Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

@Littmann Por isso o termo "loteria do silicio"

 

Não se preocupe, de 3.8 para 3.9 não tem muita diferença, pra mim pelo menos não vale a pena o calor\barulho extra para usar a 4.0Ghz quando a 3,8Ghz é tão mais fácil, mesmo eu fazendo conversão\renders\compilação\VMs+jogos com um 4C\8T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa quando eu seto minhas memorias pra  rodar a 2800 o pc nao da boot, porque? Atualizei pra versao mais recente da bios já e elas suportam 2800mhz

Modelo: F4-2800C16GRK

Latência: 16-16-16-36

Velocidade: 2800MHz

tensão: 1.20v

adicionado 2 minutos depois

@Atretador É com meu i5 3570k eu fui premiado, pegava 4.5ghz com 1.85 de vcore numa p8z77v pro. No fim eu sei que de 3.8 pra 4.0 nao vai valer tanto pelo aumento do vcore, mas queria ver ate onde chegava, comprei essa mobo achando q ia conseguir isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Atretador Ou quem saiba. Estou comprando um R7 1700 e querendo usar ele no máximo a 3.7 mesmo, sem OC excessivo. E quero deixar minhas memórias a no mínimo 2933Mhz(pelo que vi todas aguentam esse OC nas memórias). A questão é, qual placa vai ter a melhor vida util com esse OC de 3.7, olhando claro o custo/benefício. Compensa comprar uma placa dessas mais caras se não vou subir muito meu clock?

 

Estou em dúvida entre essas placas:


GIGaBYTE GA X370 GAMING  - 699,00

ASUS PRIME B350 PLUS - 609,00

ASUS TUF B350M PLUS GaMING - 589,00

GIGABYTE GA AB350 GaMING - 509,00

GIGABYTE GA AB350M - 424,90

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Padilha de LimaSe for pegar B350 recomendo a da Gigabyte que o som é o mesmo da versão da X370 aceita quatro pentes de memória etc.. já que quer o que tem os melhores recursos e aguenta um bom overclock mesmo não sendo a melhor das B350 para isso.´

As placas da Gigabyte para recursos em geral são uma das melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Padilha de Lima Assim como o SamucaFO disse, a Gigabyte GA-AB350 Gaming é uma opção boa, levando em consideração o chipset de áudio. Mas a diferença fica clara apenas com Fones de Ouvido decentes. Se for utilizar fones que utilizam a saída USB, ou se for apenas enviar esse audio para caixas de som que não conseguem reproduzir frequências com muita fidelidade, você pode tentar pegar outra placa.

 

A Asus B350 TUF parece interessante, a Prime B350 Plus também. São mais caras no entanto, mas os componentes de VRM aparentam ser um pouco melhores.

 

Sobre o OC das memórias, depende muito das memórias que você irá tentar fazer Overclock. Se você pretende gastar uma graninha, procure memórias similares ou iguais as minhas (as cores não importam), e você deverá conseguir clocks altos nas memórias sem problemas.

 

Se quiser economizar, você estará jogando uma loteria. Mesmo com o Agesa 1.0.0.6a/b, muitos usuários ainda não conseguem alcançar os 2666 Mhz com estabilidade o suficiente, enquanto outros conseguem, mas empurrando altas voltagens no SoC ou nas memórias mesmo.

 

Fica a seu critério, se você irá montar um PC pra "durar", e não pretende gastar muito em upgrades próximos (2 anos ou mais), tente investir em componentes como placa-mãe e memórias.

 

Caso seu uso não seja tão voltado a "produtividade" onde o multi-threading do processador não irá contar tanto, você pode também ponderar sobre trocar o R7 por um R5 1600, irá salvar uns trocos no processador sem perder tanto desempenho e poderá investir em outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho Então eu sou Engenheiro e usarei muito o multi-threading sim, Trabalho com uso uns programas que demoram uns 40 minutos processando calculos no meu pc atual, por isso quero trocar. Eu iria comprar a X370, porém eu fico com receio de gastar sem precisar, sendo que n vou querer ir pra um OC além de 3.7.

