Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows/BIOS não reconhece memória instalada


Posts recomendados

Por alguma razão desconhecida, meu computador parou de reconhecer os 8GB instalados, informando apenas 4GB utilizáveis ... 
Isso começou ontem, quando o PC travava, me obrigando a reiniciá-lo, e hoje voltou a acontecer, quando liguei notei que ele estava consumindo o dobro de memória mesmo em Idle ...

Já tentei retirar os chips, ligar com apenas um chip de 4GB em cada slot, com o outro chip fiz o mesmo, mas em todos os casos o PC não liga (as vezes nem inicia a BIOS)

Atualmente minha MoBo é uma P7P55 - M e uso duas Kingston 4GB PC3 - 10600 CL9 240 Pin DIMM, SO  Windows 10 Home

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Muller Bernardes disse:

boa noite...

Você pode tentar Limpar os contato das memoria com borracha escolar e limpar os slot

Se caso não der certo reseta a BIOS retirando a bateria da placa.

Quando você inicia o PC sem/com as memorias, fica em um apito contante?

 

Sem apitos constantes ...

 

Eu já limpei os contatos, resetei a BIOS, atualizei a BIOS, tentei forçar pelo Windows (msconfig - opções avançadas - memória máxima - etc, etc, etc), enfim, tudo o que era possível de ser feito (pelo menos que eu tenha conhecimento) já foi feito ... NADA, eu continuo com 8GB (utilizável 3,99GB) ... estou começando a achar que algum periférico da MoBo pifou e eu vou precisar trocar por uma nova (que é justamente o que eu não queria fazer por razões financeiras) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Tiago Lopes Conde disse:

 

Sem apitos constantes ...

 

Eu já limpei os contatos, resetei a BIOS, atualizei a BIOS, tentei forçar pelo Windows (msconfig - opções avançadas - memória máxima - etc, etc, etc), enfim, tudo o que era possível de ser feito (pelo menos que eu tenha conhecimento) já foi feito ... NADA, eu continuo com 8GB (utilizável 3,99GB) ... estou começando a achar que algum periférico da MoBo pifou e eu vou precisar trocar por uma nova (que é justamente o que eu não queria fazer por razões financeiras) ...

Já verificou a sua fonte, tentou usar outra?.

Sempre quando esta sem memoria, o pc avisa.

Tenta verificar a parte elétrica talvez possa dar sorte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Estou com o mesmo problema. Tenho 8G instalados, mas o sistema reconhece apenas 4G, porque termina reservando 4G para hardware. Estou com Win10 e a BIOS atualizados. Quando retiro as memos e recoloco, os 8G estão lá reconhecidos, mas após um tempo aleatório funcionando o sistema trava e após religar volta a reserva de 4G e sobra 4G para uso. Acredito que seja erro do Win10, mas o suporte da microsoft não sabe dizer ou não reconhece que seja. Digo isso, pois foi depois da última atualização que começou com esse problema. Não é problema de hardware, pois as vezes funciona um dia inteiro sem problemas e aleatóriamente ele retorna, travando o sistema. Acho que só depois da próxima atualização do Win10 possamos ter a solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Muller Bernardes disse:

Já verificou a sua fonte, tentou usar outra?.

Sempre quando esta sem memoria, o pc avisa.

Tenta verificar a parte elétrica talvez possa dar sorte. 


Minha fonte é uma Corsair TX 650 M que mal tem 2 anos de uso ... eu desconsideraria completamente ... ainda mais por já ter colocado essa fonte porque já tive problemas com memória antes e troquei a fonte acreditando ser ela o problema ... de resto, instalei dois chips de 2GB só pra ver o que acontecia ... mesmo problema, 4GB (1,99 utilizável) ... é a MoBo mesmo ...

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, Gilberto Schunck disse:

Bom dia! Estou com o mesmo problema. Tenho 8G instalados, mas o sistema reconhece apenas 4G, porque termina reservando 4G para hardware. Estou com Win10 e a BIOS atualizados. Quando retiro as memos e recoloco, os 8G estão lá reconhecidos, mas após um tempo aleatório funcionando o sistema trava e após religar volta a reserva de 4G e sobra 4G para uso. Acredito que seja erro do Win10, mas o suporte da microsoft não sabe dizer ou não reconhece que seja. Digo isso, pois foi depois da última atualização que começou com esse problema. Não é problema de hardware, pois as vezes funciona um dia inteiro sem problemas e aleatóriamente ele retorna, travando o sistema. Acho que só depois da próxima atualização do Win10 possamos ter a solução!


O problema é que, no meu caso, nem a BIOS reconhece os 8GB, apenas 4GB ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso tambem acontecia as vezes de só ter 4Gb na bios, e então após retirar e colocar as memos, voltava ao normal. Mas por incrível que pareça, está funcionando normal a dois dias, sem dá chilique. Vou ver até quando e se tem alguma coisa em específico que esteja causando esse fenômeno. Qualquer coisa posto novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...