Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para um barbeador philips


Posts recomendados

boa noite amigo. tenho um barbeador philips que deu um estalo e saiu um cheirinho estranho. ao abri- lo, notei alguns elementos queimados e decidi colocar no lugar da placa original, uma fonte sem transformador. só que o sistema era alimentado por uma pilha recarregável AA  de 1,5 volts. quando liguei o multímetro em série com a uma pilha AA acusou consumo de  0,88 ma. será que terei que montar uma fonte de 100 ma ou fiz a medição de forma errada?  me ajuda ai!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0,88mA para o motor ligado sem esforço, né? Com esforço (usando na barba) deve aumentar a corrente para acima de 1mA. Mas um led acende com 20mA... nao acredito que um motor para esforço consuma só 0,88ma lol .

 

Seria bom você postar as fotos do que você quer fazer e lembrando também que fonte sem transformador em um barbeador acho bem perigoso X) um negocio sem isolamento da rede externa passando rente a pele/sangue/algum produto de beleza que possa conduzir eletricidade X)

 

 

Posta fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo errado na interpretação da leitura, acredito que seja um consumo de 88mA, com esforço deve passar de 100mA.

Se for fonte sem transformador daquelas com capacitor não vai funcionar muito bem, para motores precisamos de uma tensão fixa, nessas fontes a tensão varia de acordo com a corrente.

E ainda corre o risco de levar choque, já que não tem isolação.

Aconselho que use uma fonte de parede, pode ser chaveada ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre88, não estou conseguindo repetir a medição anteriormente informada. o sistema é alimentado por uma pilha recarregável de 1.2 volts de código 05-01 SAN. ou seja, o circuito original carregava esta pilha que acionava o motor do equipamento, como também o circuito alimentava o motor quando a pilha estava descarregada.  o sistema não oferece risco de choque pois o circuito fica fechado do dentro do aparelho que é todo em plastico e os eixos que acionam os cortadores também são de plastico. pensei na fonte sem transformador pois devido o seu pequeno tamanho, adaptar-se-ia  ao pequeno espaço disponível no cabo do aparelho onde se encontrava o circuito original.

adicionado 7 minutos depois

Mestre88, estou tentando acionar o motor com um carregador de celular, mas, parece que a corrente não é suficiente pois o led da fonte chega a apagar e o motor não da sinal de vida. parece que a solução seria uma fonte externa, que eu acho deselegante ou uma fonte interna sem transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio boa noite, não se trata de comprar um barbeador novo e sim o desafio de conseguir contornar o problema. já fiz esta compra, entretanto, quero resolver o problema deste. a encrenca se prende ao fato da tensão tão baixa e a corrente ter que ser acima de 100ma . já alimentei com fonte de 3 volts, mas, notei que o motor esquenta. isto indica que não adianta ir por este lado. tenho que conseguir uma fonte de 1.2 a 1.5 de 100ma para alimentar este motor sem que o mesmo aqueça. isto é um ponto de honra, por isto peço help.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, roberto J P Ferreira disse:

tenho que conseguir uma fonte de 1.2 a 1.5 de 100ma para alimentar este motor sem que o mesmo aqueça

A solução para isso seria alterar uma fonte chaveada para essa tensão, em muitas fontes desse tipo se consegue mexer na tensão alterando o valor de um diodo zener.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas baterias utilizadas em barbeador lembram baterias estacionárias. Conseguem manter corrente por bom tempo e ter descarga profunda sem estragar. Não vou ficar surpreso se com o esforço de cortar o pelo a corrente alcançar 1A. Se você tem uma fonte de 3V e gostou da forma de usá-la, rebaixar isso para 1.5V ou 1,2V é fácil. Coloque 2 diodos 1N4001 a 1N4007 em série entre os 3V e o motor. Com o motor sem carga, deverá ter uns 1.5V no motor. Em carga, entre 1 e 1.2V no motor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente a corrente deste tróço é 'altíssima'. No caso, caso sua fonte de 3v tenha dado conta, a ideia do Serjão é válida mas sugiro 1n5401...08.

Algo 1 pouco + complicado mas mais desafiador que você pode fazer é desmontar e desenrolar o secundário de um trafo - trafinho duns 6...12V x 200...500mA e reenrolar algumas voltas de um fio bem grosso até dar uns ~3Vac. Estimo de 30 a 100 voltas. Retifique com ponte de 1n5401. De fato fiz isso há algumas décadas com uma parafusadeira a bateria. você acredita que até hoje está a funcionar? Pois pode.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po gente muito obrigado pela atenção, vou tentar as soluções sugeridas tanto pelo Sergio, Isadora  e pelo Mestre88. Darei notícias do resultado. como disse o que eu quero é me distrair com algo proveitoso. Agora a ideia de aproveitar uma fonte de celular com a colocação de um zener, achei muito simpática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...