Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

Oi Pessoal,

Alguém com bom coração e conhecimento poderia ajudar no meu OC?
Queria apenas validar se fiz tudo certo. Ryzen 7 1700
Utilizo o cooler box original Wirth Sapphire e moro em Fortaleza.

 

Não sei fazer overclock. apenas peguei as configurações de um video no Yotube de um cara que subiu até 3.85ghz, reduzi algumas coisas da configuração dele e repliquei no meu. https://youtu.be/RNu-QiVr95M


Fiz um over pra 3.7ghz

E das memórias de 2666mhz para 2933mhz (HyperX)

 

Passou no teste do Ainda, CpuZ, Cinebench e IntelBurn

 

Posso mudar mais alguma coisa pra deixar o PC mais frio, porém sem perder estabilidade? Fiz alguma coisa errada nas configurações abaixo?

Teria mais alguma outra coisa pra alterar? Fiz tudo certo?

 

Roda em 44ºC normalmente

Chegou a 67ºC no teste do Ainda

Chegou a 74ºC no teste do Intel Burn



20170821_210822.thumb.jpg.45ba8e2f4cc28fcff2ff267df5b77e10.jpg

20170821_210840.thumb.jpg.2d169b4d1bab6494c35ee48ec07eaa59.jpg

20170821_210909.thumb.jpg.6711dbc63ad628c655ce5dc0821425e9.jpg

20170821_210926.thumb.jpg.b2f53831f06fd48a9984d174d91e54d8.jpg

20170821_211111.thumb.jpg.aabb92d76f617cecf24b7225872f0b06.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabricio P Mota Tente fazer um teste com o MemTest86, você irá precisar de um pendrive e dar boot diretamente no programa. Uma das coisas que podem ser é memória.

 

Verifique se as voltagens de sua memória estão como de fábrica, que seria 1.35V.

 

@durthvader A única coisa que não aparenta estar muito bom seria a tensão das memórias. Ao invés de usar o IBT, utilize o Prime 95 por ao menos 2 horas contínuas, veja onde suas temperaturas chegam e se o seu sistema apresenta algum tipo de instabilidade. Sinceramente, mesmo DDR4 rodando a velocidades acima da sua especificada abaixo de 1.35V é pouco crível que o sistema terá estabilidade por um período de tempo longo, o que pode vir a lhe causar problemas em uma sessão de jogos ou utilização contínua do sistema.

 

Outra coisa é o LLC, apesar que algumas placas precisam desse LLC mais pesado pra segurar os Octa Cores, fique de olho em seu Vcore, se ele subir a coisa de 1.36V, diminua seu LLC para médio. Creio que a 3.7 Ghz você deva conseguir estabilizar seu sistema com menos tensão, mas isso varia de chip para chip.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, durthvader disse:

@Nishijima_filho Então nesse caso onde tenho VRAM voltage eu aumento pra 1.35 e onde tem CPU LLC eu coloco no médio? SOC LLC também no médio?

Faça a alteração nas memórias ram, creio que elas irão aguentar essa tensão sem problemas no clock que está utilizando elas. Se elas tiverem um sensor de temperatura, fique de olho, temperaturas acima de 65C podem não ser muito beneficiais a longo prazo.

 

Sobre o LLC, baixe o HWiNFO e deixe o mesmo sempre rodando, fique de olho nas voltagens Vcore e SOC, caso as voltagens tenham pulos para muito acima do que você configurou na BIOS, aí sim diminua o LLC de ambos o Processador e o SOC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, tenho a seguinte configuração:
     Asus Prime B350-Plus
     Ryzen 7 1700 (Wraith Spire LED Cooler)
     Kingston HyperX FURY DDR4 2400MHz (2x8GB)
     GigaByte  NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti
     SSD Samsung 850 EVO 240GB
     HDD HGST 4TB
    Corsair TX650

 

Com as configurações default da BIOS (v.0806) o Ryzen trabalha a quase 3.2 GHz. Isso é normal?

 

Rodei o Prime95 (opção Blend) e monitorei o sistema com o HWiNFO durante 20 minutos. As imagens abaixo mostram o Ryzen trabalhando a quase 3.2 GHz e a temperatura chegando a 64°C. Isso está normal? Qual parâmetro de tensão devo monitorar? CPU Core Voltage (SV12 TFN) = 1.069V, VDDCR CPU = 1.112V ou VDD Voltage = 1.031V?

