Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando servidor empresarial até R$7500


Posts recomendados

    Olá, eu trabalho como TI de uma rede de supermercados, atualmente temos apenas 3 lojas mas estamos em crescimento acelerado, então a minha gerente solicitou que eu adquirisse um novo servidor mais "potente" para conseguir acompanhar o crescimento da empresa, atualmente temos cerca de 20 Maquinas armazenando e buscando dados no nosso servidor atual (é um PC comum usado como servidor) mas este numero de maquinas deverá dobrar até a metade de 2017.
Ok, historia contada, agora vamos ao que interessa, eu não sou profissional com hardware mas pretendo montar este servidor eu mesmo, pois acredito que
assim eu possa montar uma maquina melhor com um custo menor, o orçamento que eu tenho para a montagem deste servidor é de R$7.500,00 e eu gostaria de algumas dicas importantes para a montagem de um servidor pois eu nunca trabalhei com uma maquina feita especificamente para ser um servidor e gostaria de saber o que de mais importante eu preciso adquirir para ele. Vamos ao que eu já pesquisei e tenho em mente.

 

    ° Motherboard (placa-mãe):    O que eu consegui aprender sobre uma boa placa-mãe para um servidor é que: Ela precisa ter opção de RAID 0-1, pois esta configuração ajuda na segurança dos dados gravados nos hd configurados desta maneira, também pensei em adquirir uma placa que aceitasse RAM DDR4 pois eu pretendo utilizar este servidor por um bom tempo o DDR4 esta em grande crescimento, Também  estive pensando em adquirir uma placa com suporte para 2 processadores (atualmente pretendo adquirir apenas um processador mas dependendo da diferença de preço entre uma placa com 1 e 2 processadores seria viável comprar com 2 processadores pensando no futuro).  Agora as duvidas que tenho sobre placa-mãe: 1º- eu pretendo usar um servidor secundário fazendo os backups de tudo que for instalado neste servidor primário no segundo servidor ( Tipo fazer um espelhamento de computador para que se este servidor der pane eu apenas conecte o outro servidor e não fique com todo o meu sistema parado esperando que o primeiro servidor seja concertado) mas eu não sei se para fazer este tipo de "espelhamento", a placa-mãe precisa ter esta ferramenta interna ou se eu vou depender adicionar outro hardware para faze-lo e se caso eu precise adicionar este outro hardware a placa precisa ser compatível com ele?  Também tenho duvida a respeito de conectar dois cabos de rede (rj45) no mesmo computador, existe placa que já vem com 2 entradas ou eu precisaria de outro hardware adicional e também se a placa-mãe teria que ser compatível com este hardware.


    °Processador: A primeira duvida sobre processador é: processador Intel da linha XEON ou da linha I7? estive pesquisando e vi que muitas pessoas preferem os processadores da linha XEON para servidores mas eu não entendi muito bem o motivo. Gostaria de uma sugestão de um processador ( intel porque eu não tenho um local com boa temperatura para manter um AMD bem refrigerado) que caberia neste meu orçamento. Atualmente eu uso ele apenas como servidor de dados mas eu tenho alguns projetos futuros para usa-lo como controlador de vários dispositivos da minha empresa, como Internet, impressoras, Virtual Desktop, dentre outras aplicações, então eu tenho que pensar em uma boa memoria pois eu acredito que futuramente ela ira executar varias tarefas ao mesmo tempo e isto exigirá um grande processamento.


    °Memoria RAM: Como eu já disse acima eu pretendo adquirir memorias RAM DDR4 mas eu ainda estou em duvida sobre a quantidade de memoria seria essencial para esta minha maquina, eu estive pensado em duas HyperX FURY 16GB  DDR4, mas não sei se seria o suficiente para alimentar o processador (aceito sugestões).
    

