Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro passa baixa


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, eu tenho um gerador que tá gerando uma frequência suja de 2000hz além dos 60hz padrão e preciso ligar um Nobreak neste gerador sempre que a energia da concessionária cai, um QTA já foi implementado e está funcionando, porém o nobreak não liga devido a essa frequência acima do padrão.
No momento o Nobreak está ligado na energia da concessionária e preciso de um filtro para que só os 60hz chegue ao Nobreak, alguém pode me ajudar com isso?
OBS: Foi me passado que a própria resistência interna do gerador funciona como a resistênca do filtro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Reinaldo Neto disse:

Boa tarde pessoal, eu tenho um gerador que tá gerando uma frequência suja de 2000hz além dos 60hz padrão e preciso ligar um Nobreak neste gerador sempre que a energia da concessionária cai, um QTA já foi implementado e está funcionando, porém o nobreak não liga devido a essa frequência acima do padrão.
No momento o Nobreak está ligado na energia da concessionária e preciso de um filtro para que só os 60hz chegue ao Nobreak, alguém pode me ajudar com isso?
OBS: Foi me passado que a própria resistência interna do gerador funciona como a resistênca do filtro.

 

 

 

Seu no-break não liga, pois é de um modelo não apropriado à geradores. 

 

E acho bem estanho um grupo gerador deste tipo gerar 2Khz... Até porque nenhum motor iria funcionar e poderia queimar muitos esquipamentos. Quanto a isso, tenho certeza que existe uma confusão aí. 

 

Os geradores variam fácil a freqüência. Se ajustar sem carga, ao colocar a carga a freqüência já cai. 

Se ajustar com carga, ao retirar a carga a freqüência já aumenta. 

Existem geradores muito bons que até estabilizam. Mas usam processos eletrônicos sofisticados. Não devem ser geradores baratos. 

 

Os no-breaks que são projetados para funcionarem com geradores, geralmente aceitam de 47Hz até uns 70Hz....

Costumam ter uma tolerância grande.

Os no-breaks que não são projetados para geradores, são circuitos mais simples baseados num micro-controlador simples com um cristal como oscilador. Por isso não aceitam mais que 5% de variação de freqüência e geradores variam bem mais que isso durante o uso. 

 

A rede elétrica funciona igual a um relógio. A variação é tão pequena, que antigamente usavam o sinal da rede elétrica para fazer os relógios medirem as horas. E realmente funcionava.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente tá 1/2 confuso...Quer dizer que você tem uma fonte de sinal quadrático 2Khz de potência relativamente alta e você substitui a bateria por ele? Se ele for 12Vrms ou a tensão do seu nobreak, basta-lhe retificar e filtrar e aplicar onde estava a bateria.

Sugiro publicar algum desenho/foto/esquema...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um sistema eletrônico para tratar desse ruído não seria fácil de projetar e nem de construir.

 

 

 

Penso que o melhor seria conseguir um transformador de isolação blindado, ainda com blindagem múltipla. O mesmo filtraria, possivelmente até removendo por completo, qualquer ruído proveniente do gerador, tanto de modo comum quanto diferencial F5Rua4D.gif.

 

 

 

O vendedor deste produto do Mercado Livre disse que trabalha com isso:

 

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717906200-transformador-isolador-500va-blindagem-eletrostatica-_JM

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo uma freqüência de 2Khz em cima da onda de 60Hz é muito fácil filtrar: 

 1280px-Lowpass_Filter_LC.svg.png

 

 

O indutor é pode usar de 500uH até uns 1mH

O capacitor pode usar de uns 10uF 

 

Um filtro assim faz milagres.

Se o de 10uF não for suficiente, basta aumentar a capacitância. 

 

Mas só não corrige harmônicas. Aquelas distorções sobre a onda, que não deixam de ser uma freqüência extra na onda. Mas acredite: As harmônicas não costumam afetar os no-breaks. Há não ser que sejam muito severas. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

 

 

Esta ferramenta web é útil para calcular filtros básicos F5Rua4D.gif:

 

 

 

http://sim.okawa-denshi.jp/en/RLClowkeisan.htm

 

 

 

Com L = 1mH e C = 680μF no filtro passa-baixa que você postou, consegui uma atenuação de 40dB (de 100 vezes) a 2kHz, mantendo 0dB em 60Hz. Além disso, esses seriam valores comerciais de capacitores e indutores de potência.

 

 

 

Entretanto, a complicação seria a disponibilidade desses componentes. Para isso seria necessário conhecimento técnico sobre o gerador e a carga.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...