 

overclock1.thumb.jpg.5c7932f2041c864ceba600bcd3fbaf29.jpg

 

Depois fiz um overclock simples modificando os seguintes parâmetros da BIOS:

Ai Overclock Tuner: [D.O.C.P.]
Memory Frequency: [DDR4-2400MHz] (A placa detectou automaticamente os valores de latência da memória)
CPU Core Ratio: [38.00]
VDDCR CPU Voltage: [Offset mode]
VDDCR CPU Offset Voltage: [0.18125]
VDDCR CPU Load Line Calibration: [Extreme]

 

Rodei novamente o Prime95 (opção Blend) e monitorei o sistema com o HWiNFO durante apenas 9 minutos. As imagens abaixo mostram o Ryzen trabalhando a quase 3.8 GHz fritando a valores de temperatura chegando a 100°C, mas com 90°C em média no minuto final (com 5 minutos estava com 80°C). Isso está normal? Os parâmetros de tensão foram: CPU Core Voltage (SV12 TFN) = 1.369V, VDDCR CPU = 1.472V ou VDD Voltage = 1.100V.

 

overclock2.thumb.jpg.00a36cc59b87a6a3860ccf168a0670a4.jpg

 

Percebi que preciso urgentemente trocar meu cooler. Qual vocês indicariam? Pretendo gastar até uns R$350,00. Vi as seguintes opções: CoolerMarter MasterLiquid Lite 120 (R$230,00), Corsair Hydro Series H45/ SeriesT H55 / Series H60 (R$230,00 / R$240,00/ R$280,00), CoolerMarter MasterLiquid 240 (R$340,00). Há outras opções nessa faixa de preço?


Tenho outras perguntas: Qual temperatura máxima é aceitável para a CPU para um período de cerca de 40 minutos? Tempo que gasto para compactar os vídeos caseiros que faço com a família. Com esses coolers acima consigo manter a temperatura aceitável por esse período? As voltagens estão aceitáveis? Devo alterar os parâmetros de LLC para consegui valores melhores de tensão?

 

Sei que são muitas dúvidas, mas quem puder ajudar agradeço muito.

 

Um abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2017 às 20:17, Atretador disse:

@SamucaFO Cara, saindo da minha M5A88M, achei bem simples essa bios. Mas, a mobo não é ruim, reparei que após uns 1.350mV ela tem uma queda de tensão, mas da para compensar --bem estranho na verdade, parece que ela simplesmente quer por menos do que eu seto--, no caso desse [email protected] eu setei a 1.45, porque eu sabia que ia derrubar 0.010mV

 

E eu estou quase conseguindo deixar estavel com timings não muito horriveis em 3066\2933Mhz, sendo que a minha memoria nem é la essas coisas sendo 2667 CL17 xP

 

Mas você tem o dobro de núcleos, então é de se esperar dificuldade :P

Eu peguei 3.9Ghz a 1.38~1.39 se não me engano

 

Com esse frio que ta fazendo aqui de 7°c to até pensando em sentar o dedo na tensão, e tentar estabilizar em 4.1~4.2Ghz :exorcize:

Mas vai que explode, né...hehe

O que eu consigo será no Ryzen 7 1700 na mobo ASUS Crosshair VI Hero?
A teu ver, com cooler Box do R7,  jogando no ultra, ele n passou de 42 Graus ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo A P Chaves tensão MUITO alta, é simples. No seu caso, diminua o Load Line Calibration (LLC) para médio, e também seu offset para que o processador não passe dos 1.35V. Pelo que citou, seu processador pegou mais de 1.45, o que é o limite especificado pela própria AMD.

 

Outra coisa, eu tomaria cuidado com sua placa-mãe, fique de olho nessas temperaturas dos VRM. Identifique pelo manual qual das temperaturas é do VRM, os de sua placa-mãe não são muito fortes para suportar os Octa Cores a altas voltagens/clocks, mas acho que algo dentro dos 3.8 com 1.32~1.35 de Vcore como citei acima deve estar dentro da margem que a placa suporte.

 

A melhor opção dos coolers que citou seria o Cooler Master 240, considerando que ele venha com o bracket para o Ryzen.

 

@Felipe do Couto Lopes Você deve conseguir algo como 3.7/3.8 Ghz em seu processador sem muitos problemas. Apenas fique de olho nas temperaturas, cada chip é diferente um do outro.

