Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
felipecslsantos

Cabo Adaptador Multi-fan

Recommended Posts

Olá

Queria colocar mais três fan's na minha máquina, mas a placa-mãe só tem um conector, quero saber qual tipo de cabo seria melhor: o molex pra colocar na fonte ou o de três pinos.

Quais as diferenças deles dois?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe C. Santos O molex que vai direto na fonte não terá controle de rpm, ou seja, não dá pra mudar a velocidade, ele irá rodar em apenas uma velocidade e apenas nela.

 

Com o conector de 3 pinos terá um controle direto da placa-mãe caso seja ligado na placa-mãe.

 

Outra opção é comprar controlador de fan, geralmente tem controlador que suporta 4 fans ou mais, nele você terá controle de velocidade de cada 1 dos fans, ou seja, se colocar 4 fans, você pode escolher uma velocidade para cada 1 deles para não ficar tudo na mesma velocidade.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe C. Santos Creio que fique bom rodar em apenas 1 velocidade fixa já que irá ter um fluxo de ar equilibrado, não irá entrar ar de mais e nem sair de mais, talvez quando o clima estiver mais quente ai seja um problema, já que a velocidade nem sempre pode ser suficiente(isso apenas para quando estiver calor mesmo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felipe C. Santos há um cabo multiplicador que você utiliza a alimentação da fonte e o controle PWM da placa-mãe.

5977d6e009b2e_Semttulo-1_fw.thumb.png.a2333ab2a7403316a6c79e3008cd9c0f.png

Sem o controle PWM os fans irão funcionar sempre na rotação máxima. Dependendo da qualidade dos fans pode gerar muito ruído.

Com o controle PWM os fans irão funcionar com rotação de acordo com a temperatura. Com relação ao fluxo de ar, o mesmo será sempre constante, visto que todos os fans irão obedecer ao mesmo controle PWM e sempre irão funcionar na mesma rotação, variando todos ao mesmo tempo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×