Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

@Atretador Peguei 1 pente de memória emprestado com um amigo e o dual chanel deixou meus jogos infinitamente melhores (jogo com muita coisa aberta e brinco com o OBS). Por causa disso, decidi que vou pegar 16gb de ram ao invés de 8.

 

Tenho uma Corsair LPX 8gb 2400mhz (CMK8GX4M1A2400C14R) que estou rodando em 2667 (nem cheguei a testar frequências maiores).

 

Estou com um parente em viagem para o exterior e me surge a dúvida:

Vale a pena pegar outro pente igual ou pegar 2 pentes de 3200mhz e vender o meu?

 

Outra coisa, comprei um Maelstrom 240t (que chegou hoje, por sinal) e meu chip tem funcionado em 3,75 sem subir a tensão. Fiz alguns testes anteriormente e tinha conseguido estabilizar em 3,9 com ~1.4v, mas decidi deixar em 3,75 porque não precisava subir a tensão. Será que vale a pena tentar pegar 4~4.1 com o Maelstrom? E Vale a pena deixar em ~1,4 ou pouco mais com o WC já que as temps vão ficar aceitáveis?  :exorcize::atirador:

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fred_mp 2933 talvez, acima disso só Samsung.

Tem que saber o código e versão do Pente, ou instalá-lo e passar o Thaiphoon Burner.

 

Se você pesquisar na net você encontra algumas listas pré compiladas falando quais chips aquele pente tem.

 

Eu sei por exemplo que as Corsair Vengeance 3200MHz 2x 8GB versão 4.23 são Samsung.

Enfim, vai dar trabalho.

 

Ou pega pentes de 3466MHz pra cima que a maioria é Samsung.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred_mp Eu tenho exatamente a mesma memória que você, seu chip é hynix m-die single rank?? Se sim.. no meu pente eu consegui subir até 2733 sem alterar a tensão.. Depois de quebrar MUITO a cabeça consegui deixar ela estável em @2933 CL14 com os seguintes timings.. acima de 2933 não consegui estabilidade e além de 3200 o pc nem liga (uso uma Tuf b350m bios 4011 com um 2700x)... Esses timings foi o máximo que consegui apertar.. qualquer alteração pra baixo tanto nos primários como nos secundários começo a ter bdos e crash em jogos. Já ficam os parâmetros pra você, to usando 1.36v e vsoc em 1.025

Latência na casa dos 70ns

Qualquer dúvida é só perguntar

timings 2933 apertados.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

 

Meu Ryzen 2700x está chegando. E queria fazer um over para 4.0Ghz com o cooler original.

Tenho uma Taichi X370 e nunca fiz Over na vida.

 

Já li bastante mas ainda tenho certo receio de como fazer.

 

Vcore 1.175 seria tranquilo ?

 

Teria alguma opção a mais para fazer alterações ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fred_mp disse:

Vale a pena subir a tensão para abaixar os timings? Lembrando que uso o PC só para jogar...

Rapaz, acho que vale sim.. no perfil xmp ela roda á 1.2v, setando 1.36 ta muito safe ainda.. só começa a ser problema acima de 1.4v. Sua latência com esses timings a 2800mhz ta quanto?? Como você deixou em auto e só subiu a frequência a mobo jogou os timings lá em cima, 16 19 20 47 67 é bem alto pra 2800mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LISMAO disse:

Rapaz, acho que vale sim.. no perfil xmp ela roda á 1.2v, setando 1.36 ta muito safe ainda.. só começa a ser problema acima de 1.4v. Sua latência com esses timings a 2800mhz ta quanto?? Como você deixou em auto e só subiu a frequência a mobo jogou os timings lá em cima, 16 19 20 47 67 é bem alto pra 2800mhz

Vou fazer o teste e postar aqui assim que chegar em casa.

 

Entendo pouco de overclock, aprendi um pouco vendo alguns tutoriais na internet e aqui no forum e to me aventurando pra brincar no meu PC, me divertindo um pouco rs. Para CPU e GPU já estou confortável, mas não entendo nada de overclock de memória ram (e não entendo nada dos vídeos tutoriais kkkkkkkkkkkkkkkkk).

 

Vou tentar espelhar sua config e fazer uns testes, mas no final acho que vou acabar comprando 2x8gb de 3200mhz nos EUA e vendendo o meu pente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Fred_mp disse:

Vou tentar espelhar sua config e fazer uns testes, mas no final acho que vou acabar comprando 2x8gb de 3200mhz nos EUA e vendendo o meu pente.

É uma boa pegar lá fora, vejo a galera nos fóruns gringos recomendando bastante  flareX 2x8 3200 cl14 e Team dark pro 2x8 3200 cl14 também, ambos são Samsung b-die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LISMAO Como faço pra saber a latência real da memória? Preciso rodar algum teste específico pra verificar?

