Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador operacional com audio estranho


Posts recomendados

Saudações.

Prezados, estou tentando montar um amplificador para fone, achei este circuito na internet, montei, já fiz de tudo, já troquei todas as peças e não resolve o problema.

O som sai "metalizado", horrível, e bastante ruido.

Na saída estou ligando um fonezinho comum (tipo de MP3 player).

Já não sei mais o que fazer... agradeço qualquer auxílio ou sugestão.

 

Um abraço.

 

q4wsJ.gif.73d470316d2a8afbeebb53de83119e79.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

né. E aguarde ele confirmar que isto é um pré amplificador portanto sem muita potência pra excitar um fone devido à alta/diferença impedância de saída/fone. Considere um lm386 . Colocar um par npn/pnp na saída até que pode dar mas é 1/2 chato de polarizar. Vai de lm386 mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ChicoDaRave Esse circuito é mais um experimento de um anônimo!, O site não dá nenhuma garantia de perfeito funcionamento!

(experimentalistsanonymous.com), porém não deixa de ser um Pré amplificador para o microfone de eletreto, mas não é um circuito completo para fornecer o som para um fone de ouvido!

Você precisa acrescentar um drive de corrente na saída dele para "sustentar" um fone de ouvido...

Considere a dica da colega acima!... (@Isadora Ferraz)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio , acho que você tem razão, liguei em umas caixinhas amplificadas e não ficou metalizado, mas no fone mesmo com o volume bem baixo ele estava com esse audio estranho, é normal?

Quanto ao ruido, tem algo que dê pra fazer?

Outra coisa, eu queria colocar um filtro passa baixa nele, qual seria a melhor maneira? (se fosse ajustável era melhor).

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse circuito tem uma impedância alta de saída, ao ligar numa entrada de uma caixinha amplificada (Impedância alta de entada) o som melhorou! Mas não importa o volume de saída, colocando o fone diretamente na saída do CI, (impedância baixa, cerca de 32 Ohms), ele não suporta a corrente de consumo do fone! (isso atrapalha tudo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio , certo amigo, hoje fiz outro teste, liguei em outro amplificador e o som voltou a ficar metalizado, me perdi, não entendi mais nada :(

Tenho aqui LM741, NE5532, TL062 e TL062CP.

LM741 não funcionou (acredito que pela tensão, estou alimentando com 5v).

NE5532 que tenho aqui eu acho que é falsificado mas o audio melhorou com ele.

TL062 não testei

TL062CP não testei também mas acho que é falsificado.

 

Tem alguma sugestão para o passa baixa?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 horas atrás, ChicoDaRave disse:

Tem alguma sugestão para o passa baixa?

Obrigado.

Ué! Sua intenção não era montar um pré para microfone de eletreto?

Bom! Ainda no pré, sugiro o circuito abaixo, é testado e você pode liga-lo direto ao fone de ouvido.

Amplific eletreto..png

Ele é baseado no CI também indicado no post da @Isadora Ferraz.... (LM386).

Sobre um circuito passa baixas, sugiro abrir outro tópico para não misturar assuntos diferentes em um só tópico...

 

PS: dos CIs que você menciona que testou, o único que poderia funcionar é o NE5532, (mesmo esse precisaria de pelo menos +3V e -3V) os outros precisam de uma tensão de alimentação um pouco maior e polarizações diferentes.

O proposto no primeiro post só funcionaria de acordo se alimentado por pelo menos 9V (minimo).

Como você esta alimentando o circuito com apenas 5V o único que se enquadra é o que mostrei acima que pode funcionar à partir de 4V!

 você pode também montar um circuitinho com apenas um transistor! Tipo esse abaixo:

preamp.gif

Onde esta descrito "saída para o rádio" terá que ter um amplificador de corrente para poder jogar a um fone de ouvido!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio bem de verdade minha intenção era fazer um detector de batidas (música), eu achei que conseguiria fazer, achei que simplificando o post ficaria melhor mas me lasquei!

Não consigo fazer, não sei como fazer e estou empatado agora, acho que deveria ter aberto o tópico mais específico para o assunto, mas agradeço pelo auxílio.

Um abraço.

 

PS: O fone era só pra eu ver se o audio estava ok ou se tinha ruido.

O passa baixa eu só tinha pedido uma sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ChicoDaRave Ok! Esse detector de batidas, seria como um comando de "bater palmas"  para ligar ou desligar um aparelho?

Tipo esses abaixo?

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/3045-art416.pdf

http://www3.eletronica.org/projetos/interruptor-eletrônico-controlado-por-som

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio ACHO que este de palma ele é mais sensível aos sons agudos, o que preciso é que pegue somente graves, depois acredito que irei colocar esse sinal em um microcontrolador e de lá comandar luzes ou motores... mas estou bem desanimado com amplificadores, eles dão muito trabalho e muito ruido e eu não sei resolver, imagina se colocar um motor de escova na mesma alimentação! Vai lascar de ruido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...