     °HD (disco rígido): acredito que esta seja a minha maior duvida em todos estes hardwares, como este é um servidor de dados, então eu preciso de uma  resposta rápida ao buscar um dado em meu HD e isto me preocupa, eu não entendo exatamente o que iria aumentar a velocidade da conexão com os HD's, a unica coisa que consegui entender a respeito disto é que entre todos os SATA's o SATA3 consegue uma conexão mais rápida e mais estável, mas também percebi que existem  outros tipos de HD como DE/PATA, SCSI, Fibre channel e SAS. gostaria de saber qual destes é mais recomendado para um servidor e qual o tamanho de alocação máxima que é considerado seguro para cada HD que eu instalar.

 

      °Fonte: Sobre a fonte não sei muito o que dizer, apenas gostaria de saber se a marca EVGA é confiável e se 750w conseguiria alimentar todos estes produtos, (aceito sugestões de fontes mas não preciso de fontes com no-break interno, pois eu já possuo um no-break de grande porte alimentando meus equipamentos).


    °Gabinete e cooler: Sobre isto eu não tenho a minima ideia sobre o que comprar, só sei que preciso de um gabinete grande e com opções de organização, também preciso que ele possua vários locais para Coolers porque eu não possuo uma sala climatizada para refrigerar este servidor e não preciso mante-lo refrigerado com cooler. Sobre Coolers eu gostaria de saber qual modelo e marca tem boa refrigeração e que principalmente não faça barulho.

 

 

Eu sei que ficou um texto enorme mas eu ficaria muito agradecido se alguém me ajudasse a escolher as melhores peças para este servidor.

 

 


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro...

 

Segundo...

 

R7 1700 1250$ - 8 núcleos e 16 threads \ equivalente a um i7-6900K \ 5960X \ 7820X.

Mobo B350 420~500$

 

 

RAM * HD depende do tipo de dados

Vai ter bancos enormes? Uma pohada de RAM

Vai ter um repositorio de arquivos e varios backups? Uma pohada e armazenamento.

 

Fonte vai depender disso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Wallyson Campos Boa tarde

 

Veja se essa máquina atende suas necessidades.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776231637-servidor-dell-power-edge-t320-hd-3tb-_JM

Para banco de dados creio que a melhor tipo de armazenamento é raid10, por garantir desempenho e segurança maior do que raid 0 e 1.

E memória para servidor precisa ser ECC creio eu.

 

Att Edvaldo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

 

E memória para servidor precisa ser ECC creio eu.

 

Não precisa, mas, é aconselhável, vai que rola uma tempestade solar e vira um elétron de cabeça para baixo em um dos módulos :lol:

 

--

 

Os R7 1700 PRO talvez sejam uma boa opção tambem, ou algo da linha Epyc, dependendo de quando e a quanto chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Atretador disse:

 

Poderia elaborar um pouco mais sobre isto?

Não sei de você leu direito o meu tópico mas caso não tenha lido vou simplificar para você, estou interessado  em informação sobre hardwares feitos específicos para servidores, procuro por informações e você me deu apenas indicações, alem do mais suas indicações foram para um pc simples, ou um pc para games, ao invés de indicar hardwares específicos para um servidor, por isto eu disse que parece que não tem ninguém que intenda realmente das necessidades de um servidor. (Uma maquina com configurações "simples" como essa que você me indicou  eu já montei para jogar meus games em casa e isto eu já estou bem familiarizado com estes hardwares, por isto estou a procura de informações especificas para servidores), mas te agradeço de qualquer maneira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, você entende que os componentes que os servidores usam são os mesmo de computadores "normais"? E que computadores "normais" podem ser usados como servidores?

 

Ja vi empresas usando i3\Core2Quads como servidores para você ter uma ideia

 

Se você quer gastar com peças "especificas" para servidor, vai sair bem acima dos 7500$ mesmo que lhe entregue o mesmo ou menos que peças "normais".

