Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

@Peterson Cordeiro Depende do jogo, da qualidade grafica e da placa de video.

Frequencia de RAM tambem faz uma diferença, dependendo do jogo e da placa de video.

 

Overclock vai escalar diferente, novamente, dependendo do jogo e da placa de video.

 

O ideal é testar e ver :x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal

 

Eu tenho a config abaixo e gostaria de saber o que eu consigo de overclock em processador e memória neste setup.

O over nessa placa de video compensa?

 

Grato pelos esclarecimentos.

 

- Placa de Vídeo ASUS Radeon RX 480 8GB STRIX ROG OC GDDR5 (x1)
- Processador AMD Ryzen 7 1700 3.0GHz / 3.7GHz Max Turbo Octa Core 20MB AM4 C/ Cooler Wraith (x1)
- placa-mãe MSI B350M Gaming Pro DDR4 LED AM4 (x1)
- Memória DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 2400MHz (x1)
- HD 1TB 7200RPM SATA III 6GB/S 64MB (x1)

- SSD 240gb
- Fonte Thermaltake 500W Smart Series PFC Ativo Bivolt Automático (x1)
- Gabinete Thermaltake Versa N25 Window CA-1G2-00M1WN-00 Mid Tower S/Fonte (x1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcels  Não recomendaria ir alem de 3.7 TALVEZ 3.8Ghz com essa mobo, devido ao design fraco de VRM dela. O cooler box, vai até ajudar com ela, ja que o ar é jogado para baixo, refrigerando os VRMs.

 

Tente manter abaixo de 1.375mV, temperatura e stress no VRM é muito influenciado pela tensão, que é o que mais afeta consumo de energia.

 

adicionado 1 minuto depois

* UPDATE *

 

Bios nova da minha B350 PC MATE basicamente resolveu todos os problemas que eu tinha com ela, estou conseguindo rodar a 3.9Ghz 1.395mV com memorias em 2667Mhz sem mais BSOD por causa da memoria ao passar de 3.750Mhz no processador xD

 

Tambem meio que reduziu a tensão necessaria para o processador para 3.7~3.8Ghz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! @Atretador

 

Também estou com a ultima BIOS.

 

Consegui rodar a 3.7 sem problemas, antes tentei a 3.85 e depois de algum tempo jogando, deu crash.

 

A 3.7 a temperatura fica a 75graus.

 

Tentei jogar a memória a 3200 seguido alguns tutoriais no youtube, porém da tela de recuperação no carregamento do windows 10 e reinicia. Tentei a 2667 e tambem acontece a mesma coisa. Porque será?

 

Outra dúvida, estou co um pente de 8gbs, se eu colocar outro e fazer dual channel vou ter algum ganho?

 

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcels A sua memoria sendo validada como 2400Mhz, não é surpresa não pegar 3200Mhz, eu arriscaria 2667Mhz nela, mas ja teria que afrouxar alguns timings e subir a tensão.

 

Você tambem depende da sua mobo para isso, ela sendo uma placa-mãe bem de entrada, tambem não é muita surpresa não aguentar.

 

A 3.7Ghz pegando 75c, a 3.8~3.9Ghz vai bater os 80c provavelmente, Ryzen perde estabilidade quando rodando tão quente. Recomendo não passar dos 3.7 com o cooler box, e nessa mobo.

Refrigeração melhor pode ajudar a estabilizar o proc, mas você pode acabar forçando mais o VRM da mobo.

 

Mas, a 3.7Ghz você ja esta com performance de R7 1800X, então tambem não esta mal xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, fiz overclock no ryzen 1800x a 3,9ghz coloquei a tensão a 1,27500 e está funcionando de boas, foi o mínimo que deu, menos já da tela preta e não liga, minha dúvida é que to vendo o pessoal a 1,3 > 1,350, essa tensão baixa pode comprometer o processador? Ele tá tudo certinho não está apresentando problemas nem nada

 

Outra coisa, quando passo o cinebench a tensão sobe pra 1,340 1,350 seria o LLC? Coloquei ele no estágio 3

 

Alguma dica do que posso melhorar?

 

overclock1.jpg

overclock2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erickfig Essa variação de tensão, é  LLC mesmo.

