Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectar rede Wi-Fi Debian 9 Stretch modo texto


Posts recomendados

Prezados,

Estou tendo dificuldades em conectar uma instalação nova do Debian 9 Stretch sem interface gráfica a minha rede wi-fi, já instalei o firmware e o Debian reconhece a a placa de rede, porém quando tento usar o comando sudo apt-get update para testar a conexão apresenta erro, o mesmo não ocorre quando conectado através do cabo de rede.

Ao digitar o comando iwconfig a saída é


wlp6s0 IEEE 802.11 ESSID:off/any
Mode:Managed Aceess Point: Not-Associated Tx-Power=0 dBm
Retry short limit: 7 RTS thr=2347 B Fragment thr:off
Encryption key:off
Power Management:on

 

e meu /etc/network/interfaces

 

auto wlp6s0
iface wlp6s0 inet dhcp
wpa-ssid ********
wpa-psk ******************************************

 

quando digito ifup wlp6s0 apresenta o erro

 

ifup: unknow interface wlp6s0

 

lembrando que meu roteador está configurado como dhcp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Recomendo usar o NetworkManager para isso. Plugue um cabo de rede temporariamente e instale-o caso necessário (pacote network-manager).

 

Depois, desative o ifupdown

 

systemctl disable --now networking.service

 

e habilite o NM

 

systemctl enable --now NetworkManager.service

 

Agora, em /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf, na seção [ifupdown], troque managed=false por managed=true .

 

Por garantia, reinicie. Assim temos certeza que o NM estará no comando.

 

Por fim, use o nmcli para conectar à rede sem fio:

 

https://docs.ubuntu.com/core/en/stacks/network/network-manager/docs/configure-wifi-connections

 

Mais opções:

 

https://docs.fedoraproject.org/en-US/Fedora/25/html/Networking_Guide/sec-Connecting_to_a_Network_Using_nmcli.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que o plugin ifupdown não salva as conexões em /etc/network/interfaces; apenas serve para o NM consultar quais interfaces estão listadas no arquivo e ignorá-las caso managed=false (que nós mudamos propositadamente para managed=true) . Portanto, se você quiser olhar onde o NM salva as conexões, olhe no diretório /etc/NetworkManager/system-connections.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...