 

Ryzen que eu sugeri por exemplo, serve de boas para um server, alem de ter muito poder de processamento por ter 8 núcleos e 16 threads, com um TDP muito baixo de 65W podendo rodar com um cooler passivo sem problemas, ainda por cima tem suporte a memoria ECC para servidores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Atretador disse:

Ok, você entende que os componentes que os servidores usam são os mesmo de computadores "normais"? E que computadores "normais" podem ser usados como servidores?

 

Ja vi empresas usando i3\Core2Quads como servidores para você ter uma ideia

 

Se você quer gastar com peças "especificas" para servidor, vai sair bem acima dos 7500$ mesmo que lhe entregue o mesmo ou menos que peças "normais".

 

Ryzen que eu sugeri por exemplo, serve de boas para um server, alem de ter muito poder de processamento por ter 8 núcleos e 16 threads, com um TDP muito baixo de 65W podendo rodar com um cooler passivo sem problemas, ainda por cima tem suporte a memoria ECC para servidores.

 

 

 

A Mobo que você me indicou primeiramente só possui uma entrada de rede rj45, necessito de duas, ela também não é compatível com RAID10, ai você já pode ver o motivo que preciso de peças especificas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 04/07/2017 às 16:01, Atretador disse:

Não precisa, mas, é aconselhável, vai que rola uma tempestade solar e vira um elétron de cabeça para baixo em um dos módulos :lol:

 

--

 

Os R7 1700 PRO talvez sejam uma boa opção tambem, ou algo da linha Epyc, dependendo de quando e a quanto chegar.

@Atretador Boa tarde

 

Se é servidor acho viável sim usar memória ECC, esse tipo de máquina normalmente é feito pra ficar ligada 24 horas sem necessidade de reiniciar por diversos meses.

https://www.tecmundo.com.br/segurança/2518-o-que-sao-memorias-registradas-ecc-.htm

Quando se fala em servidor ou workstation você precisa de algo que tenha estabilidade, com força e que não te dá dor de cabeça.

Porque para uma maquina comum (desktop ou notebook) se der tela azul precisar reiniciar não vai ter muito prejuízo, agora em uma maquina que vai ter diversos usuários conectado nela o simples fato de reiniciar pode trazer prejuízo.

Esse tipo de maquina precisa ter o minimo possível de manuseio humano, tudo tem que ser automático, rotina de backup tudo sozinho por exemplo.

@Wallyson Campos

É que a maioria aqui está focado em maquina do tipo desktop e notebook para uso caseiro, por isso que quase ninguém está conseguindo te ajudar.

No meu trabalho antigamente a gente mesmo montava os servidor ( já estão bem velhos rsrsrs).

Mais entre de uma olhada em site que montam servidor para você ter um ideia do que você vai ter que comprar de hardware.

Ligue na Dell, HP, Lenovo e faça um orçamento para sua finalidade assim você tem uma ideia do que precisa.

 

Att Edvaldo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Wallyson Campos disse:

É parece que ninguém deste fórum intende nada de servidor, ou ninguém realmente interessado em ajudar, agradeço mesmo assim.

 

Prezado,

 

Sendo este um fórum de participação voluntária e não um serviço pago, a ajuda vem na medida do possível para as pessoas.

 

Você teve 4 respostas no tópico e sequer agradeceu aos colegas que o fizeram.

 

Isso não é legal, e esperamos que não se repita.

 

Além disso:

 

8 horas atrás, Wallyson Campos disse:

Não sei de você leu direito o meu tópico mas caso não tenha lido vou simplificar para você, estou interessado  em informação sobre hardwares feitos específicos para servidores, procuro por informações e você me deu apenas indicações, alem do mais suas indicações foram para um pc simples, ou um pc para games, ao invés de indicar hardwares específicos para um servidor, por isto eu disse que parece que não tem ninguém que intenda realmente das necessidades de um servidor. (Uma maquina com configurações "simples" como essa que você me indicou  eu já montei para jogar meus games em casa e isto eu já estou bem familiarizado com estes hardwares, por isto estou a procura de informações especificas para servidores), mas te agradeço de qualquer maneira.