 

Tente colocar seu sistema a 3.7 Ghz com 1.32 de Vcore, mude as configurações de LLC para Médio. Aumente também a tensão do SOC para 1.15V para garantir estabilidade com o over do processador, que ajuda em vários casos.

 

Sua Crosshair é praticamente mais Overkill que a minha Taichi (Exceto em VRM), arrume logo um cooler decente pra tentar subir isso a mais de 3.9 Ghz :P 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera boa noite, recentemente troquei meu kit por um ryzen 5 1400 com uma msi b350m pro vdh, junto com 8gb de ram hyper x fury 2133 (2x4).

Depois de ler muuuuita coisa nesse tópico, (porque sou completamente leigo em OC, nunca tinha entrado numa bios em toda minha vida antes de comprar esse kit) eu me aventurei a brincar um pouco, coloquei a frequencia da cpu para 3.70ghz, a tensão para 1.32 e a memória overclockei para 2667mhz.

Depois disso deixei rodando teste do prime95 por 1 hora e deixei o HWmonitor aberto, o teste do prime95 não apresentou nenhum problema ou instabilidade até onde entendi, porém fiquei na dúvida é nos dados do hwmonitor, segue uma print que tirei. Não entendi qual é a temperatura do cpu, é o que eu marquei como 1 ou como 2? Independente de qual seja, poderiam me dizer do que seria ambas as temperaturas e se a da CPU está aceitavel? Desde já obrigado.

 

OBS: estou usando cooler box original do r5 1400.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, zunino1 disse:

Galera boa noite, recentemente troquei meu kit por um ryzen 5 1400 com uma msi b350m pro vdh, junto com 8gb de ram hyper x fury 2133 (2x4).

Depois de ler muuuuita coisa nesse tópico, (porque sou completamente leigo em OC, nunca tinha entrado numa bios em toda minha vida antes de comprar esse kit) eu me aventurei a brincar um pouco, coloquei a frequencia da cpu para 3.70ghz, a tensão para 1.32 e a memória overclockei para 2667mhz.

Depois disso deixei rodando teste do prime95 por 1 hora e deixei o HWmonitor aberto, o teste do prime95 não apresentou nenhum problema ou instabilidade até onde entendi, porém fiquei na dúvida é nos dados do hwmonitor, segue uma print que tirei. Não entendi qual é a temperatura do cpu, é o que eu marquei como 1 ou como 2? Independente de qual seja, poderiam me dizer do que seria ambas as temperaturas e se a da CPU está aceitavel? Desde já obrigado.

 

OBS: estou usando cooler box original do r5 1400.

Poderia postar essas capturas de tela que citou?

 

Quanto ao resto, diria estar tudo certo, porém seria bom ver as temperaturas.

 

Eu ainda não encontrei certeza em qual temperatura confiar, mas, muita gente ainda recomenda o Ryzen Master, essa temperatura é sempre a mais alta a ser reportada, normalmente no HWiNFO como TCTL.

 

Manter essa temperatura abaixo dos 80C seria o recomendado (Os Ryzen tem TJMax de 95C), o Wraith Stealth é meio fraco pra segurar OC, mas...os R5 não esquentam muito.

 

Deixe o Prime95 rodando por ao menos umas 2~4 horas, do qual deve ser mais que o suficiente para verificar estabilidade no sistema, 1 hora ainda acho "pouco", mas há quem discorde.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, zunino1 disse:

@Nishijima_filho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nem acredito que nao anexei o print cara, mas acontece, vamo la.

 

Aproveitando a resposta, acabei de abrir o jogo battlegrounds e ele insta crashou quando terminou de dar loading.

Sem título.png

Acontece, você deve acreditar na temperatura (Package), que é a mesma temperatura que o Ryzen Master usa.

 

Minha recomendação é que remova o Over das memórias, estabilize primeiro o over de seu processador.

 

Aumente o SOC para 1.10~1.15V e, caso sua placa-mãe tenha configurações de LLC, coloque os mesmos na configuração média.

 

No print que enviou seu Vcore está chegando a 1.55, o que é muito alto. Como setou o Vcore? Foi manual ou calculou o Offset?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho esquece o que falei sobre o crash do jogo, isso foi só por uma cagadinha que tinha feito na placa de video, mexendo no overclock dela também, mas já arrumei e o jogo ta rodando normal, não foi por causa das alterações que mencionei aqui.

Quanto a sua pergunta sobre o vcore, acho que não mexi nisso, se mexi não lembro, vou ter que olhar depois quando voltar pro pc.

