uma mobo melhor pro i7 vai sair do meu orçamento, mas eu esperaria tranquilo uns 5~6 meses pra trocar pro i7, afinal meu fx6300 é um nada comparado com qualquer um dos dois..

@RS Faria Pelo mesmo preço eu consigo um ryzen5 1600x com uma b350 gaming 3, será q é worth? To com uma duvida dolorosa, eu nao ligaria de pegar um processador AMD, ja vi bastante analise e pra um entusiasta q nao vai trabalhar com o PC, embora meio arriscado, tambem supre todas as minhas necessidades atuais..

Postado

@DVCWB

Se seu orçamento for para um Core i5, vá de Ryzen 5.. Tem o 1600 "non X", que vem com cooler (o 1600X não acompanha cooler)..

Outra coisa é que a AMD deve usar o mesmo soquete AM4, por mais umas duas gerações, pelo menos.. O Core i7, hoje, é a melhor opção Gamer do mercado.. Mas, se o orçamento não for tão grande assim, o Ryzen 5, seria a melhor escolha..

• Curtir 1
Postado

@Atretador @RS Faria Desculpa a minha ignorância :tw_dizzy: mas o X nao vale por que? Preço sobe sem mudar performance? porque se for pelo cooler se eu usar meu h60 no ryzen eu nao vou acabar inutilizando o cooler q ja vem nele?

Eu tenho mt interesse no ryzen, um amigo meu tinha me convencido do contrario, mas gostaria de saber o por que dele ser melhor, o interesse ja está voltando a surgir huhu 

Postado

@DVCWB O 1600X é idêntico ao 1600, só que vem sem cooler. Diferença de clocks é irrelevante quando se pode fazer overclock :v

adicionado 4 minutos depois

R5 digamos que é bom para qualquer coisa, o i5 só serve para jogar, e mesmo assim é limitado.

Mesmo pegando FPS medio mais alto acaba proporcionando uma experiencia pior, porque?

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, RS Faria disse:

Tem algum teste que demonstre isso? Pois a maioria dos testes, mostra algo entre 1 e 2% de margem pro 7600K, por conta do clock extra..

Tem esse - http://adrenaline.uol.com.br/2016/10/22/46380/intel-i5-7600k-kaby-lake-tem-salto-de-10-na-performance-em-relação-ao-i5-6600k-skylake/

1 hora atrás, RS Faria disse:

sso depende muito do jogo e da VGA usada.. Tem jogo que um FX-4300 pode ter o mesmo desempenho de um Core i7 7700K.. Tem jogo aonde tem uma diferença gritante entre os Core i5 e Core i7..

Se a análise for jogo-a-jogo, ninguém vai indicar e nem sugerir nada...

10 minutos atrás, Atretador disse:

R5 digamos que é bom para qualquer coisa, o i5 só serve para jogar, e mesmo assim é limitado.

Sim, é verdade. Aprimoraria esse comentário dizendo que o R5 é mais versátil, sendo indicado para computadores que farão diversos usos dos núcleos de seus processadores; o i5 é mais focado em trabalhos convencionais e jogos.

Em games, é como se os Ryzen tivessem com mais armas, mas atirando para os lados. Baixo uso do CPU - isso é desperdício de capacidade de processamento e até de energia. O i5, de fato, tem menos munição, mas é mais focado - por enquanto, atira no alvo - os 4 núcleos são muito bem usados.

Entretanto, pensando em termos de versatilidade e tirando o "foco em games", o R5 1600 é mais vantagem, principalmente se a realidade multi-thread começar a se tornar realidade para além de determinadas aplicações profissionais.

adicionado 11 minutos depois

Ainda sobre o fato do i57600k não ser a "compra da desgraça" - http://adrenaline.uol.com.br/2017/01/13/47448/analise-processador-intel-core-i5-7600k/

Eu tenho 3 máquinas, uma com um i7 6700t (baixo tdp, por ser ITX), uma com um futuro 7600k (poderei testar e comprovar se presta) e outra que está aguardando um kit AM4 (me animei com os Ryzen). Só informando para não parecer que quero justificar a compra de um i5 7600k a qualquer custo.

• Curtir 1
Postado

Eu consegui fazer o KIT ryzen 5 1600 + b350 gaming 3 (pelo que vi em reviews na gringa ele é o suficiente ja inclusive pra um R7, eu ate pensei em pegar uma placa um pouco melhor mas essa mobo ai lançou a 3 meses por 750 reais e agora esta 480.. acho q é uma boa.. o orçamento total do R5 ficou em  R$1500,00!!! Estou super satisfeito com isso, posso economizar mais grana do que com o i5, e a diferença de preço acabou matando a decisão final, nao pegaria um i7 por 350 reais a mais! mt grana no momento

• Curtir 1
Postado

@marianoazevedo A desgraça do 7600K esta no preço, Mobo Z270 + 7600k vai dar o mesmo que um 7700+B250.