 

O tom de sua mensagem novamente foge da cordialidade, e a indicação do colega se deu baseado no que você mesmo indicou na primeira mensagem.

Se você quer um servidor "de verdade", não devia citar memórias não ECC, logo, assume-se que você não precisa de um equipamento onde o máximo da estabilidade (muitas casas depois da vírgula da possibilidade de erros) é ponto crítico, então, com o que te foi indicado você pode perfeitamente fazer um pouco da sua parte e procurar pelas peças pra continuar o assunto aqui do tópico, coisa que você até agora não demonstrou ter feito.

 

Pela necessidade que você descreveu na primeira menagem do tópico, novamente, o que te indicaram é perfeitamente adequado, mas se não te satisfazem, dê uma rodada nos sites da Dell, HP e Lenovo, por exemplo, e veja quais servidores "de verdade" cabem no teu orçamento, tem Xeons pra todos os gostos e bolsos.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Evandro disse:

 

Prezado,

 

Sendo este um fórum de participação voluntária e não um serviço pago, a ajuda vem na medida do possível para as pessoas.

 

Você teve 4 respostas no tópico e sequer agradeceu aos colegas que o fizeram.

 

Isso não é legal, e esperamos que não se repita.

 

Além disso:

 

 

O tom de sua mensagem novamente foge da cordialidade, e a indicação do colega se deu baseado no que você mesmo indicou na primeira mensagem.

Se você quer um servidor "de verdade", não devia citar memórias não ECC, logo, assume-se que você não precisa de um equipamento onde o máximo da estabilidade (muitas casas depois da vírgula da possibilidade de erros) é ponto crítico, então, com o que te foi indicado você pode perfeitamente fazer um pouco da sua parte e procurar pelas peças pra continuar o assunto aqui do tópico, coisa que você até agora não demonstrou ter feito.

 

Pela necessidade que você descreveu na primeira menagem do tópico, novamente, o que te indicaram é perfeitamente adequado, mas se não te satisfazem, dê uma rodada nos sites da Dell, HP e Lenovo, por exemplo, e veja quais servidores "de verdade" cabem no teu orçamento, tem Xeons pra todos os gostos e bolsos.

 

1º tanto quanto na primeira mensagem quanto na segunda que você me citou eu agradeço a ajuda que foi dada.

 

2º Eu recorri ao fórum exatamente porque preciso de ajuda, então se eu citei memorias não e ECC não significa que eu estou pensando em montar um servidor sem essas memorias e sim que eu não entendia o porque era tão importante ter a memoria ECC, afinal foi para isto que eu recorri ao fórum, pois preciso de conhecimento. Mas se este tópico esta causando desconforto na comunidade pode coloca-lo como fechado e exclui-lo se for o caso, NOVAMENTE agradeço a todos que tentaram ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
43 minutos atrás, Wallyson Campos disse:

 

1º tanto quanto na primeira mensagem quanto na segunda que você me citou eu agradeço a ajuda que foi dada.

 

2º Eu recorri ao fórum exatamente porque preciso de ajuda, então se eu citei memorias não e ECC não significa que eu estou pensando em montar um servidor sem essas memorias e sim que eu não entendia o porque era tão importante ter a memoria ECC, afinal foi para isto que eu recorri ao fórum, pois preciso de conhecimento. Mas se este tópico esta causando desconforto na comunidade pode coloca-lo como fechado e exclui-lo se for o caso, NOVAMENTE agradeço a todos que tentaram ajudar. 

@Wallyson Campos Bom dia

 

Não tem necessidade de fechar o tópico, como o @Evandro comentou a ajuda aqui é voluntária sem fins lucrativos para ninguém.

Nem todos aqui tem o mesmo conhecimento, o que você achou que não possui serventia você deve ignorar.

