Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estática na Automação.


Posts recomendados

Eu até procurei pelo fórum algum post que falasse sobre este assunto relacionado a estática, mas não achei.

 

Seguinte pessoal, a algum tempo atrás trabalhei no setor de testes de placas de UPS no-break em uma empresa como estagiário aprendi muito e tava indo super bem, mas foi na época em que a Petrobras decaiu e a empresa prestava serviço pra eles acabei tendo que sair devido a muitos atrasos de salários.

 

Depois um amigo me indicou numa empresa de assistência técnica de drives e servos motores, la a história era outra, tinha muitos problemas, o clima era extremamente desagradável e nos davam pouca informação sobre os equipamentos.

 

O resultado é que até conseguia consertar bastante coisa, durante os testes tudo rodava, mas na hora de funcionar na máquina sempre dava pau.

 

Disseram que o motivo era a estática.

 

Este tipo de equipamento realmente é mais sensível ?; Pois depois que eu sai de lá tudo que eu consertei funcionou super bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vocês tinham unidades que funcionavam com o mesmo conjunto e o que tinham problema de "estática" estavam dando problema é bem possível que era problema não tanto em um ou com os dois.

 

Se for um servo motor a plaquinha interna dele de controle/comparação poderia ter algum capacitor com problema ( problema no Ci que cuida da parte de comparação ), até mesmo resistor com defeito... já se for um stepper motor ai é mais difícil de falar em problema só se queimar os filamentos/curto ou problema físico(mais difícil já que eles trabalham com tensões mais altas e correntes). Agora na placa que controla o motor pode ocorrer de tudo mesmo... apesar dos avanços tecnológicos ainda se sobre com morte de componentes por estática... transistores, ci  e por ai vai... 

http://www.hardware.com.br/artigos/eletricidade-estatica/

 

Acho mais provável que vocês não tinham os equipamentos adequados para achar o problema... agora se estavam desenvolvendo algo, ai poderia ser erro de projeto mesmo.

 

--------------

Se é que eu entendi a sua pergunta direito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...