Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem algum problema usar pasta térmica implastec em Gtx 770?


Posts recomendados

Olá pessoal, seguinte, minha placa de vídeo (GTX 770 Evga SC 2gb) tá com temperaturas incomuns, vou fazer uma limpeza nela, e queria saber se tem algum problema usar pasta térmica implastec nela, pois é a única que tenho aqui no momento e de quanto em quanto tempo é recomendado trocar a mesma? Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, E. Soares disse:

nem a thermalsilver?

Acho que o @Contiusa até testou essa pasta no tópico dele.. Não lembro..

 

Não lembro se o CdH fez teste dela, mas não arriscaria coisa meia-boca, especialmente em VGA.. Ainda mais na 770, que tem mais TDP acima de 200 Watts..

 

------------------------------

 

EDIT - Sim, ele fez teste mesmo.. Inclusive, em uma 770

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jeffren de Andrade a tendência é piorar com a implastec, especialmente com o tempo. As pastas OEM de fábrica são melhores do que a Implastec, a menos que a sua tenha ressecado muito. Trocar de pasta toda hora também não é recomendado. Você está desalojando os adesivos térmicos e mexendo em hardware, coisa que só é para ser feita quando preciso ou quando você já não se importa com ele e está só de onda.

 

Junte uma grana e compre uma pasta decente. No ML tem a Xigmatek 3606 que está barata. Se quiser uma pasta melhor, tem a MX-4. Não compre Arctic Silver 5 (pasta antiga, com tempo de cura, pior do que as pastas modernas e cheio de falsificação no mercado).

 

Se a reaplicação ficou legal, troque a cada um ou dois anos, não menos do que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@E. Soares engana muito se você não fizer uma metodologia. Outro dia eu fiz um teste sobre se os water coolers demoram para estabilizar a temperatura. Durante os testes, a temperatura começou a subir e eu fiquei achando que ia dar uma diferença de 2ºC (bastante coisa). Só que na conta final, subtraindo pela temperatura intake (eu uso sonda), deu 0.4ºC. Mesmo sem contar a temperatura intake eu já estou fazendo com metodologia - posição do gabinete, temperatura ambiente, rotação dos fans, etc.

 

Então quando alguém diz "não mudou nada" entram vários fatores. Deve ter mudado e você não percebeu.

 

Qual é a sua CPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Não sei se era só isso para eu responder mas as configs são as seguintes;

PROC: Phenon x4 II 820 com cooler padrão.

MOBO: Ga-78lmt-usb3

ViDEO: Rx460

MEMO: 2x8gb kingston 

FONTE: Evga 430w

3x hd 7200rpm

3r system espresso

atualmente esta usando implastec branca faz uns 4 meses que troquei a pasta. (na próxima troca coloco thermalthek).

 

41 minutos atrás, Contiusa disse:

Então quando alguém diz "não mudou nada" entram vários fatores. Deve ter mudado e você não percebeu.

Não quis dizer que realmente não mudou nada, apenas que não foi algo muito significativo. 

Uma diferença de temperatura de 5ºc é realmente tão importante assim, para eu precisar comprar uma pasta termina muito mais cara de melhor qualidade? 

Não quero ser desrespeitoso nem nada, gostaria de saber mesmo.

1.jpg

 

EDIT: esquece minha pergunta, terminei de ler seu posta lá e vi a sua conclusão, era isso que eu pensava, minha maquina não faz OC e creio que não precise de pastas tão boas pois ela mesmo em 100% de uso não vai esquentar tanto.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@E. Soares bom, os testes foram feitos logo após a aplicação da pasta, então 5ºC podem se transformar em 10ºC em alguns meses, pois a implastec é uma espécie de pasta de dente com água (eu não usaria nem em cortador de grama). E ficar trocando de pasta o tempo todo incorre no risco de danificar a CPU ou as peças do micro. Especialmente quem não monta micro toda hora e tem mais risco de resvalar uma chave de fenda, de deixar cair a CPU, de fazer alguma besteira.

 

Mesmo que possa valer a pena em CPUs fracas, tipo Celeron, Pentium, ou de baixo TDP, mesmo 5ºC vai fazer a diferença no verão. E você pode comprar uma pasta simples como a Ceramique 2 que está por 15 reais na Pichau. 

 

Então abrir o micro a cada quatro, seis meses para trocar a pasta de dente do processador é um péssimo negócio que não vale os 10 pilas que você quer economizar, entende? Gaste logo 20-30 reais e acabe com esse drama. Se você utiliza uma pasta decente, pelo menos por 2 anos você não vai ter que pensar em trocar de pasta.

