Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

@Atretador Setei o proc pela mobo em 3,7Ghz sem alterar a tensão (1,248V) e pus a memória em 2666Mhz sem alterar a tensão e com os timings no auto.

 

Informaçoes do sistema: Ryzen 5 1600 + AB350M-D3H (bios F22b lancada em fevereiro) + 8gb ram corsair LPX 2400mhz + GTX 1070 + XFX 500W + ssd SanDisk G26

 

Pode me ajudar a avaliar os dados? Pelo que vi no tópico (li ele todo praticamente) está tudo OK, mas sempre tem a pulga atrás da orelha pela falta de conhecimento...

 

Seria danoso ao sistema tentar jogar o proc em 3,8~4Ghz? Qual tensão devo testar pra cada range?

Como faria pra por a memória em 2800mhz em maior? Qual tensão/timings devo colocar?

 

EDIT: essa mobo Gigabyte AB350M-D3H é razoável ou devo me preocupar com overclok?

 

DADOS RODANDO O STRESS TEST DO prime95 em 1h:

image.thumb.png.7846df29f3e9ba1f2f0415191c20e4a8.pngimage.thumb.png.fa1b8f39e026ab153784448c88094226.png

image.png.ba8d6858aedd094222878140428d326f.png

image.png.ae99a709f47b246a447e227629e89b79.png

image.png.380c1ad2164b1049bfd5f2907ce66052.png

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred_mp Ficando abaixo de 1.425mV você esta na faixa segura de tensão, desde que tenha a refrigeração adequada.

 

Eu tentaria subir até os 3.9~3.8Ghz, tente equilibrar tensão x frequencia. Se 3.8Ghz estavel precisar bem mais tensão que 3.7, fique no 3.7 por exemplo, calor extra, consumo extra, pra pouco ganho.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais um vídeo do Baltar injuriado com sua MSI.

Lembrando que estes sintomas aí são das placas MSI para Ryzen e Intel em overclock. Dei alguns pitacos nos comentários lá (Tarso Franchis).

 

Compatibilidade de memória e etc acredito que hoje todos aqui estão carecas de saber que com Hynix ou Micron tu não vai passar dos 2933/3066MHz com estabilidade nos Ryzen, tem que usar Samsung!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dica de utilidade para quem ainda tem vontade de conseguir fazer over em memórias : http://www.overclock.net/forum/13-amd-general/1640919-ryzen-dram-calculator-1-0-0-beta-3-overclocking-dram-am4.html

 

@Phoenyx Parece que ele confunde algumas coisas. O quão correto eu estou em dizer isso não sei, todas as informações que tenho foram tiradas de fóruns exteriores (assim como o OC.net)

 

Ele confunde Multibug com o AGESA, como o principal, e um basicamente não tem nada a ver uma coisa com a outra... o AGESA é basicamente strings ou dados de memórias para XMP e overclocking quando se deixa em "Auto" os sub-timings. Nem todos são corretos, e por isso muitos usuários sofrem ainda hoje em dia pra colocar memórias Hynix e Micron em seus clocks XMP.

 

As minhas memórias (B-Die), não conseguem ficar no clock e latências padrões dela se eu apenas ativar o XMP. O Agesa realmente ainda tem muito a ser melhorado.

 

Multibug ocorre quando a placa-mãe "falha" em aplicar a tensão em cold boot (ou res. boot) em um overclock, e por isso ela diminui o multiplicador. Minha Taichi tem isso, não é um problema relacionado a AMD, mas sim um problema de código da BIOS desenvolvida pelo distribuidor. Várias placas mãe apresentaram esse problema similar, mas isso não afeta apenas as placas mãe, mas sim o lote do processador...

 

Processadores de lotes antigos tem menos chances de passar por essas falhas de multibug, enquanto os de lote mais novos, tem mais chances devido a uma atualização que a AMD fez nos chips relacionados ao problema de segfault, coisa comum pra quem usa Linux pra compilar códigos e afins.

 

Essa correção adiciona uma linha extra pra proteção dos processadores, pois algumas placas mãe tem tendência de jogar uma tensão muito alta nos processadores no momento do boot. Com isso, os processadores "negam" aquela tensão e caem para um multiplicador menor. Hoje as distribuidoras estão colocando correções em suas BIOS adicionando um V-Retry count pra negar isso. A AsRock (finalmente) atualizou a BIOS da X370 Taichi, e agora conseguimos confirgurar voltagens manualmente (sem utilizar offset para escapar o multibug, que aliás é a solução mais fácil e funciona com praticamente todas as placas mães que dão a opção).

 

O link que postei acima ajuda até usuários com Hynix a chegar, ou até ultrapassar o clock padrão de suas memórias. Náo um exemplo com Hynix, mas com minhas B-die (Não conseguia nem dar boot com esse clock e timings abaixo de 16 antigamente) Ex: https://valid.x86.fr/krah06

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Nishijima_filho Mesmo com o DRAM calculator a galera não consegue estabilizar chips Hynix e Micron em 3.2GHz pra cima. Se com tanto AGESA que saiu não foi resolvido o problema, na minha opinião isto é crônico da controladora de memória.

