Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Reinaldo Neto

Filtro passa baixa

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, eu tenho um gerador que tá gerando uma frequência suja de 2000hz além dos 60hz padrão e preciso ligar um Nobreak neste gerador sempre que a energia da concessionária cai, um QTA já foi implementado e está funcionando, porém o nobreak não liga devido a essa frequência acima do padrão.
No momento o Nobreak está ligado na energia da concessionária e preciso de um filtro para que só os 60hz chegue ao Nobreak, alguém pode me ajudar com isso?
OBS: Foi me passado que a própria resistência interna do gerador funciona como a resistênca do filtro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Reinaldo Neto disse:

Boa tarde pessoal, eu tenho um gerador que tá gerando uma frequência suja de 2000hz além dos 60hz padrão e preciso ligar um Nobreak neste gerador sempre que a energia da concessionária cai, um QTA já foi implementado e está funcionando, porém o nobreak não liga devido a essa frequência acima do padrão.
No momento o Nobreak está ligado na energia da concessionária e preciso de um filtro para que só os 60hz chegue ao Nobreak, alguém pode me ajudar com isso?
OBS: Foi me passado que a própria resistência interna do gerador funciona como a resistênca do filtro.

Seu no-break não liga, pois é de um modelo não apropriado à geradores. 

E acho bem estanho um grupo gerador deste tipo gerar 2Khz... Até porque nenhum motor iria funcionar e poderia queimar muitos esquipamentos. Quanto a isso, tenho certeza que existe uma confusão aí. 

Os geradores variam fácil a freqüência. Se ajustar sem carga, ao colocar a carga a freqüência já cai. 

Se ajustar com carga, ao retirar a carga a freqüência já aumenta. 

Existem geradores muito bons que até estabilizam. Mas usam processos eletrônicos sofisticados. Não devem ser geradores baratos. 

Os no-breaks que são projetados para funcionarem com geradores, geralmente aceitam de 47Hz até uns 70Hz....

Costumam ter uma tolerância grande.

Os no-breaks que não são projetados para geradores, são circuitos mais simples baseados num micro-controlador simples com um cristal como oscilador. Por isso não aceitam mais que 5% de variação de freqüência e geradores variam bem mais que isso durante o uso. 

A rede elétrica funciona igual a um relógio. A variação é tão pequena, que antigamente usavam o sinal da rede elétrica para fazer os relógios medirem as horas. E realmente funcionava.  

Editado por albert_emule

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente tá 1/2 confuso...Quer dizer que você tem uma fonte de sinal quadrático 2Khz de potência relativamente alta e você substitui a bateria por ele? Se ele for 12Vrms ou a tensão do seu nobreak, basta-lhe retificar e filtrar e aplicar onde estava a bateria.

Sugiro publicar algum desenho/foto/esquema...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um sistema eletrônico para tratar desse ruído não seria fácil de projetar e nem de construir.

Penso que o melhor seria conseguir um transformador de isolação blindado, ainda com blindagem múltipla. O mesmo filtraria, possivelmente até removendo por completo, qualquer ruído proveniente do gerador, tanto de modo comum quanto diferencial F5Rua4D.gif.

O vendedor deste produto do Mercado Livre disse que trabalha com isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717906200-transformador-isolador-500va-blindagem-eletrostatica-_JM

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo uma freqüência de 2Khz em cima da onda de 60Hz é muito fácil filtrar: 

1280px-Lowpass_Filter_LC.svg.png

O indutor é pode usar de 500uH até uns 1mH

O capacitor pode usar de uns 10uF 

Um filtro assim faz milagres.

Se o de 10uF não for suficiente, basta aumentar a capacitância. 

Mas só não corrige harmônicas. Aquelas distorções sobre a onda, que não deixam de ser uma freqüência extra na onda. Mas acredite: As harmônicas não costumam afetar os no-breaks. Há não ser que sejam muito severas. 

Compartilhar este post

Link para o post

@albert_emule

Esta ferramenta web é útil para calcular filtros básicos F5Rua4D.gif:

http://sim.okawa-denshi.jp/en/RLClowkeisan.htm

Com L = 1mH e C = 680μF no filtro passa-baixa que você postou, consegui uma atenuação de 40dB (de 100 vezes) a 2kHz, mantendo 0dB em 60Hz. Além disso, esses seriam valores comerciais de capacitores e indutores de potência.

Entretanto, a complicação seria a disponibilidade desses componentes. Para isso seria necessário conhecimento técnico sobre o gerador e a carga.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais