Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

@Flávio Santana Lima Opa!

 

Vou baixar esse cinebench aí e ver quanto dá com esse mini OC que "eu" fiz.

Tô usando o cooler box mesmo, comprei esse PC num aperto danado... Então infelizmente não dá pra comprar um cooler melhor...

Eu realmente não pretendia botar um OC alto tipo 3.8/3.9ghz, eu realmente quero no máximo uns 3.7. 

Pra isso, qual tensão eu deveria usar, de cara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3.7 tenta 1.25v. Mas tem detalhes além disso, como por exemplo LLC e offset de tensão. 

 

Pesquisa sobre e entenda sua mobo. 

 

As vezes você coloca 1.25v e quando o processador aumentar o uso a tensão vai caindo e trava. O LLC corrige isso ou atenua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

3.7 tenta 1.25v. Mas tem detalhes além disso, como por exemplo LLC e offset de tensão. 

 

Pesquisa sobre e entenda sua mobo. 

 

As vezes você coloca 1.25v e quando o processador aumentar o uso a tensão vai caindo e trava. O LLC corrige isso ou atenua.

Vou dar uma pesquisada e mais tarde tento.

Só pra prevenir, o que eu devo fazer caso o PC desista de bootar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2018 às 15:23, P.D.R disse:

Minhas configs são: 

Ryzen 3 1200

MSI B350M

GTX 1060 3gb

4gb Mushkin 2400mhz

4gb Crucial 2400mhz

HD de 1tb

EVGA 430w

 

Bom, eu tentei botar 3.5ghz com a tensão AUTO, mas alguns jogos começaram a congelar, acreditei que foi por causa do OC, daí baixei pra 3.4ghz e ficou estável.

 

Depois de um tempo, eu fui dar uma fuçada na bios, e ativei o GAME BOOST, aí ficou 3,5ghz, mas a tensão subiu pra 1,2 alguma coisa. Nesse aí, a temperatura ficou no máximo 67º, cooler stock, uns 30º de temperatura do ambiente.

Eu gostaria de deixar ele em 3.7ghz pra não passar tanto de 70º e ter ganhos de performance, como todo mundo que faz OC :P.

Eu só tenho umas dúvidas:

Fazendo overclock iria causar algum problema no meu PC, já que a fonte é de 430w e tem que levar os outros componentes?

 

Como eu devo fazer o procedimento? Aumentando o clock 100mhz em 100mhz e testando, até ficar instável, daí eu aumento a tensão?

 

Se der tela azul, depois que eu fizer o OC, claro, eu devo ir na BIOS e diminuir o clock ou aumentar a tensão. Mas e se o PC resolver não ligar ou não bootar mais?

 

 

Boa tarde, colega de fórum.

Se a sua fonte for de 430W de marca de boa procedência como a Corsair não há perigo pela sua configuração.

Vai aumentando a frequência primeiro para ver até quanto aguenta sem precisar aumentar a tensão, pois cada vez a tensão menor é melhor por resultar em menor temperatura e sobrecarga nos reguladores de tensão e no próprio processador.

 

Depois que achou a frequência máxima com a estabilidade testada vai aumentando levemente a tensão intercalando com um leve aumento da frequência, verificando a temperatura máxima em sobrecarga a cada aumento e sempre mantendo atenção nesta fase do overclock, pois esta parte já há algum perigo ser for ganancioso e preguiçoso.

O perigo não é no aumento da frequência em si, mas no da tensão.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Alguém conseguiu pegar mais de 3200Mhz com memórias usando chipset AB350?

Troquei minhas memórias por um Kit Corsair Vengeance RGB 3000Mhz Cl16. Elas pegaram 3200Mhz c14 sem na primeira tentativa e passaram nos testes (não tentei reduzir mais os timings ainda), mas ao colocar 3400 não tem jeito kkk

 

Uso um r5 1600 @3,8Ghz sem mexer nas tensões em uma Gigabyte AB350M D3H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2019 às 15:15, Fred_mp disse:

Alguém conseguiu pegar mais de 3200Mhz com memórias usando chipset AB350?

Uso um r5 1600 @3,8Ghz sem mexer nas tensões em uma Gigabyte AB350M D3H

Testei com um kit G.Skill Ripjaws V 3200 MHz CL15 e um Crucial Elite 3466 MHz CL16 e nenhum dos dois passou de 3200 MHz com meu R3 1200. Acho bem pouco provável conseguir, visto que em grande parte a limitação maior é do controlador de memória dos Ryzen de primeira geração do que do chipset em si. Com um modelo de segunda geração talvez tenha mais sorte, já que a própria AMD aumentou a frequência nativa suportada de 2666 pra 2933 MHz. 