 

Quanto de vdimm tu utilizou para 3466MHz e estes timings? Aqui eu tenho que socar 1.5v para 14-12-12-32-44, tRFC em 312 @ 3.2GHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha cidade tem temp média de uns 27ºc e eu vou pegar um Ryzen 5 1400. Será que o cooler box aguenta tranquilo um OC usando um gabinete da Corsair Spec-02 (que não possui abertura lateral para fan) ? Não quero que a temp fica acima de 65ºc :x

Aliás, estou com um Cooler Master Hyper T4 aqui, mas se o cooler box for o suficiente eu devolvo o Hyper T4 para a loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Resolvi me aventurar a fazer alguns streams com amigos usando o OBS para Twitch.

 

Para CS-GO, DotA, etc está rodando sem problemas, mas no PUBG estou com leves FPS drops e stuttering.

Meu Ryzen 5 1600 está em 3,75Ghz (sem alteração na tensão) com 8gb de ram em 2666mhz. O uso do processador nunca ultrapassa os 65% (2 monitores, OBS aberto, Twitch aberta, Discord e o HWMonitor) e a temperatura máxima chega em 65oC.

 

Como o processador está em no máximo 65% (normalmente fica em 50) e a ram fica em 7~gb, posso assumir que o problema é a falta de memória ram ou o processador que não aguenta?

 

Detalhe: monitor principal = 144hz com Gsync 1440p e secundário 1080p 60hz. Sem o OBS, o pubg fica entre 60~120fps (60fps nas áreas mais abertas do jogo, mas sem as "travadinhas").

 

@Atretador consegue me ajudar? rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred_mp  nao recebo notificação nessa porcaria de topico

 

Cara, seguinte, distribui as threads para os processos

 

Ve quantas precisa para o PUBG rodar tranquilo, tipo, separa na afinidade do processo Thread 0,1,2,3,4 para o jogo deixa a 5 livre, e coloca 6,7,8,9,10,11 para o OBS e ve se melhora.

 

porém, imagino que você esteja limitado pela RAM mesmo. Tem alguem para te emprestar 8Gb para testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde senhores, venho fazendo overclock nas memorias e tentando no processador estabilizar em 3.8, porém, as memórias consegui deixar 2993 16 18 18 36, na minha loteria do silício acho que tive azar porque o meu não chega a 3.8 estáveis sem colocar pelo menos 1.45 de vcore, dai desço pra 3.75 a 1.415 mais ou menos, processador no prime chega a 70 graus só que as VRMS estão esquentando rápido demais, chegando acima de 80 graus tranquilamente, o que posso fazer pra melhorar isso? Meu gabinete é todo aberto e no  momento não tem cooler sugando atrás que vou colocar hoje quando chegar em casa do trabalho. placa-mãe MSI B350m Mortar com um Ryzen 1700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiagorochagti Essa placa-mãe tem VRMs fracos, MSI tem aparencia boa mas em questão de "power delivery" e Bios é um lixo.

 

Esta com o cooler padrão? Se sim, recomendo manter nos 3.7Ghz mesmo

Se tiver um cooler mais forte, coloque um cooler de 90mm ou 120mm apontado para o VRM da sua placa-mãe para aliviar para os VRMs.

 

Mas...não passe de 1.425mV e recomendo tentar descer a memoria para 2800Mhz e baixar os timings;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pessoal, eu tenho um ryzen 3 2200g. Minha placa tem o dynamic vcore (dvid) e o dynamic vcore soc (dvid) e eles multiplicam de forma diferente, não é só colocar a tensão. Poderiam me explicar como funciona nesse caso? Eu testei umas configurações pelo ryzen master e ficou tudo ok mas eu preferia fazer pela bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@KisBR Você não seta diretamente o vcore/vsoc, tu acrescenta ou retira. Por exemplo, seu CPU tá lá trabalhando em 1.28v e você quer aumentar o vcore para 1.4, tu coloca o valor +0.125 por exemplo.

beleza. Mas qual é o do CPU? Dynamic Vcore ou o SOC? E como vejo em quanto ele está trabalhando na bios? porque para mim aparece auto e fica mudando a tensão.

Posse deixar pelo ryzen master mesmo ou é melhot fazer pela bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Phoenyx disse:

Vcore, Vsoc é o Infinity Fabric, tu só vai mexer aí pra ajuste fino nas memórias por exemplo.

Eu prefiro fazer tudo pelo BIOS, mas vai de cada um.

 

Em Hardware Monitor tu deve ver as tensões setadas.

Então... Na Bios vi as tensões mas a tensão do CPU fica variando. Nas configurações ela está para auto, então é porque a placa-mãe está controlando automaticamente? Eu teria que tirar do automático para depois mudar o valor é isso? E onde tiro do automatico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Phoenyx disse:

Variando em quanto? Normal pequena variação.

Você tem que saber qual é a tensão do seu CPU, abre o CPU-Z vai em Bench e estressa o CPU, volta na aba CPU e veja quanto tá marcando.

1.020v no cpuz as vezes indo para 1.032v e 1.368v. No stress fica em 1.032v sem variar, depois fiz de novo e deu 1.368, de novo e deu 1.392. Por isso to meio perdido...

Entrei na Bios de novo e parece que não está variando tanto. Na bios fica de 1.344 para 1.368.

 

P_20180707_232711.jpg

P_20180707_232736.jpg

P_20180707_232837.jpg

P_20180705_113933.jpg

P_20180705_113855.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...