Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema Trifásico e Geração


renatojcc

Posts recomendados

Tenho uma duvida relacionado ao sistema trifásico.

Observem a imagem abaixo:

MQbANYu.jpg

Notem que fiz uma linha preta para mostrar um determinado instante de tempo. Observem que nesse momento exato a fase azul e fase rosa cruzam, como na imagem abaixo:

SkQ3Jq5.jpg

A dúvida é, nesse momento teriam as duas fases o mesmo potencial, ou seja a ddp entre elas seria de 0v ? ou estou interpretando o gráfico de forma errada ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, penso da mesma forma, mas...

 

Um amigo engenheiro eletricista me disse que a ddp entre qualquer fase seja x,y ou z, nunca chegara a zero, disse ele, que sempre existira uma ddp entre as fases independente de qual seja ela. Disse também que se em um determinado momento a diferença de potencial entre a fase R e S chegasse a 0v os equipamentos desligariam.

Isso foi o que ele disse, mas creio que ele esteja errado sobre isso uma vez que você usa uma FASE e um NEUTRO, a fase a cada clico vai passar 2x pelo 0v, e mesmo assim os equipamentos eletrônicos não desligam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ydraude Sepol

 

 

As tensões de linha (diferenças entre as fases) também são ondas sinusoidais, semelhantes às tensões de fase cujos gráficos você postou. Por isso, obrigatoriamente elas cruzam o zero em alguns instantes, mesmo imperceptíveis, de tempo F5Rua4D.gif.

 

 

 

O valor RMS da forma de onda porém, por ser um tipo de média, não é afetado por esses cruzamentos. Ele que costuma ser requerido para os equipamentos AC funcionarem.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa por zero, claro e também inverte a polaridade, por isso é alternada. Mas como a frequência é 60 Hz (no Brasil) isso é difícil de perceber. Nos motores trifásicos a inércia mantém o rotor girando, além disso sempre haverá DDP entre duas fases e campo girante nas bobinas relativas a essas duas fases. As três não passam por zero ao mesmo tempo. Penso que foi isso que seu amigo quis dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Ydraude Sepol disse:

vai passar 2x pelo 0v, e mesmo assim os equipamentos eletrônicos não desligam

Neste caso entra o conceito de retificação e filtragem com capacitores. No "momento zero" o capacitor que a maioria avassaladora do eletrônicos contém, "segura as pontas". São como mini baterias. E perdão se é óbvio d+

 

1 hora atrás, Ydraude Sepol disse:

se aparece força mecânica entre as fases

De fato aparece um força magnética e se tiver algo metálico por perto ou a outra fase, com corrente alta típica de curto circuito, o condutor pode até se mover um pouco devido ao campo eletromagnético (ou até aquecimento: por dilatação) ... É como vejo a coisa e nem sei se é isso que mentalizaste ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda corrente elétrica, seja alternada, contínua ou pulsante gera campo magnético. Para se ter movimento, é necessário que esse campo tenha interação com outro campo (motores) ou que um material sensível ao magnetismo (ferro, por exemplo) seja tracionado por esse campo (funcionamento de relés e cigarras)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/06/2017 às 15:02, Ydraude Sepol disse:

@Ricardov @rjjj

Outra dúvida, a corrente elétrica que passa por um cabo qualquer gera uma força mecânica ? Falo em níveis de curto-circuito, se aparece força mecânica entre as fases de um painel elétrico, em seus barramentos de distribuição. 

Se sim, como isso acontece ?

Sim, são forças magnéticas. A circulação de corrente gera um campo magnético associado. Quando ocorre um curto-circuito a corrente é muito elevada e gera campos magnéticos intensos, capazes de arrancar cabos e barramentos caso não tenham sido adequadamente calculados. Por isso são importantes os elementos de proteção contra curto-circuito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a resposta do colega @Ricardov.

Os pulsos de curto circuito são tão elevados que basta umas poucas espiras para acionar um disjuntor. É dessa forma que se constroi os disjuntores termo-magnéticos.

Sobre os barramentos dos painéis de distribuição e CCM, é de praxe se fazer uma bobina de ar de 2 a 4 espiras com o próprio material do barramento no ponto de entrada. Essa micro indutância não compromete o desempenho do barramento, mas limita bravamente o di/dt  do surto de curto circuito, dando tempo que os disjuntores abram os contatos antes que os níveis de corrente colem os contatos ou que os fusíveis fundam antes que a corrente supere a resistencia deles à explosão.

adicionado 20 minutos depois

E já que o assunto é energia, um geradorzinho em construção.

usinas-ft16.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar em campos magnético, não se esqueçam que os campos magnéticos geram as forças mais fortes do universo. 

O que mantem os átomos de um aço unidos, a ponto deste aço sustentar o maior prédio do mundo, é justamente a força magnética que tem entre os átomos.

 

Isso é para vocês terem uma ideia o quanto o magnetismo é forte. 

https://www.youtube.com/watch?v=geMcbvYcVCs

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Êta doideira! De sistemas de energia a física nuclear! rs

 

É como o cara do vídeo falou.  Se você for perguntando, suas perguntas vão cada vez mais fundo até chegar num nível super elevado da física. 

 

A explicação que o cara do vídeo deu foi bem interessante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...