Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 7700K Muito quente?


Posts recomendados

Olá galera, comprei um pc recentemente e em teste de stress e no WhatchDogs2 usando 90% do processador ele atinge uma média de 80 graus chegando até 85/86 graus em uma temperatura ambiente normal, isso em stock, se eu fizer um overclock nele pelo jeito essa coisa vai explodir, vou anexar prints e a disposição dos componentes no meu gabinete. Me digam por favor, essa temperatura e uso do processador são normais?

O meu gabinete é um NZXT S340 que acompanha apenas dois fans, dentro do gabinete tem dois fans no watercooler e um jogando o ar para cima.

O watercooler é um Corsair H60

 

WATCH_DOGS® 22017-7-26-21-43-5.jpg

Screenshot_1.png

trab.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu WC está ao contrário. As mangueiras devem ficar sempre para baixo, nunca para cima. Outra coisa, ponha o WC na frente, do PC, no slot de cima. E um fan no slot abaixo dele, com rotação alta.

 

Essas são as primeira coisas a se fazer para melhorar seu PC.

 

 

Depois, vá na BIOS e ponha a tensão em um valor fixo. Considerando tudo, sugiro começar com 1.25v, veja se é estável nessa tensão. Deixe o clock quieto por enquanto, mexa só na tensão e ponha no modo manual.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Imakuni disse:

Seu WC está ao contrário. As mangueiras devem ficar sempre para baixo, nunca para cima. Outra coisa, ponha o WC na frente, do PC, no slot de cima. E um fan no slot abaixo dele, com rotação alta.

 

Essas são as primeira coisas a se fazer para melhorar seu PC.

 

 

Depois, vá na BIOS e ponha a tensão em um valor fixo. Considerando tudo, sugiro começar com 1.25v, veja se é estável nessa tensão. Deixe o clock quieto por enquanto, mexa só na tensão e ponha no modo manual.

 

 

 

Você fala inverter como na foto?

71680.128292a7217f89b7418db391a2669249.94c537878bb9351a3c7b3d237669b634.256c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jotinha_ inverta o fan do H60 (coloque soprando para dentro). Não precisa colocar na frente. O ar quente vai entrar no gabinete e sair pelo teto. 

 

Outra coisa é ver o seu Vcore. O HWmonitor costuma trocar o VID pelo Vcore, o que pode indicar que você está com Vcore de 1.47V em load. Rode o teste de estresse e deixe o CPU-Z na aba CPU para indicar o Vcore correto. Se no leitor estiver "Vcore", é porque é o Vcore.

 

Se for isso aí, você vai ter que baixar o Vcore manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jotinha_ disse:

Por que é melhor na frente

Porque na frente você pega ar fresco direto de fora do gabinete (temperatura ambiente). Já colocando atrás, você pega parte do ar quente que sai da placa de vídeo, o que faz com que as temperaturas aumentem.

 

2 minutos atrás, Jotinha_ disse:

deixo só um fan no radiador?

Sim. No S340, não cabe um radiador em push-pull, só cabe um fan.

 

3 minutos atrás, Jotinha_ disse:

em que posição?

Tanto faz... colocando o fan entre o radiador e o gabinete, você só usa um jogo de parafusos. Colocando atrás, precisa usar dois.

 

5 minutos atrás, Jotinha_ disse:

Como altero a tensão pela bios?

Do mesmo jeito que você faria qualquer overclock. Só que ao em vez de aumentar a tensão, você vai diminuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Jotinha_ outra coisa importante, se a temperatura subir acima de 85ºC, desligue o teste. Não deixe rodar do jeito que está porque você está esmerilhando o seu chip. Deixe rodar o suficiente para você ver o Vcore, só isso. Coisa de segundos só para ver se o Vcore não oscila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Contiusa disse:

 

@Jotinha_ outra coisa importante, se a temperatura subir acima de 85ºC, desligue o teste. Não deixe rodar do jeito que está porque você está esmerilhando o seu chip. Deixe rodar o suficiente para você ver o Vcore, só isso. Coisa de segundos só para ver se o Vcore não oscila.

 

13 minutos atrás, Imakuni disse:

Porque na frente você pega ar fresco direto de fora do gabinete (temperatura ambiente). Já colocando atrás, você pega parte do ar quente que sai da placa de vídeo, o que faz com que as temperaturas aumentem.