Tentei montar essa maquina veja se te agrada

placa-mãe PARA SERVIDOR LGA1151 INTEL DBS1200SPL R$1700 +/-

PROCESSADOR PARA SERVIDOR LGA1151 INTEL XEON E3-1230V5 3.40 GHZ R$1500 +/-

MEMÓRIA PARA SERVIDOR 16 GB DDR4 2133 ECC UDIMM KINGSTON KVR21E15D8/16 R$1100 +/-

Gabinete Rack 19 Atx 3u - Servidor - 3etec R$425 +/-

Fonte Corsair Cx500 500w R$350 +/- Creio que uma fonte de desktop convencional conseiga suplir essa maquina.

Hd Sas 1 Tb 6gb/s Servidor Enterprise Ibm Dell Hp 3.5 R600 "se o servidor não demandar muito trafego de rede, RAID 1 (3 HD que nesse caso seria 2 para o banco de dados e uma para o SO) já é o suficiente, caso contrario raid 10 é mais indicado(nesse caso seria 5 HDs 4 para Raid10 e um para o SO.

Windows server 2016 R$1500 +/-.

Agora você precisa calcular tudo e ver se vale a pena montar ou comprar algo pronto, a memória caso queira pode diminuir para 8Gb.

Essa maquina que montei nas pressas rsrsr deu 8500 +/-.

 

Att Edvaldo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Wallyson Campos disse:

1º tanto quanto na primeira mensagem quanto na segunda que você me citou eu agradeço a ajuda que foi dada.

 

"agradeceu", não esqueça das aspas, pois foi a última coisa que você fez e ainda sim, depois de mensagens nada cordiais.

 

10 horas atrás, Wallyson Campos disse:

2º Eu recorri ao fórum exatamente porque preciso de ajuda, então se eu citei memorias não e ECC não significa que eu estou pensando em montar um servidor sem essas memorias e sim que eu não entendia o porque era tão importante ter a memoria ECC, afinal foi para isto que eu recorri ao fórum, pois preciso de conhecimento

 

E, mesmo sem conhecer sobre o assunto, você falou isso:

 

Em 06/07/2017 às 11:47, Wallyson Campos disse:

É parece que ninguém deste fórum intende nada de servidor, ou ninguém realmente interessado em ajudar, agradeço mesmo assim.

 

Ou seja, você não tem parâmetro nenhum pra avaliar o que lhe falaram, mas ainda sim julga que ninguém aqui tem capacidade de lhe ajudar.

 

10 horas atrás, Wallyson Campos disse:

Mas se este tópico esta causando desconforto na comunidade pode coloca-lo como fechado e exclui-lo se for o caso,

 

O tópico não causa desconforto e não contém nenhuma irregularidade, se tivesse, já teria sofrido intervenção, dado que eu não faço cerimônias para tal.

O que causa desconforto é sua postura soberba, que novamente se repete nesta mensagem, e é um dos motivos pra que pouca gente se disponha a vir aqui te ajudar.

Te falo por experiência própria que o modo que você passa uma mensagem, quando em comunicação escrita, é ponto crítico.

Eu não fui o único a achar que suas respostas não estão em bom tom. ;)

 

Outro ponto muito importante é que até agora você não falou qual será tipo de programa que a máquina vai rodar, é só um servidor de banco de dados?

A estabilidade e confiabilidade da máquina é fator crítico?

Espaço é um ponto crítico?

Possibilidade de expensão é um ponto crítico?

Pois se a máquina atual é um PC comum, o que dá a entender é que nenhuma destas perguntas tem resposta afirmativa, sendo assim, o que te indicaram nas mensagens anteriores é perfeitamente aplicável.

 

Você escreveu bastante na primeira mensagem mas não disse muito do que é importante para te ajudarem..

 

10 horas atrás, Wallyson Campos disse:

NOVAMENTE agradeço a todos que tentaram ajudar.

 

NOVAMENTE, faltaram as aspas. ;)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...