Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Zeus123

Compensa fazer overclock no meu AMD FX-4300?

Recommended Posts

Compensa fazer overclock no meu FX-4300 no meu PC da assinatura?

Eu acredito que ele esteja dando gargalo na minha GTX 1050 TI, meu FX-4300 chega em até 42°C em Full e a fonte é de qualidade uma EVGA 430 Watts 80 Plus.

Fico em dúvida também porque também acredito que por a velocidade das minhas memórias ser lentas (2x4gb DDR3 1333mhz) também possa estar influenciando.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se já tivesse uma placa-mãe boa... até ia dar uma certa ajuda. Mas não é o caso, melhor deixar como está.

6 minutos atrás, Zeus123 disse:

a fonte é de qualidade uma EVGA 430 Watts 80 Plus.

"Qualidade" naquelas... não que seja uma fonte ruim, mas também não é o que eu chamaria de fonte de qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post
agora, Imakuni disse:

Se já tivesse uma placa-mãe boa... até ia dar uma certa ajuda. Mas não é o caso, melhor deixar como está.

"Qualidade" naquelas... não que seja uma fonte ruim, mas também não é o que eu chamaria de fonte de qualidade.

A fonte não é bem a Corsair CX 430 Watts com selo bronze que eu queria ter comprado.

A placa-mãe também não é lá melhor coisa do mundo, mas eu não vou te culpar se algo der errado, se puder me ajuda a meter um over ai. Isso claro se tu concorda comigo que deve estar tendo gargalo.

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Zeus123 disse:

A placa-mãe também não é lá melhor coisa do mundo, mas eu não vou te culpar se algo der errado, se puder me ajuda a meter um over ai. Isso claro se tu concorda comigo que deve estar tendo gargalo.

Lembrando, essa placa foi uma gambiarra que a AMD fez para aproveitar o soquete, tem todo tipo de problemas quando usada com processadores FX. E embora um over ajude, ele também não vai fazer milagre, os FX já estão bem obsoletos.

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Imakuni disse:

Lembrando, essa placa foi uma gambiarra que a AMD fez para aproveitar o soquete, tem todo tipo de problemas quando usada com processadores FX. E embora um over ajude, ele também não vai fazer milagre, os FX já estão bem obsoletos.

Eu tenho esperança de que se eu subir uns 10% o que não sei se seria muito tipo 4.4ghz eu ganharia pelo menos uns 10 fps no GTA V que eu rodo com quedas pra no mínimo 25 FPS com o jogo nos gráficos máximos (tirando a grama que deixo em Normal) em 1440x900.

Compartilhar este post

Link para o post

Baseado nesse tópico do CDH:

No que o usuário danicortiano diz:

Citação

Ola, eu tinha essa mesma placa-mãe,  tinha um fx4100 e cheguei a 4.5 sem mexer em tensão so aumentando o ratio, cooler original mas com adaptaçao para pegar ar de fora e gabinete aberto, rodei em 4.6 mexendo  na tensão mas estavel, temperatura cerca de 70 graus nao lembro o certo, troquei o fx4100 por um fx6300 e  sem mexer na tensão cheguei a 4.5 tambem e bem estavel... (ainda deixando o ht e a nb na frequencia maxima a 2600mhz e over na memoria)

troquei de placa faz um tempinho então nao me lembro mais do setup dela de cabeça mas entra la no seu setup e procura algo como cpu ratio... vai ter algum valor  tipo assim x22 4400mhz  x23 4500mhz (numeraçao nao esta certa so exemplo) ai voce vai aumentando devagar essa numeraçao, o mhz seria o clock que nem no exemplo, se voce deixasse no x22 4400mhz seu processador iria funcionar a 4.4ghz ai voce entra no windows e roda um teste de estabilidade com o aida64, ai la voce vera a sua temperatura, no meu caso eu rodava o teste por uns 10 minutos se nao travasse e a temperatura maxima ficasse  cerca de 70 graus pra min estava bom, mais que 70graus em particular acho que nao e bom para o processador. So desabilita o adm turbo no setup.

Troquei de placa hj tenho uma M5A99FX e posso te dizer que no meu caso nao senti muita diferença nao nessa questao de over!

Eu por ter tido e usado a M5A78L-M LX/BR e chegado em over a 4.5  com o FX6300 na M5A78L-M LX/BR que é a sua placa-mãe, nao acho ruim nao essa placa tudo vai depender para o fim que voce vai usar o computador! E tive ela por cerca de 2 anos com OVER e nunca tive um problema nem com ela nem com o processador!

Teoria nem sempre é pratica lembre disso.

Se quiser fazer over aconselho a compra do seu seidon pois voce tera uma melhor refrigeraçao no processador e pode ir devagar que chegara aos 4.5 ou 4.6 de boa com um cooler desses!

Experiencia propria!!!

Eu decidi fazer overclock por enquanto modesto em 4.2ghz chegando a 44°C e no GTA V o FPS mínimo que antes era 25 subiu pra 30 só com isso, notei que agora em alguns momentos a GTX 1050 TI trabalha em 99% antes nunca tinha visto passar de 80%.

Compartilhar este post

Link para o post

Setei em 4.2ghz em full chega em 44°C mesma temperatura que em stock com o overclock automático de 4.0, se eu subo pra 4.3ghz em full já sobe pra 60°C então decidi manter em 4.2ghz mesmo, realmente essa placa-mãe é muito limitada.

O tópico já pode ser encerrado.

Compartilhar este post

Link para o post

@Zeus123 se possivel, coloque imagens das suas configurações da Bios. Sugiro adcionar uma fan ao chipset 760g. Ele aquece muito. Tente toca-lo com o dedo, quando estiver jogando.

adicionado 0 minutos depois
Em 29/07/2017 às 11:45, Zeus123 disse:

Setei em 4.2ghz em full chega em 44°C mesma temperatura que em stock com o overclock automático de 4.0, se eu subo pra 4.3ghz em full já sobe pra 60°C então decidi manter em 4.2ghz mesmo, realmente essa placa-mãe é muito limitada.

O tópico já pode ser encerrado.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/07/2017 às 07:37, drcyberjr disse:

@Zeus123 se possivel, coloque imagens das suas configurações da Bios. Sugiro adcionar uma fan ao chipset 760g. Ele aquece muito. Tente toca-lo com o dedo, quando estiver jogando.

adicionado 0 minutos depois

Eu já fiz o overclock, setei em 4.2ghz por que precisaria de prints da bios? A única forma que conheço de fazer isso é com celular.

Neste momento o que mais esta aquecendo é o AUX que esta em 38°C em idle (me preocupa porque aquece mais que cpu e vga) segundo o AIDA64, a placa-mãe está em 25°C.

Eu não pretendo abrir o gabinete e colocar o dedo no dissipador do chipset, queria um programa em que eu pudesse ver a temperatura em FULL jogando, estou utilizando o Rivatuner do MSI Afterburner e HWiNFO64 mas não achei opção de mostrar temperatura do chipset ou AUX ou placa-mãe em jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais