Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

@João Victor M.D.CA questão não é ser aconselhável ou não. Se suas memórias forem boas, tiverem dissipadores de calor decentes, isso não deve ser problema.

 

O problema real vai ser você conseguir alcançar clocks maiores que os especificados em papel de sua memória, Ryzen ainda é meio complicado de conseguir clocks altos e estáveis.

 

Conseguir, você pode conseguir, mas provavelmente vai encontrar uma tela azul ou shutdown aleatório devido a instabilidade, mas tudo depende da sorte com essas coisas.

 

Tente fazer o over apenas no processador por hora, deixe suas memórias em full stock (sem XMP/D.O.C.P. ou o que lá for que a Asus chama de perfil extremo de memória), e vá fazendo os testes de stress. Quando conseguir uma boa estabilidade no processador, aí sim passe para as memórias.

Então,quero pelo menos rodar as memórias nessa frequência que já veio.

Primeiramente eu faria o OC do processador mesmo,testaria estabilidade e ai sim partiria pro oc da memória.

Mas já que está me falando que é meio complicado alcançar clocks maiores que o especificado na memória,vou deixar em 2666mhz e pronto,é uma frequência boa,né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor M.D.C  Você pode até conseguir clocks maiores, mas vai ter que aumentar a latência das memórias, na maioria dos casos. Não é bem simples de fazer over em memória de forma que realmente apresente ganho e fique estável.

 

@zmarkin Isso é comum. Você aumentou a tensão do SoC? Tente pelo menos 1.1~1.12V no SoC. Verifique também se você está com a tensão das memórias configuradas corretamente. Qualquer coisa, manda um link com o Modelo exato de suas memórias, ou baixa um programa chamado Thaiphoon Burner, executa ele, coloca pra ler a "SPD" das memórias e posta aqui o que ele mostrou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Nishijima_filho disse:

@João Victor M.D.C  Você pode até conseguir clocks maiores, mas vai ter que aumentar a latência das memórias, na maioria dos casos. Não é bem simples de fazer over em memória de forma que realmente apresente ganho e fique estável.

 

@zmarkin Isso é comum. Você aumentou a tensão do SoC? Tente pelo menos 1.1~1.12V no SoC. Verifique também se você está com a tensão das memórias configuradas corretamente. Qualquer coisa, manda um link com o Modelo exato de suas memórias, ou baixa um programa chamado Thaiphoon Burner, executa ele, coloca pra ler a "SPD" das memórias e posta aqui o que ele mostrou.

vou apenas fazer o que o rapaz do video fez então,setar a frequencia que vem nela,com a tensão que vem na embalagem e pronto. 

Muito obrigado pela ajuda,assim que os brinquedos chegarem eu começo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala galera, não manjo nada de overclock porém comprei meu ryzen 7 1800x e gostaria de rodalo a 3.9ghz

Quando setei manualmente para 3900 na bios só consigo rodar ele com a memoria funcionando a 2934 mhz e o vcore do cpu a 1.43750

 

Gostaria de saber se esse vrm esta mt alto para o modelo da minha placa-mãe, se teria o risco de danificala ou algo do tipo?

 

SPEC: RYZEN 7 1800X

16GB DDR4 3200MHZ CORSAIR VENGEANCE LPX

X370 KILLER SLI

GTX 1080TI

CORSAIR TX 650

MASTERLIQUID 240 TEMPS: 42 IDLE 58 LOAD 73 STRESS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

gente,meu pc chegou. R5 1600 com 16gb de ram ( 2 x 8 ) da G.Skills com 2666mhz e 15-15-15-35 @1.2v

 

O problema é que meu ryzen master falha mesmo eu setando lá 3.5, 3.8,3.6. com alguma tensão.

Qualquer tensão/ghz que eu sete,ele dá "failed".

Como resolvo isso?

 

E minhas memórias estão trabalhando a 2133mhz,quando vou lá na bios (ASUS TUF b350) e ponho o perfil que tem 2666mhz ele reboota 3x e dá erro,pedindo pra mudar configuração lá na bios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao Carlos Moreira Lima Esse Vcore tá muito alto para um 1800X, diminui isso pra 1.35V e teste a estabilidade do sistema. A memória você deve precisar aumentar a tensão do SoC, se não fez isso. Ela por padrão fica em coisa de .9~.92, aumenta para 1.1V (Preste atenção onde coloquei os pontos, SoC nos Ryzen tem o controlador de memória, e essas coisas vão embora fácil com tensão alta).

 

@João Victor M.D.C Recomendaria nem tentar utilizar o Ryzen Master. Ele funciona bem com placas mãe melhorzinhas, ainda assim apresenta vários problemas. Tente fazer seu overclock na BIOS, com calma, tente achar alguns tutoriais específicos para a sua placa-mãe, no YouTube deve ter aos montes.

 

Quanto as memórias, tente fazer o mesmo, aumente o SoC para 1.1, colocando no máximo 1.15V na BIOS. (Atualize sua BIOS também, caso ainda não tenha feito isso.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

@Joao Carlos Moreira Lima Esse Vcore tá muito alto para um 1800X, diminui isso pra 1.35V e teste a estabilidade do sistema. A memória você deve precisar aumentar a tensão do SoC, se não fez isso. Ela por padrão fica em coisa de .9~.92, aumenta para 1.1V (Preste atenção onde coloquei os pontos, SoC nos Ryzen tem o controlador de memória, e essas coisas vão embora fácil com tensão alta).

 

@João Victor M.D.C Recomendaria nem tentar utilizar o Ryzen Master. Ele funciona bem com placas mãe melhorzinhas, ainda assim apresenta vários problemas. Tente fazer seu overclock na BIOS, com calma, tente achar alguns tutoriais específicos para a sua placa-mãe, no YouTube deve ter aos montes.

 

Quanto as memórias, tente fazer o mesmo, aumente o SoC para 1.1, colocando no máximo 1.15V na BIOS. (Atualize sua BIOS também, caso ainda não tenha feito isso.)

melhor que uma ASUS TUF B350 Gaming? Comprei essa justamente porque me falaram que era uma das melhroes pra oc. lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor M.D.C Não disse que sua placa-mãe é ruim, mas sem sombra de dúvidas, existem placas muito melhores no mercado. A questão de sua placa-mãe com o Ryzen Master pode ser apenas empecilho com o programa, então acaba sempre sendo melhor utilizar o Overclock na BIOS mesmo. Não confunda Overclock em BIOS com suporte a programas de Overclock, são coisas bem diferentes.

 

Em nenhum momento eu recomendo a utilização do Ryzen Master para teste de Overclocks estáveis ou continínuos. Sua placa-mãe é uma Asus, e a BIOS dela deve ser fácil e tranquila de se usar para over, utilize essas opções. Não pela conveniência, mas pela segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

@João Victor M.D.C Não disse que sua placa-mãe é ruim, mas sem sombra de dúvidas, existem placas muito melhores no mercado. A questão de sua placa-mãe com o Ryzen Master pode ser apenas empecilho com o programa, então acaba sempre sendo melhor utilizar o Overclock na BIOS mesmo. Não confunda Overclock em BIOS com suporte a programas de Overclock, são coisas bem diferentes.

 

Em nenhum momento eu recomendo a utilização do Ryzen Master para teste de Overclocks estáveis ou continínuos. Sua placa-mãe é uma Asus, e a BIOS dela deve ser fácil e tranquila de se usar para over, utilize essas opções. Não pela conveniência, mas pela segurança.

Primeiro tenho que resolver o problema com minhas memórias -o qual o phoenix tem me ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor M.D.C Problemas com clocks de memória são coisas bem comuns relacionados ao Ryzen. Considerando que suas memórias são 2.666 CL 15, tenho quase certeza que são ICs da Hynix (você pode confirmar com um programa chamado Typhoon Burner).

 

Hynix consegue clocks altos hoje em dia...só dá um belo trabalho pra manter isso estável. Você pode também tentar aumentar o Reboot Retry das memórias (Não me recordo o nome, e nem sei se é assim que é chamado em placas Asus), isso faz com que a placa tente outras configurações de Sub-timing e as vezes ajuda. Basicamente isso da sua placa reiniciar 3x é algo configurado por padrão das placas, algumas vem com 1x apenas, aumentar esse número na BIOS não causa efeitos ruins, mas você pode terminar com os clocks que quer, mas timings que não irão trazer muitas vantagens. Sei que tem pela internet uma "calculadora" de timings e sub timings, mas não me recordo onde vi e não tentei utilizar pra te dizer se vai ser algo fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Nishijima_filho disse:

@João Victor M.D.C Problemas com clocks de memória são coisas bem comuns relacionados ao Ryzen. Considerando que suas memórias são 2.666 CL 15, tenho quase certeza que são ICs da Hynix (você pode confirmar com um programa chamado Typhoon Burner).

 

Hynix consegue clocks altos hoje em dia...só dá um belo trabalho pra manter isso estável. Você pode também tentar aumentar o Reboot Retry das memórias (Não me recordo o nome, e nem sei se é assim que é chamado em placas Asus), isso faz com que a placa tente outras configurações de Sub-timing e as vezes ajuda. Basicamente isso da sua placa reiniciar 3x é algo configurado por padrão das placas, algumas vem com 1x apenas, aumentar esse número na BIOS não causa efeitos ruins, mas você pode terminar com os clocks que quer, mas timings que não irão trazer muitas vantagens. Sei que tem pela internet uma "calculadora" de timings e sub timings, mas não me recordo onde vi e não tentei utilizar pra te dizer se vai ser algo fácil.

G Skill F4-2666C15D-16GVB

CL 15-15-15-35 @1.2v

 

Problema é que não tá no qlv da mobo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho o vSOC pela minha mobo não aparece se é 1.0, 1.1v, dai eu to com medo de mexer e dar ruim, qualquer coisinha que eu mexo para de dar vídeo e tenho que fazer o ClearCMOS, a melhor config de memória e cpu foi deixando a memória em 3066mhz, estou com os timings de 16 - 16 - 16 - 34, menos que isso já dá tela azul

Sem_título.png

cachemem2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

 

Recentemente adquirir um Kit (Ryzen 1700 + X370 Taichi + 2x 8GB G.Skill)

 

As memórias estão rodando a 3.200mhz só habilitando a XMP, porém o computador demora uns 3 segundos antes de dar o boot. Como se estivesse um loop de erros.

 

Porém, queria fazer um over simples de 3.6~3.7Ghz

 

Já li sobre C-states, P-states, LLC, mas ainda estou no receio de qual a melhor forma de começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera,

Tenho um R7 1700 + MSI x370 Sli Plus + 2x8gb 3000Mhz Corsair Vegeance. Fiz uns testes aqui no meu PC, coloquei o processador a 3.7ghz e consegui deixar o vcore em 1.13v, em idle pelo cpu-z o processador fica a 1.16v e 33ºC e rodando o cinebench fica a 1.18v e 57ºC, acredito que essa compensação seja o LLC né? Aqui na minha mobo, o LLC trabalha melhor no estágio 1, tem 8 estágios no total e nos outros ela acaba aumentando bem o vcore do processador. Vocês acham que ta legal manter assim ou é melhor tentar reduzir mais o vcore? Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zmarkin Rapaz, que triste em. Uma coisa pra te lembrar, é que timing de memória não influencia na velocidade de leitura/gravação dela diretamente. Mas vai influenciar em algumas outras coisas, no caso dos Ryzen, na Infinity Fabric. Esse quanto mais rápido e com menos latência melhor. Mas acho que nos 3.200 você já deve estar tranquilo.

 

@BrUn8 Começe com calma, eu tenho uma Taichi também. Os VRMs dela são tranquilos pra fazer qualquer over. Minha melhor dica é tentar estabilizar seu over sempre com LLC3 ou LLC2. Nunca use o 1, pois ele envia uns spikes de tensão para o processador. Também não te sugiro tentar os 4Ghz de cara com 1.45V (É dentro do recomendado da AMD PRA TESTES e não pra uso contínuo) tente os 3.9 com 1.37V, e caso ficar estável, vá diminuindo a tensão até achar o ponto que você encontra problemas. A Taichi é uma boa placa pra Over, mas ainda tem uns problemas na BIOS que a Asrock diz que vai solucionar na 3.20a. Use tensão por offset ao invés de tensão manual (vai ser chato calcular os valores certinho, mas evita o multibug de ocorrer da BIOS). O que encontrei ser recomendável mesmo para uso contínuo é sempre abaixo dos 1.4V. Sendo o melhor os 1.35V, o que não deve reduzir muito a vida do silício no CPU.