Depois de descartar o crash do jogo devo mesmo assim seguir a sua recomendação de remover o over das memórias?

 

@edit meu CPU\NB SoC Voltage está em 1050mV, esqueci de falar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, zunino1 disse:

@Nishijima_filho esquece o que falei sobre o crash do jogo, isso foi só por uma cagadinha que tinha feito na placa de video, mexendo no overclock dela também, mas já arrumei e o jogo ta rodando normal, não foi por causa das alterações que mencionei aqui.

Quanto a sua pergunta sobre o vcore, acho que não mexi nisso, se mexi não lembro, vou ter que olhar depois quando voltar pro pc.

Depois de descartar o crash do jogo devo mesmo assim seguir a sua recomendação de remover o over das memórias?

Se tem certeza que o problema foi causado por outras coisas, creio que possa descartar a possibilidade de remover o over das memórias por enquanto.

 

Mas recomendaria verificar seu Vcore, a 3.7, você realmente não deve precisar mais de 1.35 de Vcore, caso o HWmonitor esteja correto, seu Vcore está chegando aos 1.55V, o que é estranho...  a não ser que essa leitura de tensão seja de outra coisa, e a tensão abaixo do VID seja a correta. Caso a de baixo for a correta, você pode ficar tranquilo, 1.30 é uma tensão boa e aceitável para os 3.7 Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, zunino1 disse:

@Nishijima_filho entendi, obrigado pelas dicas... mas e agora o que fazer para descobrir qual o correto e se meu sistema está rodando tranquilo sem perigo? kkk

Use outros programas para lhe ajudar a monitorar. AIDA, CPU-Z, HWiNFO, Ryzen Master. Veja qual é o Vcore mostrado entre eles e, coloque um print aqui com essas voltagens.

 

Eu fiz download do HWMonitor aqui, e aparentemente a tensão correta seria a de baixo mesmo, onde mostra 1.30, mas não custa ficar de olho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho Muito obrigado pela ajuda.

 

Fiz as seguintes modificações na BIOS:

 

Ai Overclock Tuner: [D.O.C.P.]
Memory Frequency: [DDR4-2400MHz] (A placa detectou automaticamente os valores de latência da memória)
CPU Core Ratio: [38.00]
VDDCR CPU Voltage: [Offset mode]
VDDCR CPU Offset Voltage: [0.16250] (Para obter máximo de 1.35 como você recomendou)

VDDCR SOC Voltage: [Offset mode]
VDDCR SOC Offset Voltage: [0.10000] (Para obter máximo de 1.006. Li em algum lugar que valores de 1.00~1.15 ajudam na estabilidade)
VDDCR CPU Load Line Calibration: [Medium] (As opções são Regular, Medium, High e Extreme)

VDDCR SOC Load Line Calibration: [Regular] (Não tem Medium. As opções são Regular, High e Extreme)

 

Rodei o Prime95 (opção Blend) e monitorei o sistema com o HWiNFO durante apenas 9 minutos. A imagem abaixo mostra os resultados. Os parâmetros de tensão oscilaram entre: CPU Core Voltage (SV12 TFN) = 1.300~1.344V, SoC Voltage (SV12 TFN) = 0.994~1.006V.

 

overclock3.thumb.jpg.a7c85da5867b868eafa3808373a03f5f.jpg

 

O que você achou das temperaturas da placa-mãe? Ainda estão muito altas? Há uma diferença de quase 10°C entre os valores de temperatura da CPU. É porque há dois sensores?

 

Você acha que posso mudar o CPU LLC para Regular? como no caso do SOC LLC?

Você acha que agora posso, assim que instalar um cooler mais eficaz, rodar o Prime95 por mais tempo, monitorando a temperatura para não passar de valores aceitáveis? Que valores são considerados aceitáveis por 2 horas de teste com o Prime95?

Mudar o valor do VDDCR SOC Offset Voltage para obter 1.15 vai melhorar na estabilidade?

 

Assim que consegui um stress test de 2 horas com temperaturas aceitáveis tento fazer OC nas memórias.

 

Mais uma vez muito obrigado.

Abraço a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, zunino1 disse:

Galera boa noite, recentemente troquei meu kit por um ryzen 5 1400 com uma msi b350m pro vdh, junto com 8gb de ram hyper x fury 2133 (2x4).

