Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como encontrar o modelo correto chipset z-97 express


ZioNNN

Posts recomendados

Bom dia, galera. Beleza?

 

Estou tendo dificuldade para localizar o modelo correto de chipset de reposição para minha placa-mãe Asus Crosshair Formula VII LGA-1150.

 

No site oficial e manual da mesma está especificado como "Intel®Z97 Express Chipset", porém quando procuro nos sites de vendas aparecem diversos modelos.

 

Gostaria de saber como identificar o modelo correto de chipset correto para que eu possa providenciar a troca, visto que minha placa deu defeito (não dava video nem boot), foi levada a 3 lojas diferentes e nenhuma delas resolveu o problema. Na verdade apenas uma diagnosticou a placa com defeito no CHIPSET, porém não tinham a peça para reposição e então testaram um chipset de outra placa parecida.
 

Segundo a loja a placa deu vídeo e boot normalmente... só que estava funcionando apenas 2 slots de memória dos 4 que a placa possui.

 

Cheguei a importar um chipset do ebay (Intel DH82Z97 SR1JJ Bga), porém ao levar a loja alegaram que não era o modelo correto, mas também não me informaram qual seria o correto.

 

Será que alguém poderia dar uma força? No chipset não tem número de referência algum e como citei anteriormente no manual também não especifica nada com detalhes.

 

Tentei entrar em contato com o suporte da ASUS, porém foi em vão. Eles alegaram que apenas dão suporte a produtos em garantia e nem se que se deram ao trabalho de me passar as informações que eu precisava.

 

 

Obrigado!

 

 

Abraço

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, ZioNNN disse:

Estou tendo dificuldade para localizar o modelo correto de chipset de reposição para minha placa-mãe Asus Crosshair Formula VII LGA-1150.

 

Cheguei a importar um chipset do ebay (Intel DH82Z97 SR1JJ Bga), porém ao levar a loja alegaram que não era o modelo correto, mas também não me informaram qual seria o correto.

 

Então cara, não entendo muito disso mas eu sei que BGA é a sigla para Ball Grid Array, esse tipo de conexão é feito com solda. A conexão da sua placa-mãe é LGA (Land Grid Array), a conexão padrão para processadores Intel em Desktops.

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Land_grid_array

https://en.wikipedia.org/wiki/Ball_grid_array

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, sabato disse:

 

Então cara, não entendo muito disso mas eu sei que BGA é a sigla para Ball Grid Array, esse tipo de conexão é feito com solda. A conexão da sua placa-mãe é LGA (Land Grid Array), a conexão padrão para processadores Intel em Desktops.

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Land_grid_array

https://en.wikipedia.org/wiki/Ball_grid_array

 

Agradeço pela ajuda, mas na verdade LGA seria o processador que é LGA-1150.

 

O chipset é soldado na placa-mãe, logo é BGA mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ZioNNN disse:

 

Agradeço pela ajuda, mas na verdade LGA seria o processador que é LGA-1150.

 

O chipset é soldado na placa-mãe, logo é BGA mesmo.

 

São padrões diferentes. O Padrão LGA é com os pinos no Socket. O Padrão PGA é com os pinos no processador (atual padrão da AMD). O Padrão BGA não usa pinos, usa bolinhas de solda para unir Socket + Processador.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, ZioNNN disse:

Entendi a diferença, mas não se trata de processador e nem de socket de processador.

 

A dúvida é sobre o chipset da placa-mãe que é soldado nela.

 

 

 

Entendi. Aí fica mais difícil, pois peças da placa-mãe são realmente bem difíceis de achar. Você pode tentar conversar com os vendedores destes sites (eBay, aliexpress, etc.) mas quando eu precisei pra um laptop, não compensava financeiramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, sabato disse:

 

Entendi. Aí fica mais difícil, pois peças da placa-mãe são realmente bem difíceis de achar. Você pode tentar conversar com os vendedores destes sites (eBay, aliexpress, etc.) mas quando eu precisei pra um laptop, não compensava financeiramente.

 

Pois é, eu pesquisei e a única referência que achei ao Z97Express foi o BGA que citei no inicio do tópico, porém segundo a loja não é o modelo correto.

 

Fiquei muito decepcionado com o suporte da ASUS, que lavou as mãos por se tratar de um produto fora de garantia.

 

Creio que poderiam ao menos me fornecer a documentação ou informações sobre os componentes, mas nem isto eles se deram o trabalho de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ZioNNN disse:

Fiquei muito decepcionado com o suporte da ASUS, que lavou as mãos por se tratar de um produto fora de garantia.

 

Mas nem se você pagar eles não consertam? O meu laptop era ASUS mas comprei nos EUA, aí nem tinha peça aqui mesmo não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, ASUS alegou que só conserta produtos em garantia através do RMA e não possuem Assistência Técnica autorizada para efetuar reparos em produtos fora de garantia.

 

Em outras palavras: depois que acaba a garantia você fica por sua conta e risco.

 

Uma vergonha uma empresa do porte deles trabalhar dessa maneira.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico, entrei em contato com o vendedor que me vendeu o BGA que citei no primeiro post e o mesmo me informou que este modelo é único para essa linha da INTEL e que no chipset existem 5 caracteres que identificam o tipo/modelo dele, porém a única marcação presente no chipset original da placa é "SR1JJ" e se considerarmos os caracteres do modelo de chipset que comprei, o mesmo estava certo.

 

Agora não sei se a loja que levei não soube trocar e fazer o reballing, ou se o chipset veio com defeito, etc.

 

Alguém aqui conhece alguma loja especializada em reballing e conserto de placa-mãe para indicar? Preciso encontrar alguém que possa me guiar identificando de fato qual é o modelo correto de chipset dessa linha de placa para que eu possa comprar o mesmo e resolver o problema de vez, visto que esse modelo de placa NOVO custa mais de 2 mil reais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...