 

@Rodrigo Almeida Soares Eu tentaria usar um LLC um pouco mais "alto" como diz que sua placa-mãe tem 8 estágios, use sempre os do "meio", onde a tensão nunca ficará muito alta, porém nunca ficará muito fraca. Olhe o manual de sua placa para entender qual o estágio maior e o menor. Porém, se o seu over estiver estável com 1.17~1.18V com LLC baixo, não tem porquê mexer. O processador opera de padrão em 1.18V, se subiu para 3.7, uma tensão até 1.22~1.27V não deve apresentar muitos problemas.

 

@Kabiusco Parece ser uma placa meio termo, já ouvi falar algumas coisas ruins da MSI com o socket AM4, mas deve dar conta dos Quad core sem problemas. Eu apenas não recomendaria você fazer um upgrade para um Ryzen 7 e querer over com essa placa. Ela deve dar conta de um R7 em stock sem muitos problemas, mas eu realmente não recomendaria overs muito altos para placas B350 (grande maioria tem VRMs que deixam a desejar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kabiusco 3.7 Com 1.3V no cooler Box é meio difícil de manter... Alguns dos Ryzen pedem mais tensão quando passam de 70~75C e você pode encontrar instabilidade fácil. A maioria dos testes que eu vejo são de lugares frios, ou de pessoas que não estão vendo a temperatura correta (Precisa ver a temperatura no Ryzen Master ou com o HWinfo pela TCTL. Sobre a placa-mãe, diria que fica a seu critério como está pegando apenas um Quad Core. Mas ainda acho que você vai se limitar um pouco em futuros upgrades. Se você conseguir um extra para seu upgrade, pega essa, ela é um pouco melhor pra over e tem os VRMs com componentes melhores que essa Asrock e a MSI que mostrou antes (Apesar de ter a mesma quantia de fases).

 

@BrUn8 Digo a mesma coisa sobre over que o rapaz acima. Vá testando com calma. Tente primeiro 3.6 a 1.18 (tensão stock), não precisa de offset ou overvoltage. Normalmente os Ryzen até conseguem segurar esse clock com a tensão stock. Ele vai ficar mais quente devido aos clocks, mas creio que, dependendo das suas condições de clima, você deve ficar entre a casa dos 70~75C.

 

O Erro F9 costuma ser algo de memória. Já atualizou sua BIOS para a última versão? Infelizmente a Asrock anda atrasando os updates de BIOS para algumas placas, e até o momento, apenas 3 placas pelo que vi receberam o update com o último Agesa. A Taichi tem esse problema de Multibug (basicamente, o multiplicador do processador trava em 11 ou 15.5X quando se tenta fazer over, na maioria dos casos, usar Offset de tensão ajuda).

 

Se você começar a pegar outros erros, procura na net por Asrock Dr. Debug Codes e você deve achar uma lista com os códigos que a placa-mãe te dá. Infelizmente a Taichi não veio com esses no manual... (A minha no caso, creio que a sua também não deve ter vindo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho  Tenho visto que você é um bom entendedor dessa tecnologia.
 Visto que não sou muito aprofundado nisso, apenas o básico, gostaria de saber uma coisa, com base no meu print, eu setei pela bios a seguinte configuração (veja o print do  cpu-z),  pois reparei que na configuração de fábrica ele joga uma tensão acima de 1.45 a todo instante, daí eu setei para 1.36 com offset -1 e consegui estabilizar.

Agora gostaria de saber se isso vai diminuir a vida útil do meu computador, pois o pc fica ligado o dia todo com o clock travado a 3,87 Mhz quando estou nele, sendo que na verdade só usaria esse o.c pra jogar.
Mesmo mudando o plano de energia do windows ele não muda. É possível fazer um downclock manual pelo Ryzen master? sem ter que ficar reiniciando o pc...se sim teria como explicar ? ou algum outro modo? Ou você acha que as configurações automáticas da Bios são seguras? ( com esses picos de 1.45)
Temperatura não é problema até o momento, com um H100i.