 

Então eu acho que implastec é mais uma pasta de emergência ou para os desavisados. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa, @RS Faria ,@E. Soares Seguinte, acabei de fazer uma limpeza geral no pc, e a pasta que já tava antes era implastec, que troquei pela silver de fabrica e me arrependi totalmente, eu coloquei implastec de novo, por que tinha que trocar, quando abri, a pasta já havia sumido, e só tinha tipo um óleo, vou aguentando sem forçar muito a gpu até que eu compre alguma pasta silver da quais me indicaram. As temperaturas anormais eram: 96°C no the witcher 3, quando eu jogava com a silver, chegava no maximo 76°C com graficos no alto/médio. E cá me surgiu outra dúvida, sempre coloquei implastec no processador, acham que devo comprar uma silver e usar para placa de vídeo e processador também? E qual periodicidade de troca para cada um ? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Jeffren de Andrade disse:

acham que devo comprar uma silver e usar para placa de vídeo e processador também?

 

Só precisa ter cuidado com esta denominação "silver". Isso é mais ou menos a mesma coisa que chegar na seção de fontes e dizer que tem uma fonte 350W "real". A maioria das pastas vagabundas do mercado, Implastec Silver incluído, tem "silver", "prata", "gold", "diamante" no nome. Arctic Silver incluída (apesar de ser uma pasta decente, só que antiga e muito falsificada).

 

Como eu mencionei das fontes, compre pela marca, não se ela é "silver", "prata", "gold" ou o que for.

 

Sim, vale a pena trocar a implastec do processador.

 

Se você comprar uma pasta térmica de qualidade, troque a cada dois, três anos. Se bater muita vontade, pode trocar de ano em ano, mas é desnecessário. Se comprar uma MX-4, pode esquecer no processador. A minha eu troquei depois de mais de 3 anos e ela estava nova. Eu poderia ter raspado e reaplicado. A fábrica dá uma validade de 8 anos.

 

Pastas bem baratas:

Ceramique 2, DeepCool Z5 e Z3 (Pichau) Cooler Master E2 IC Essential (Guerra Digital)

Pastas medianas:

Xigmatek 3606 (Guerra Digital, ML)

Pastas de qualidade:

MasterGel Nano (Kabum - ótimo preço), MX-4 e GC-Extreme (ML).

 

A MasterGel está por 32 reais no Kabum (ótimo preço).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Chegou minha MX-4, e é embalagem azul escura, na embalagem diz que é fábricada em 2017. 

@Jeffren de Andrade não recomendo implastec nessa GPU, como GPU tende a dissipar muito calor, e já trabalha em altas temps normalmente, botar uma pasta conhecida como ruim, é quase suicídio. Melhor presar em pastas não condutivas eletricamente, e de uma qualidade boa, e disso o amigo Contiusa entende bem!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Contiusa Chegou minha MX-4, e é embalagem azul escura, na embalagem diz que é fábricada em 2017. 

 

Sim, eu escrevi para eles e recebi a resposta no dia seguinte. Eles disseram que a de embalagem azul escura é a mais recente (no site ainda está a foto da branca, por isso que eu escrevi para eles). Muito boa essa pasta, especialmente pela longevidade dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Jeffren de Andrade se for limpar o cooler da CPU, não precisa trocar a pasta porque você vai ter que desmontar. Elas duram sem problemas. Se quiser trocar depois de um ano só para ver como é a durabilidade dessa pasta, troque só para ver.

 

Se for desmontar a placa de vídeo para limpar os fans e o dissipador, pode trocar a pasta. Mas a questão de desparafusar o dissipador são os adesivos térmicos. Se mexer demais eles pegam poeira, perdem a elasticidade e pode começar a esquentar o VRM. 

 

Eu trocava a pasta da CPU depois de um ano para ver o estado da pasta térmica. Se ela estiver legal, sem estar seca, não precisa mexer na placa de vídeo.

 

Vê aí. Use o bom senso. Só não troque antes de um ano porque isso cria um desgaste desnecessário no hardware e corre o risco de você deixar alguma coisa cair, riscar o die, danificar os adesivos térmicos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jeffren de Andrade disse:

@Contiusa  A implastec q eu havia colocado tá com temperatura maxima de 68 no the witcher 3, tá tão baixa pra um jogo pesado, será q devo colocar a mastergel mesmo ? kkk

 

Você que sabe, mas eu não usaria implastec nem em cortador de grama. Ainda mais em uma placa de vídeo? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...