Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Felipe C. Santos

Cabo Adaptador Multi-fan

Recommended Posts

Olá

Queria colocar mais três fan's na minha máquina, mas a placa-mãe só tem um conector, quero saber qual tipo de cabo seria melhor: o molex pra colocar na fonte ou o de três pinos.

Quais as diferenças deles dois?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe C. Santos O molex que vai direto na fonte não terá controle de rpm, ou seja, não dá pra mudar a velocidade, ele irá rodar em apenas uma velocidade e apenas nela.

 

Com o conector de 3 pinos terá um controle direto da placa-mãe caso seja ligado na placa-mãe.

 

Outra opção é comprar controlador de fan, geralmente tem controlador que suporta 4 fans ou mais, nele você terá controle de velocidade de cada 1 dos fans, ou seja, se colocar 4 fans, você pode escolher uma velocidade para cada 1 deles para não ficar tudo na mesma velocidade.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe C. Santos Creio que fique bom rodar em apenas 1 velocidade fixa já que irá ter um fluxo de ar equilibrado, não irá entrar ar de mais e nem sair de mais, talvez quando o clima estiver mais quente ai seja um problema, já que a velocidade nem sempre pode ser suficiente(isso apenas para quando estiver calor mesmo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe C. Santos há um cabo multiplicador que você utiliza a alimentação da fonte e o controle PWM da placa-mãe.

5977d6e009b2e_Semttulo-1_fw.thumb.png.a2333ab2a7403316a6c79e3008cd9c0f.png

Sem o controle PWM os fans irão funcionar sempre na rotação máxima. Dependendo da qualidade dos fans pode gerar muito ruído.

Com o controle PWM os fans irão funcionar com rotação de acordo com a temperatura. Com relação ao fluxo de ar, o mesmo será sempre constante, visto que todos os fans irão obedecer ao mesmo controle PWM e sempre irão funcionar na mesma rotação, variando todos ao mesmo tempo.

Editado por Erso
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×