 

Aqui por exemplo, se eu por a LLC3 a variação é de uns 0.010mV, se eu por LLC5 é de uns 0.050

Deixando no auto, varia 0.030~0.100

 

Isso depende da placa-mãe, e da configuração dos presets dela, tem que ver o manual, ou ir testando para ver a diferença de cada nivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

Outra coisa meu amigo, acontece que o clock no cpu-z fica variando tipo as vezes fica 3892,61ghz as vezes 3890,00ghz e outros momentos passa pra 3870,00ghz por exemplo, da uma pequena variação quando não tô usando muito... Isso é normal? não entendo muito de overclock e estou um pouco com medo de dar algum problema kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2018 às 11:59, Atretador disse:

@marcels A sua memoria sendo validada como 2400Mhz, não é surpresa não pegar 3200Mhz, eu arriscaria 2667Mhz nela, mas ja teria que afrouxar alguns timings e subir a tensão.

 

Você tambem depende da sua mobo para isso, ela sendo uma placa-mãe bem de entrada, tambem não é muita surpresa não aguentar.

 

A 3.7Ghz pegando 75c, a 3.8~3.9Ghz vai bater os 80c provavelmente, Ryzen perde estabilidade quando rodando tão quente. Recomendo não passar dos 3.7 com o cooler box, e nessa mobo.

Refrigeração melhor pode ajudar a estabilizar o proc, mas você pode acabar forçando mais o VRM da mobo.

 

Mas, a 3.7Ghz você ja esta com performance de R7 1800X, então tambem não esta mal xD

Somente para atualizar, a ultima BIOS oficial para a minha placa-mãe esta com bug, ela nao obedece as voltagens de CPU e memoria que eu seto. então baixei a ultima bios beta 2D2 e agora parece que esta resolvido.

 

Desta forma consegui deixar o proc em 3.7 e as memorias a 2800, aumentando a tensão e relaxando alguns timmings.

 

Fica a dica para quem tem esta placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Phoenyx disse:

@marcels Ela já trabalha com o VRM fritando com processadores 8 núcleos em stock. Na real foi uma péssima escolha esta placa aí.

Se tiver boa refrigeração no gabinete vai ajudar.

 

Esta mobo só tem 3 fases no VRM, economizou muito para um Ryzen 7.

Onde vejo a temp do VRM? Ou nao tem sensor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@marcels Depende da placa.

Na minha, pelo AIDA64, aparece como chipset e o chipset aparece como placa-mãe.
No setup é mais confiável.

 

Acima de 100~110 graus você tá fritando o VRM e degradando os capacitores em torno.

Da uma olhada nesse print, qual seria o vrm?

 

image.thumb.png.90ba5cd0480f49d2813bd9c4f7a55495.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador estava dando uma lida no tópico e em alguns fórums/videos gringos esses dias sobre o assunto. Vi em vários lugares reclamando do Ryzen Masters (que eu estava usando as vezes para brincar), relatando que ele estava apresentando vários problemas nos overclocks, sendo mais instáveis e etc...

 

Acabou que setei o clock do meu r5 1600 em 3,7Ghz sem alterar a tensão e funcionou perfeitamente. Rodei o teste de stress por 2~3 horas, a maior temperatura do proc não ultrapassou 61ºC e da mobo 69ºC. Depois fui jogar PUBG umas duas horas e não senti nenhum drop de FDS com stream na twitch (para testar) ligada.

 

Preciso fazer mais algum teste pra ter certeza se está tudo OK, ou já está bom? Vou deixar assim, acho que dei sorte no chip lol

 

Sobre overclock da RAM, para subir para 2666 posso só setar na mobo sem mexer nas outras configs? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred_mp Sobre a RAM, depende da compatibilidade. Mantenha a bios atualizada para ajudar com isso.

 

Bios antiga eu não conseguia deixar o proc a mais de 3.7Ghz com a memoria acima de 2400Mhz, agora eu consigo 2667Mhz com o proc a 3.8Ghz de forma estável a 1.3v

 

Sobre o Ryzen Master, eu nunca usei, vi bastante gente falando bem, alguns reclamando. Eu prefiro setar direto na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...