Sobre a analogia das armas, eu diria que o seria melhor algo como: com o i5 você corre com gasolina acabando a 100km/h em uma estrada esburacada, o R5 você corre a 90km/h em uma estrada lisinha.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Atretador disse:

Sobre a analogia das armas, eu diria que o seria melhor algo como: com o i5 você corre com gasolina acabando a 100km/h em uma estrada esburacada, o R5 você corre a 90km/h em uma estrada lisinha.

Haha! Gostei! Olha, eu acho que mais threads é melhor do que mais clock, em muitos casos. Isso desde que o clock seja aceitável, claro. Mas o que quis dizer é que núcleo ocioso é ruim, desperdício. No caso dos jogos, os Ryzen ainda perdem. Por outro lado, pude ver um R7 1700x renderizando vídeo e fiquei abismado com a rapidez e o ganho em cima de um i7 recente.

Por isso tudo vai depender. Se hoje me perguntarem quem tem mais poder de fogo em jogos, entre um i5 7600k e um r5 1600, direi que é o i5. Já amanhã, ninguém sabe.

• Curtir 1
Postado

@marianoazevedo Depende da metrica, indo por FPS Medio e Maximo, sim, os i5 são melhores, mas em questão de estabilidade de frametimes são normalmente equivalentes ou bem atras dos R5, e como ninguém vive de medias, este ponto, ao meu ver pelo menos, é muito mais importante. Por isso brigo para que 0.1% e 1% lows se tornem um padrão aqui também, como ja é la fora.

• Curtir 2
Postado

@marianoazevedo @Atretador Obrigado pela ajuda! Fiquei muito grato mesmo com a atenção de vocês guys! Vou realizar a compra semana q vem q posto aqui quando chegar hehe

uma ultima coisinha... q isso sim foge do meu conhecimento, em relação a mobo..

MSI AMD AM4 ATX B350 TOMAHAWK ARCTIC DDR4 $650

MSI AMD AM4 mATX B350M MORTAR ARCTIC DDR4 $550

GIGABYTE p/ AMD AM4 mATX GA-AB350M-GAMING 3 DDR4 $450

(os preços q coloquei foram os menores q achei, nao necessariamente o preço praticado no site em questao)

As 3 ficam dentro do meu orçamento! Gostaria de saber se posso pegar a tomahawk sem medo ou se a gaming 3 ficaria ela por elas.. eu ate entendo um minimo sobre processadores e gpu, mas placa-mãe não é comigo! Lendo todas as especificações ainda nao consigo concluir nada :tw_grimace::tw_grimace:

Postado
11 minutos atrás, DVCWB disse:

uma ultima coisinha... q isso sim foge do meu conhecimento, em relação a mobo..

MSI AMD AM4 ATX B350 TOMAHAWK ARCTIC DDR4 $650

MSI AMD AM4 mATX B350M MORTAR ARCTIC DDR4 $550

GIGABYTE p/ AMD AM4 mATX GA-AB350M-GAMING 3 DDR4 $450

(os preços q coloquei foram os menores q achei, nao necessariamente o preço praticado no site em questao)

As 3 ficam dentro do meu orçamento! Gostaria de saber se posso pegar a tomahawk sem medo ou se a gaming 3 ficaria ela por elas.. eu ate entendo um minimo sobre processadores e gpu, mas placa-mãe não é comigo! Lendo todas as especificações ainda nao consigo concluir nada :tw_grimace::tw_grimace:

MSI > Gigabyte (minha opinião e experiência).

Em termos de funções, a Mortar e a Tomahawk são praticamente a mesma coisa, com a diferença de que o chip de audio da Tomhawk parece ser melhor.

Mas considere que a Mortar é MICRO-ATX e a Tomahawk, ATX. Se você comprar a Tomahawk e tiver um gabinete micro-atx ela não vai caber. E se fizer o contrário, ou seja, comprar a Mortar para instalar em um gabinete ATX, vai ficar um espaço sobrando (o que não quer dizer nada, somente para quem se preocupa com detalhes estéticos - eu acho que fica bem clean)

Se a regra máxima for economia, pegue a Mortar.

adicionado 1 minuto depois
22 minutos atrás, Atretador disse:

mas em questão de estabilidade de frametimes são normalmente equivalentes ou bem atras dos R5

Aceito o "equivalente", não o "bem atrás..." .. hehehe

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!