Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

F1 ad eternum - Windows não inicializa


Posts recomendados

Há mais de um ano, tenho problemas ao ligar meu computador, que pede para a tecla F1 ser pressionada na inicialização. No início, bastava apertá-la uma vez e o computador ligava normalmente. Depois, passei a ter ter que apertar o botão "F1" 2, 3, 4, até 5 ou 6 vezes (cada vez que ela é apertada o computador começa fazer o boot novamente). Porém, no final, o Windows sempre era inicializado e funcionava normalmente, ainda que antes tivesse que passar por estas telas.

 

Ontem, porém, ele parou de ligar. Tentei ligá-lo durante horas, na parte da tarde e da noite. Foram mil telas e nenhuma inicialização. De tanto insistir, ele acabou ligando "do nada" por volta das 23h e funcionou normalmente durante a madrugada. Porém, uma vez desligado, não ligou mais. Hoje, não consegui ligá-lo nenhuma vez.

 

A mensagem que sempre aparece na tela é a seguinte:
"No boot device available.
Strike the F1 key to retry boot, F2 to run the setup utility.
SATA 0: Installed
SATA 1: Installed
SATA 2: None
SATA 3: None
SATA 4: None
MSATA1: Installed"

HHvDbYq.jpg

 

Já li, assisti, pesquisei neste fórum e tentei diversas soluções já apontadas a outros, todas sem sucesso. As configurações de boot parecem estar corretas, sendo "UEFI with Legacy OPROM; secury boot off", com o drive HDD sendo a primeira opção.

 

73SM0zr.jpg

 

Outras soluções apontavam para a verificação do horário do sistema. Tanto a data como a hora estão corretas, e são atualizados atomaticamente.

 

E2fX41Y.jpg

 

Outros apontaram que poderia ser um mal encaixe destes conectores, que ao que me parecem estão plugados corretamente (e aliás já estavam assim quando o PC conseguia inicializar):

 

IuLSVEk.jpg

 

A única coisa que pesquisei mas ainda não pude testar foi esta bateria de 3 volts. Dizem que pode ser que a carga dela terminou:

 

rXJFubE.jpg

 

Ressalto as seguintes informações:


- O computador é um Dell XPS. O sistema operacional é Windows 10.

 

- Não há nenhum CD, DVD, HD externo, disquete ou pendrive que poderia confundir a máquina inserido ou plugado nela.

 

- O Windows e o computador em si estão funcionando totalmente. A única coisa é que não quer inicializar, mas uma vez que inicializa tudo funciona. Também não há vírus (chequei ontem quando ele resolveu ligar).

 

- Isso que eu vou falar é bizarro, mas pode ser uma pista para a solução do problema. Geralmente, quando o uso do computador tem uma rotina, a tendência é que ligue mais facilmente. Por exemplo, durante a semana passada e nesta, eu estava ligando o computador todos os dias 8h30 da manhã para fazer trabalhos. Em todas as vezes, apareceu uma única tela de F1 e uma vez apertada a máquina ligava. Bastou um único dia, ontem, para eu resolver ligá-lo em outro horário, na parte da tarde, e parou de ligar. O contrário também é válido: quando eu costumava usar o computador somente à noite, num único dia que eu o precisasse ligar à tarde ele demorava mais para pegar, com mais telas pedindo para o F1 ser pressionado.

 

- Caso o computador inicialize, mas por algum motivo um tempo depois caia força de casa ou do bairro, quando a energia volta ele não consegue inicializar de novo no mesmo dia, somente no dia seguinte.

 

- Nas configurações, SATA 1 está tudo "Empty"; SATA 2 está "Blu-ray; HL-DT-ST DVDRW/BDROM"; SATA 3, SATA 4 e SATA 5 estão "Empty". MSATA mostra "SSD; SMART SSD XCeedValue2 mSATA 32GB".

 

U7aF5HH.jpg

 

- Só de aparecer o logotipo da Dell, dá pra saber se o Windows vai ligar ou não. Quando vai dar errado, só aparece o logotipo da Dell. Quando vai dar certo, aparece um círculo que indica carregamento embaixo deste mesmo logotipo.

 

zkBjXgW.jpg

 

Mais alguma coisa que posso tentar? Alguma dica que ajude a corrigir este problema? Ou é algo mais grave?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste período, pesquisei várias soluções, fiz um teste temporário tentando plugar o cabo do DVD na entrada do HD (para ver se o problema não era de contato do cabo) e continuei tentando ligá-lo.

 

Ontem, consegui ligar a máquina (é muito imprevisível). Uma vez ligada, fiz vários procedimentos (anti-vírus, desfragmentação de disco, chequei configurações e atualizações, vi se não havia nada estranho marcado na inicialização, vi se não havia nenhum programa estranho instalado, chequei o status do HD e dispositivos - todos "funcionando corretamente"), etc. Aparentemente, tudo está perfeito, ainda assim ocorre esse problema na inicialização do Windows.

 

Fiz também esta verificação:

 

ujswHkf.jpg

 

O HD se encontra funcionando corretamente:

 

irtdJ9X.jpg

 

A propósito, há só esta partição, que se encontra com este espaço preenchido:

 

ssZ8mRY.jpg

 

Quando fui desligar, a chave do problema parece ter aparecido. O Windows deu "tela azul" e enfim me informou o código do erro (CRITICAL_PROCESS_DIED):

 

P3uUhSw.jpg

 

A solução, como já apontaram, seria fazer uma reparação com o DVD do Windows. Contudo, ele já veio instalado na máquina, e a Dell me enviou apenas esse disco na época:

 

M7SDkQB.jpg

 

Estou procurando soluções alternativas para abrir este painel de reparo. Espero que não seja necessário perder os arquivos e programas do HD outra vez.

 

Outra coisa que me chamou a atenção foi esta luz interna da CPU. Ela demora a apagar após o desligamento do computador. Retirei até o cabo de força para fazer um teste e ela continuou acesa uns dez minutos. Isso é normal?

 

cG4yURh.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...