Depois de ler muuuuita coisa nesse tópico, (porque sou completamente leigo em OC, nunca tinha entrado numa bios em toda minha vida antes de comprar esse kit) eu me aventurei a brincar um pouco, coloquei a frequencia da cpu para 3.70ghz, a tensão para 1.32 e a memória overclockei para 2667mhz.

Depois disso deixei rodando teste do prime95 por 1 hora e deixei o HWmonitor aberto, o teste do prime95 não apresentou nenhum problema ou instabilidade até onde entendi, porém fiquei na dúvida é nos dados do hwmonitor, segue uma print que tirei. Não entendi qual é a temperatura do cpu, é o que eu marquei como 1 ou como 2? Independente de qual seja, poderiam me dizer do que seria ambas as temperaturas e se a da CPU está aceitavel? Desde já obrigado.

 

OBS: estou usando cooler box original do r5 1400.

 

Boa noite novamente, hoje deixei o prime95 rodando por 5 horas, não apresentou nenhum problema, segue print do hwmonitor que ficou aberto durante todo o teste, peço que deem uma olhada pois não entendo muito, e me digam se posso considerar estável e seguro as alterações que fiz no meu sistema. Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal, tudo belezinha?

 

 

Eu fiz um "overcrock" no meu raizen e esta da seguinte forma:

 

Proc: 3.8 @~1.250v estável, já testei tudo que dava pra testar.(temps: 40ºidel e 68º full)

RAM: 8gb corsair 2400~2993 @1.4v estável, ja meti bala em tudo que podia, jogos e etc...(Latencias eu nao mexi e nao entendo b** nenhuma)

Nao mexi no NB deixei como estava se não me engano é 0.8 ou 9  algo assim.

 

Qual a duvida, eu queria ver se alguem tem ideia do que eu posso melhorar e se alguém conseguiu melhores voltagens para eu testar... E tambem compartilhar com vocês meu OC.

 

Minha config: 

 

R5 1600 + hyper t4

corsair vegeance red 2400 cl14 8gb

rx 470 xfx black ed.

evga 450w 80+

 

Espero que ajude alguem e que vocês me deem luz do que posso melhorar! 

 

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo A P Chaves Acho que está bom o over, essa queda de tensão chama VDroop, é normal com configurações mais fracas do LLC, e no caso de sua placa-mãe, é até bom pois os VRMs não são tão fortes para over excessivo nos Octa cores.

 

Eu acho as temperaturas um pouco altas ainda, porém está dentro do TJMax que seria 95C, apenas fique de olho.

 

Você pode tentar abaixar o clock para 3.7 Ghz com algo entre 1.3~1.32 de Vcore e testar um pouco com o Prime, se as temperaturas passarem de 90C depois de um tempo, pare o Prime, volte a Bios e tente diminuir .00625 a tensão (Caso sua placa-mãe deixe, caso não, diminua 1 set da tensão).

 

Deixe o LLC para médio, esses processadores Octa core não precisam de muita tensão pra rodar em stock, mas com OC, é complicado. A não ser que você tenha dado uma boa sorte, seu processador difícilmente irá ficar nos 3.8 Ghz abaixo de 1.35V.

 

Os Ryzen tem um sensor interno, que no HWiNFO seria esse TCTL aos 91 Graus. O outro sensor é da placa-mãe. Normalmente o pessoal recomenda acreditar nesse TCTL, que é a mesma temperatura que o Ryzen Master usa.

 

Assim que conseguir um cooler melhor, tente executar o teste com as configurações entre 3.7~3.8 Ghz que te falei. Dependendo do cooler, esse será uum bom OC, qual cooler pretente colocar?

 

@zunino1 Faltou esse print ae de novo! Mas caso suas temperaturas estejam abaixo de 85~90C, diria que você até pode ficar tranquilo.

 

@Alexsandro Torres Caso seu R5 realmente esteja estável a 3.8 Ghz com 1.25 de Vcore (Recomendo rodar Prime ou OCCT um pouco aí pra ver mesmo), tente aumentar esse multiplicador pra 3.9 com Vcore a 1.32~1.35 e veja se as temperaturas são aceitáveis.

 

Se tiver uma configuração de SOC, coloque ela em 1.10~1.15 para garantir estabilidade nesse over da memória.