Grato, e parabéns pelo seu nível de intelecto!

Screenshot_4.png.96cb76df728759dd1099587af93e6c1a.png


Screenshot_3.thumb.png.632ecf0e929ead037f731c10c2b75c48.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Reis_761652 Não entendo taaaaanto assim não, mas pesquisei bastante antes de adquirir meu Hardware.

 

Acho que seu over parece estar bom, no entanto, diria apenas que seu 1700X deve conseguir rodar a 3.8 a 1.3~1.32V. O meu 1700 Roda a 3.8Ghz com 1.3V sem problemas. Talvez você até tenha mais sorte de conseguir rodar ele com menos tensão, já vi pessoas conseguindo os 3.8 a 1.22~1.25V, fica a dica caso tenha um tempo para testar.

 

Você não deve se preocupar com a vida útil até os 1.4V eu diria. Alguns lugares dizem 1.45, outros dizem 1.35, então eu fico no "meio termo". Mesmo aos 1.4V, você vai perder vida útil apenas quando seu processador ficar em temperaturas altas por longos períodos. Mas, como vivemos em um país quente, eu prefiro seguir pelo caminho de "antes prevenir que remediar". Manter a tensão o mais baixa possível no clock desejado. Montei o meu 1700 com uma boa refrigeração, e em dias mais frios ou amenos, ele mantém os 3.9 sem problemas. Acabo passando apenas por problemas em dias quentes, onde está acima de 27C dentro de casa, a temperatura passa dos 70C e ele começa a pedir mais tensão se eu usar algum programa MUITO pesado (aka stress testing...).

 

Dentre suas temperaturas, eu diria para ficar de olho na temperatura dos VRMs caso sua placa-mãe tenha um sensor ali. Os Octa cores puxam bastante energia, e a maioria dos VRMs mais fracos em placas B350 sofrem muito com isso, inclusive a queda de vida útil muito acelerada. (Se tiver um sensor, qualquer coisa abaixo de 105~110C deve ser aceitável, se dentro ou acima disso, diminua a tensão/clock) Existem muitos componentes em VRMs que aguentam até 125C, porém os capacitores que ficam muito perto dos MOSFETs ou do dissipador de calor deles normalmente tem capacidade para 105C, principalmente em placas com componentes mais simples/baratos.

 

As configurações automáticas da BIOS (sem over/stock) normalmente são seguras sim. Os picos raros de 1.45V não irão afetar seu chip em longo termo, o que afeta é a tensão constante.

 

Existe sim uma forma de Overclockar com vários "níveis" de OC. Mas você não deve se preocupar demais com isso. Os Ryzen diminuem a tensão quando não estão sob uso de forma automática, mesmo com o AMD Cool'n'Quiet desligado, ele continua diminuindo a tensão enquanto o processador estiver em Idle. As melhorias que você teria por aprender, entender e usar os P-States não é muito grande ou tão válida.

 

Obrigado pelo elogio. Eu não consideraria um nível de Intelecto. É apenas algo que realmente gosto e, não vejo problema em ajudar outras pessoas. Na visão de muitas eu deveria cobrar para fazer isso, mas as informações que citei foram encontradas de graça na internet. Enquanto é compreensível que gastei meu tempo pesquisando para jogar tudo mastigado aqui, eu penso de outra forma.

 

Boa sorte com seu over! Lembre-se de atualizar o "Seu PC" no seu perfil!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tenho um ryzen 5 1400 e gostaria de fazer um oc( minha mobo é uma ab350m-hd3 ) só que eu não entendo muito de tensão e essas coisas. Eu vi que pelo software da adm é bem fácil, só que sempre que eu reiniciar o pc tenho que fazer de novo :(. Então gostaria de fazer pela bios e preciso da ajuda de vocês :). Até quantos ghz eu posso ir com o cooler original? tava pensando em 3.9 mas não sei se aguenta, também não sei como testar a tensão, frequencia e nada disso

HELP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...