 

Sobre a RAM acho que vou ir de Memória G.SKill Ripjaws V 8GB 2800MHz DDR4 CL 17 - F4-2800C17S-8GVR

 

O audio n vai fazer mt diferença pra mim, o que eu quero é saber de vida util mesmo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou bem leigo no assunto de overclock, resolvi colocar meu ryzen 5 1600 a 3.7 e vejam como está, me digam se há algo errado ou fora dos padrões, algo que possa prejudicar as peças ou o sistema. Abraço e segue as fotos.
Temperatura ambiente hoje está na faixa nos 26 graus, temperatura usando chrome fica em torno de 35-37 graus.

pc1.png

pc2.png

pc3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, me ajudem, não sei mais o que fazer, acabei de montar outro pc na correria, porque o outro ficava desligando do nada, agora esse também.

É Macumba ou Vodoo?

Do pc antigo só fiquei com a fonte, water e GPU

 

Ryzen 1700x 

WATER H100i

GTX 760

SSD SANDISK 480GB

SEAGATE 1T

Corsair Cx 750

ROG STRIX B350-F GAMING

Corsair Vengance LPX 2400 ( de cara a moba só roda em 2133, se colocar pra 2400 ela liga e desliga 2x no boot e volta pra 2133)

 

 

Após 10/15 min desliga sem nenhum aviso, como se tivesse puxado da tomada, porém os leds não apagam, e as vezes tenho que desligar a fonte pra conseguir bootar.

 

image.thumb.png.e28925a3ffa588566249887ebcd942b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Lencione Eu diria que parece okay, mas é complicado dizer se algo assim está bom mesmo se você não chegou a fazer alguns testes, tipo jogos pesados, testes de stress, benchmark, etc...

 

Lhe recomendaria procurar de como utilizar testes de Stress como o AIDA 64, Prime 95, OCCT e Intel Burn Test para começar nessa jornada de overclock.

 

@Gabriel Reis_761652 O PC desliga mesmo e você não tem mais nenhum controle sobre ele ou, por exemplo, você ainda consegue ativar CAPS/NUM Lock?

 

Tente verificar isso, tente utilizar apenas um pente de memória e veja se o problema ainda ocorre.

 

Você fez uma instalação limpa de seu sistema operacional também quando adquiriu o novo hardware?

adicionado 16 minutos depois

@Diego Padilha de Lima Fiquei uns dias meio inativo, as coisas andam corridas aqui do meu lado...

 

Bem, se você for usar e atualmente renderizar os projetos, o 1700 irá fazer diferença. Se você for apenas salvar os projetos para renderizar em outro lugar, o multi-threading do processador não irá fazer tanta diferença quanto o IPC.

 

Nas memórias ram, aparentemente as memórias decentes de 3.200 Mhz CL15/14 sumiram do mercado. Eu realmente lhe recomendaria pegar uma memória assim para extrair o máximo de desempenho do processador, por mais que a diferença não seja absurda. 

 

As memórias que pretende pegar tem ICs da Hynix, e você provavelmente terá um pouco de dificuldade de alcançar a velocidade máxima delas.

 

Tem umas memórias Hyper X que vi no Kabum, elas tem IC Hynix também, porém você conseguirá trabalhar com elas em dual channel. Memória Kingston HyperX Predator 8GB (2x4GB) 3000Mhz DDR4 CL15 - HX430C15PB3K2/8

 

Sobre sua placa-mãe, não se confunda tanto quanto a capacidade de overclock.

 

Os VRMs de algumas placas X370 são melhores para aguentar os R7, porém, não são todas, e principalmente nas X370 mais simples, você terá o mesmo VRM que em uma B350.

 

Isso é mais agravante em overclocks acima de 3.8 Ghz/ 1.35V, tanto que algumas B350 limitam a tensão máxima dentre os 1.38 e 1.4V, para não fritar os VRMs.

 

Escolha dentre a lista de placas que citou acima e você não terá tantos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

 

@Gabriel Reis_761652 O PC desliga mesmo e você não tem mais nenhum controle sobre ele ou, por exemplo, você ainda consegue ativar CAPS/NUM Lock?

 

Tente verificar isso, tente utilizar apenas um pente de memória e veja se o problema ainda ocorre.

 

Você fez uma instalação limpa de seu sistema operacional também quando adquiriu o novo hardware?

 

Meu caro, E por enquanto só tenho 1 pente 8gb mesmo.
Seguinte, ele basicamente faz aquele barulho típico do HD quando desliga, e a tela se apaga e o teclado e mouse também ficam apagados, e não ligam,  porém as ventoinhas e os leds continuam do mesmo jeito como se estivesse ligado. Daí o Led da Moba pisca como se tivesse reiniciando,mas não apita nem da boot, só consigo desligar pelo botão da fonte. os botões do gabinete não funcionam nesse crash.