 

Do resto, caso seu sistema esteja realmente estável a 3.8 Ghz com 1.25 de Vcore, não tem muito o que melhorar, a não ser um OC mais alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zunino1 Parece estar tudo certo... Mas você desabilitou cores ou mudou algo no SMT? Seu processador aparece apenas quatro cores lógicos, deveriam aparecer 8.

 

Abra o Gerenciador de Tarefas do Windows e vá em Performance, veja quantos cores lógicos mostra. Se for apenas 4, vá até sua Bios e procure alguma opção de SMT, re-abilite os cores caso conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2017 às 18:19, José Henrique Nágera disse:

Como está a saúde do teu HD? Tive problemas parecido, no meu antigo PC e era o HD falecendo. 

 

HD novo tb, é um m.2 sansumg 960 evo.

rodei o programa dele pra ver como está, está tudo ok.

adicionado 0 minutos depois
Em 21/08/2017 às 19:30, SamucaFO disse:

@Fabricio P Mota Atualizou a bios para a ultima versão?As primeiras bios próximas do pós-lançamento estavam com problemas de "incompatibilidade" com  algumas memórias quando eram colocadas em frequências acima de 2667, não importa qual a frequência do perfil xmp da mesma.

sim é a última 1.0.0.6a agesa se n me engano.

adicionado 2 minutos depois
Em 21/08/2017 às 22:25, Nishijima_filho disse:

@Fabricio P Mota Tente fazer um teste com o MemTest86, você irá precisar de um pendrive e dar boot diretamente no programa. Uma das coisas que podem ser é memória.

 

Verifique se as voltagens de sua memória estão como de fábrica, que seria 1.35V.

 

@durthvader A única coisa que não aparenta estar muito bom seria a tensão das memórias. Ao invés de usar o IBT, utilize o Prime 95 por ao menos 2 horas contínuas, veja onde suas temperaturas chegam e se o seu sistema apresenta algum tipo de instabilidade. Sinceramente, mesmo DDR4 rodando a velocidades acima da sua especificada abaixo de 1.35V é pouco crível que o sistema terá estabilidade por um período de tempo longo, o que pode vir a lhe causar problemas em uma sessão de jogos ou utilização contínua do sistema.

 

Outra coisa é o LLC, apesar que algumas placas precisam desse LLC mais pesado pra segurar os Octa Cores, fique de olho em seu Vcore, se ele subir a coisa de 1.36V, diminua seu LLC para médio. Creio que a 3.7 Ghz você deva conseguir estabilizar seu sistema com menos tensão, mas isso varia de chip para chip.

esta a 1.35 de fabrica, rodei o programa, está tudo ok a memória. o que pode ser será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zunino1 Enquanto isso pode beneficiar alguns jogos, ao que vi não é muita coisa. Sua 1050TI não vai ter diferença com ou sem SMT até onde eu saiba. A diferença talvez ficaria mais aparente com uma placa mais forte, 1070+.

 

Se você está confortável com o desempenho que tem, não vejo motivos para mudar. Mas eu pessoalmente não faria isso, perde um pouco de desempenho geral do processador, principalmente em multitasking.

 

A opção de SMT fica em lugares diferentes. Em algumas placas mãe fica na aba de Overclock, em outras fica em Opções avançadas de Hardware. Você pode procurar em sua bios por "Opções Zen" ou coisa similar. Na minha Taichi eu posso configurar isso na guia OC Tweaker e na Advanced.

 

@Alexsandro Torres Se assim está estável, diria que é uma boa manter. Se aguentou 1 hora no prime deve segurar tranquilo. Teste com alguns jogos, se tiver, GTA V, PUBG. Você pode também usar a opção CPU Linpack no OCCT se desejar testar mais um pouco para estabilidade, ou deixar umas 2~4 Horas no Prime. As vezes eu deixo o Prime rodando quando vou dormir para testar Over, se quando acordar o programa ainda estiver rodando sem nenhum erro, considere-se um ganhador, esse Vcore ta bem baixo.

 

@Fabricio P Mota Volte tudo para stock, inclusive as memórias. É mais fácil fazer um Clear Cmos na bios (Se quiser, salve um perfil de Bios caso sua placa-mãe tiver essa opção) e teste novamente.

 

Você fez uma instalação limpa do Windows quando pegou o Hardware? Todos os drivers estão instalados e atualizados?

 

Em alguns posts de outros fóruns, vi gente falando que isso ocorre quando uma opção chamada C6 States está ativada na Bios, se após os testes acima ainda continuar com problemas, mantenha tudo em stock e tente desativar essa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...