 

Hoje não tive tempo de testar os timings que voce enviou. Vou ver se consigo amanha.

image.png.75663857cd2ee51693a893c776c36ccd.png

image.thumb.png.c9e00124754f3f053cc092f7a5d81517.png

EDIT: @Phoenyx @LISMAO
Tenho um parente que está em viagem a Europa, mais especificamente no UK e to dando uma procurada na net. Estou achando várias memórias de 2x8gb 3200Mhz de 170 até 230 Libras.

Só vale a pena comprar as CL14 ou 16 também da pra por em 3200Mhz fácil no Ryzen 5 1600 + AB350M D3H? To com bastante dificuldade de escolher o modelo.


Exemplos (existem vários outros Trident Z, Corsair LPX, etc)

NIGHT HAWK RGB 16GB (2X8GB) DDR4  3200MHZ - RGB WHITE (TF2D416G3200HC16CDC01)  CAS 16-18-18-38 Timings

DARK PRO 16GB (2X8GB) DDR4 3200MHZ - BLACK/GREY (TDPGD416G3) - CAS 16-16-16-36

Team NIGHT HAWK RGB 2x8GB RAM Kit Black Heatsink 3200Mhz (TF1D416G3200HC16CDC01) CL16 1.35v

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fred_mp CL14 é mais fácil ser Samsung mas não é garantia, assim como existem pouquissimas CL16.

Pega o modelo do pente e pesquisa no redit, ou procure pela tabela do redit, não to afim de caçar não, mete a mão na massa afinal é do seu interesse... rs

 

Lembre-se, se não for Samsung NÃO rola.

 

Falou!.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fred_mp disse:

Como faço pra saber a latência real da memória? Preciso rodar algum teste específico pra verificar?

benchmark de memória e cache do aida64

 

2 horas atrás, Fred_mp disse:

Só vale a pena comprar as CL14 ou 16 também da pra por em 3200Mhz fácil no Ryzen 5 1600 + AB350M D3H? To com bastante dificuldade de escolher o modelo

Sim, se você vai comprar um kit novo pra compensar o investimento o ideal é que seja 3200 cl14 samsung b-die... Se for pegar 3000/3200 cl16 com chips hynix ou micron é melhor manter o seu pente atual comprar outro idêntico e tentar tirar o máximo deles.. Eu pegaria esse kit, 100% de certeza que são samsung b-die.. a galera recomenda bastante ele no reddit, se você não liga pra rgb e afins é o ideal.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Phoenyx disse:

@Fred_mp CL14 é mais fácil ser Samsung mas não é garantia, assim como existem pouquissimas CL16.

Pega o modelo do pente e pesquisa no redit, ou procure pela tabela do redit, não to afim de caçar não, mete a mão na massa afinal é do seu interesse... rs

 

Lembre-se, se não for Samsung NÃO rola.

 

Falou!.

Não é preguiça po, é porque não entendo muito do assunto mesmo. Estou pesquisando bastante para poder encontrar.

De qualquer maneira, obrigado pelas informações, já identifiquei alguns pentes que são b-die com certeza. Valeu.

 

6 horas atrás, LISMAO disse:

benchmark de memória e cache do aida64

 

Sim, se você vai comprar um kit novo pra compensar o investimento o ideal é que seja 3200 cl14 samsung b-die... Se for pegar 3000/3200 cl16 com chips hynix ou micron é melhor manter o seu pente atual comprar outro idêntico e tentar tirar o máximo deles.. Eu pegaria esse kit, 100% de certeza que são samsung b-die.. a galera recomenda bastante ele no reddit, se você não liga pra rgb e afins é o ideal.

Vi esse kit, mas 214 Libras é bem pesado, na cotação atual com CC tá saindo quase a 5,50. Mas acho que vou acabar investindo nele mesmo, não ligo pra RGB nas memórias. Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fred_mp disse:

Vi esse kit, mas 214 Libras é bem pesado, na cotação atual com CC tá saindo quase a 5,50. Mas acho que vou acabar investindo nele mesmo, não ligo pra RGB nas memórias. Obrigado!!!

É um ótimo investimento, mas, lembrando que mesmo sendo uma excelente memória, não é garantido que ela vá funcionar de primeira a 3200 no perfil xmp, talvez alguns ajustem ainda sejam necessários.. mas vale a pena sim po, aqui no br os cara pedem na faixa dos R$1500 nela no ml :)

PS: Quando for vender seu pente atual se for postar no bazar aqui do fórum me manda mp avisando que tenho interesse kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...