Fiz instalação limpa antes. Criei um Pendrive pelo site da Microsoft.  Estou fazendo outra agora, formatei tudo.

 Uma coisa estranha que notei antes de acontecer isso é ele piscando a tela aleatoriamente no processo de instalação do Windows e depois quando inicia. (gravei um vídeo, ignore os barulhos, é da cadeira)

 

Parece curto. Mas baixei o último driver da nvidia e parou. Porém acontecer isso durante a instalação do Windows nunca vi. Será a fonte? Curto na moba? peguei ela zero lacrada. Peguei tudo essa semana,  lacrado,  só deu tempo de fazer aquelas cfg no windows pra usar ssd, e atualizar todos os drivers da Asus, Bios etc, e fazer o O.C pelo soft Asus, sem alterar nada de cfg, ( um detalhe que reparei fou que ao resetar a bios, ele fica com 3,4ghz e 1,48V cpu, e com O.C ele fica com 3,78Ghz e 1.35/37V. Estou ficando louco Já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho em jogos como pubg, jogando no com algumas opções no ultra a temperatura fica em torno de 51-57 teve uma vez que chegou a um máximo de 60 graus, a gpu entretanto quando subo alguns gráficos pro ultra chega a uma temperatura de 70 graus no máximo mas normalmente é 63-65.

até agora não obtive nenhum travamento, nenhum freeze, só queria saber quais temperaturas você acha ideais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to achando que é o próprio soft da Asus que está apresentando problemas, pela 3a vez seguida, eu formato o windows, instalo tudo, atualizo tudo, quando eu instalo o programa Asus p Overclock ele dura no max 20 min ligado, só no chrome!

 

Agora eu fiz tudo outra vez, mas não instalei ele, agora com quase 1h ligado nem sinal de crash!

 

Pergunta 1: Se eu não instalar esse Soft da placa-mãe, pra "otimizar" com as tecnologias dela, eu estou deixando de usufruir de algum benefício? 

Se sim estou lascado!

 

Pergunta 2: Porque a moba não aceita o clock padrão da memória 2400mhz? mesmo manualmente da erro no boot e só fica no 2133mhz, mesmo após reinstalar a bios mais atual, e zerar os parametros!

 

 

Segue as img.

 

Screenshot_1.thumb.png.fe96235931b2ceba6f6c452b4ecd202e.pngScreenshot_5.thumb.png.acf4ce0c1e15601fb26fdf108ed1c75e.pngScreenshot_3.thumb.png.a99c6149a6a23c17c18e86e8dc9908f7.pngScreenshot_2.thumb.png.294723eeecf8cc29467f1cfdff7d24bf.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, SamucaFO disse:

@Gabriel Reis_761652 Já atualizou a bios da sua placa-mãe para a ultima versão disponível? A primeira bios lançada tinha problemas de compatibilidade com algumas memórias.


Já sim amigo, foi a primeira coisa que pensei. ela veio com a bios 04xx, pulei pra 09xx
Estou indignado, como isso pode acontecer com um produto de qualidade?
Como uma placa-mãe Gamer não aceita o próprio soft desenvolvido pra ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pensando em pegar e ASrock AB350m pro 4 que é a versão mATX.

 

Algum problema? Pelo que vi em termos de OC possui mesma capacidade da ATX, alguns recursos a mais em termos de entradas não estão disponíveis. Sou bem leigo nesta parte.

 

Só estou esperando chegar na kabum pra boletar.

 

@Nishijima_filho @Parrô Quais seus modelos exatos de ram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To esperando chegar esta daqui pra boletar https://www.kabum.com.br/produto/89613/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2x4gb-3000mhz-ddr4-cl15-red-cmk8gx4m2b3000c15r

 

Vi um rapaz dizendo que esta daqui https://www.kabum.com.br/produto/89615/memoria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2x4gb-3200mhz-ddr4-cl16-red-cmk8gx4m2b3200c16r

 

Chegou em 3466 MHz num asrock ab350m pro 4. Parecem bem parecidas a não ser pela diferença de 200 MHz no clock e no CL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em teste as minhas memórias overclockam muito bem, porém com os Ryzen e a bagunça da compatibilidade deixou nebuloso isso.Só não sei se deixar em T2 nos Ryzen irei conseguir a capacidade real de overclock das memórias ou não irá mudar muito.

Pelo jeito ninguém possui as mesmas memórias que eu comprei, ninguém citou desde o início deste tópico. Pelo jeito é ir as cegas e arriscar botar em T2 e ir em um tudo ou nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...