 

Quanto ao OC do seu Ryzen, a tensão de vCore no BIOS está em AUTO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae galera, beleza?

Nunca fiz OC e tenho várias dúvidas... Eu só queria rodar a minha memória em 2933 ou 3000mhz ou se for de boa 3200mhz.

Só estou conseguindo utilizar ela em 2666mhz, mas ela é 2933.

Config:

Ryzen 7 2700

Asrock Killer x370

1x8 Hyperx Predator 2933mhz

Fonte 500w Corsair

Alguem que tenha algo parecido ou manja, pode me dar uma luz?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Murilo Oseki disse:

E ae galera, beleza?

Nunca fiz OC e tenho várias dúvidas... Eu só queria rodar a minha memória em 2933 ou 3000mhz ou se for de boa 3200mhz.

Só estou conseguindo utilizar ela em 2666mhz, mas ela é 2933.

Config:

Ryzen 7 2700

Asrock Killer x370

1x8 Hyperx Predator 2933mhz

Fonte 500w Corsair

Alguem que tenha algo parecido ou manja, pode me dar uma luz?

Valeu

Também possuo um modelo da ASRock, geralmente basta você entrar no BIOS e configurar a memória pro perfil XMP de acordo com a velocidade que você deseja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Murilo Oseki disse:

Eu consegui resolver, a placa vai só até 2666 entao tive que fazer um oc na ram, mas nao sei se ficou estavel kkkkk pelo menos nao ta dando tela azul, no max apresentando problemas o Black Desert, já aconteceu 2 vezes. =/

Em qual frequência tá dando BSOD?

 

Em 19/01/2019 às 01:39, Fred_mp disse:

Ta não, ta em 1,2375.

 

Já testou 3.8 GHz com um vCore mais baixo? 

Qual programa de stress você usou pra testar a estabilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Veloria Nao sei o que é isso.. Começou apresentar problemas muito o black desert eu voltei padrão e só setei pra 2800 e ta de boa. Eu queria dar um OC no meu Ryzen 2700 e na RAM mas não faço ideia... Bem pouco queria, só pra aumentar o desempenho, mas não acho nada muito útil na net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Veloria disse:

Já testou 3.8 GHz com um vCore mais baixo? 

Qual programa de stress você usou pra testar a estabilidade?

Não testei abaixar, já que esse é o padrão da AMD. Teria algum ganho fazendo isso??

 

Na época fiz os testes no prime 95 e no intel burn. Mas o PC já está assim a pelo menos uns 8 meses. Nesse tempo todo não me recordo de o PC ter dado problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Exato! Até achei conteúdo e tal. Maioria em inglês mas de boa... Vi uns do Peperaio, Lock Gamer mas tudo só dando dicas de oc nos Ryzen. Meu R7 2700 ta rodando a 3.2 ghz, não sei até que ponto ele guenta rodar sem mexer na tensão... eu só queria tirar o maximo de desempenho dos componentes sem ter que mexer muito nas voltagens =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Galera boa noite,

 

Estou com um problema com os monitoramentos, em jogos com msi afterburner , aida 64 ou hwmonitor.

A temperatura sobe dez graus, depois quando cai e quando esta caindo ela volta a subir dez graus.

 

por exemplo

 

Rodando algum software , planilha, word...

de 31 a 41.

em jogos

ele chega no pico de 50 e depois vai caindo ate mais ou menos 41 , 42 e volta a subir.

 

ja troquei a pasta termica, resetei a bios,!retirei a bateria, atualizei a bios e nao resolveu.

 

podem me ajudar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Flávio Santana Lima

 

Uma pequena dúvida, até que ponto o LLC nos Ryzen vai influenciar no overclock? Outra dúvida, mexer menos na memória ram ajuda um pouco em fazer overclock? Tem muito usuário fazendo overclock nos dois, ram e cpu e ainda reduzem latência da ram, eu penso em usar essa plataforma já pegando DDR4 em frequência e latência boa por padrão e lascar overclock no cpu, penso em pegar um B450 com vrm bom. hehe

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2019 às 23:52, OCCT disse:

Uma pequena dúvida, até que ponto o LLC nos Ryzen vai influenciar no overclock?

Da mesma forma que em intel. Usei para manter sem queda de tensão.

 

Em 24/04/2019 às 23:52, OCCT disse:

Outra dúvida, mexer menos na memória ram ajuda um pouco em fazer overclock?

Acho que sim, mas não tão mágico, só em alguns extremos sim, Handrox mostrou isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...