Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema circuito/fonte


Posts recomendados

Eae galera..meu ultimo recurso são os feras daqui.Seguinte montei um clapper (sensor de palmas) e utilizei uma pequena fonte de celular acoplada ao circuito o problema é que assim que ligo o sensor (o mesmo acontece quando desligo) se ligo uma lampada/aparelho eletrônico próximo  o sensor se ativa ou desativa sozinho.Tentei fontes com amperagens maiores e nada... alguma sugestão?

circuito em anexo

treco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser porque está ocorrendo variação na tensão... não estou vendo nenhum regulador de tensão no teu projeto(o que mantém a mesma tensão mesmo com grandes variações da fonte- claro acima da tensão mínima) e nem capacitores para segurar a tensão regulada na saída da fonte de 6V. A não ser que você não esteja mostrando o resto do circuito.

 

Não avaliei a montagem do resto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Deve ser porque está ocorrendo variação na tensão... não estou vendo nenhum regulador de tensão no teu projeto(o que mantém a mesma tensão mesmo com grandes variações da fonte- claro acima da tensão mínima) e nem capacitores para segurar a tensão regulada na saída da fonte de 6V. A não ser que você não esteja mostrando o resto do circuito.

 

Não avaliei a montagem do resto...

pois então....utilizei uma fonte de celular (nao tenho o diagrama)acha que devo adicionar um regulador(lm 317) com capacitores já que a mesma não esta aguentando a variação de tensão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Tente reduzir a sensibilidade do circuito. Reduza o valor do resistor de coletor de 47k para algo entre 5k6 e 10k. 

Outra forma de reduzir a sensibilidade do circuito, para frequências mais altas, é introduzir um capacitor entre 1uF e 100nF entre o pino 2 do 555 e o terra. Na verdade esta faixa de valor pode ser alterada. Tudo vai depender dos testes práticos.

 

2 - O mosfet (4013) possui dois flip-flops dentro do mesmo CI. O segundo está sendo deixado ao Deus dará. Como a entrada dele é de alta impedância, ele certamente capta os 60Hz da rede próxima e a saída deve estar pulsando, aumentando (um pouco) o consumo. Leve à terra os pinos 9 e 11 do CI 4013.

 

3 - A corrente de saída do 4013 é baixa e o led com o resistor de 330 ohms consome uma corrente proibitiva do CI. Retire o par 330 ohms e o led de sua posição original e coloque-os entre a fonte e o coletor do transistor que tem o rele.

Se puder, substitua este resistor de 330 ohms por um de 1k. Ainda assim o led vai ter boa luminosidade.

 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...