 

Sim. No S340, não cabe um radiador em push-pull, só cabe um fan.

 

Tanto faz... colocando o fan entre o radiador e o gabinete, você só usa um jogo de parafusos. Colocando atrás, precisa usar dois.

 

Do mesmo jeito que você faria qualquer overclock. Só que ao em vez de aumentar a tensão, você vai diminuir.

 

Diminuir a tensão e o clock do processador ocasiona em perda de desempenho em games?

Diminui a tensão para 1.25 e clock deixei em 4.20 e os resultados em teste rápido foram esses:

Não posso fazer a mudança dos fans ainda por que não tenho tempo disponível, somente no final de semana mas mudar a posição das mangueiras impacta muito na temperatura?

 

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

adicionado 1 minuto depois

Também é normal jogos como WatchDogs 2 e minecraft usarem 80/90% do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jotinha_ disse:

Diminuir a tensão e o clock do processador ocasiona em perda de desempenho em games?

Diminuir a tensão, não. Diminuir o clock, isso sim pode causar perda.

 

2 minutos atrás, Jotinha_ disse:

Diminui a tensão para 1.25 e clock deixei em 4.20

Ué... eu falei para você mexer somente na tensão e deixar o clock no lugar, então por quê mexeu nele também?

 

2 minutos atrás, Jotinha_ disse:

mudar a posição das mangueiras impacta muito na temperatura?

Pode ter um impacto negativo na temperatura. Mas mais que isso, pode danificar a bomba do WC, por correr o risco de ficar circulando bolhas.

 

Com as mangueiras para baixo, esse risco cai drasticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jotinha_ você fez um underclock para 4.2Ghz? Rode um AIDA64 só com CPU marcado e veja como fica o Vcore. Ele está abaixo do que você marcou no BIOS.

 

A mangueira é bom colocar para baixo para evitar das bolhas (todo water cooler tem um pouco de bolha) irem parar no bloco. Se você coloca a mangueira para baixo, as bolhas ficam na parte de cima do radiador e não vão ter como descer.

 

Pode colocar o H60 na frente como o colega disse, mas não precisa. Você só precisa inverter o fluxo do fan e colocar ele soprando para dentro. Eu acho até melhor atrás, porque você pega o ar frio de fora ele ele sai logo depois pelo teto do gabinete. Se colocar na frente, você vai jogar ar quente nos HDs e na placa de vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

Pode colocar o H60 na frente como o colega disse, mas não precisa. Você só precisa inverter o fluxo do fan e colocar ele soprando para dentro. Eu acho até melhor atrás, porque você pega o ar frio de fora ele ele sai logo depois pelo teto do gabinete. Se colocar na frente, você vai jogar ar quente nos HDs e na placa de vídeo. 

O problema é que junta poeira que só... por isso o conselho de colocar na frente, para aproveitar o filtro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni é, tem essa. Acho que não vai fazer diferença na frente. Deve subir alguns graus no gabinete no verão, mas se estiver bem ventilado, tranquilo.

 

Mas se o fan de cima também for bom, ele vai puxar boa parte do fluxo e da poeira que sai do H60. Só não acho muito indicado quando a VGA é blower, porque sai muito ar quente pela parte de trás do gabinete e vai subir no radiador do water cooler, especialmente em gabinetes que ficam contra a parede. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Contiusa disse:

@Imakuni é, tem essa. Acho que não vai fazer diferença na frente. Deve subir alguns graus no gabinete no verão, mas se estiver bem ventilado, tranquilo.

 

Mas se o fan de cima também for bom, ele vai puxar boa parte do fluxo e da poeira que sai do H60. Só não acho muito indicado quando a VGA é blower, porque sai muito ar quente pela parte de trás do gabinete e vai subir no radiador do water cooler, especialmente em gabinetes que ficam contra a parede. 

 

11 minutos atrás, Imakuni disse:

O problema é que junta poeira que só... por isso o conselho de colocar na frente, para aproveitar o filtro do gabinete.

 

Rodei um teste no aida64 a 4.5Mhz.

O S340 tem aquela parte fechada na frente, isso não iria piorar ou não faria diferença porque meu pc realmente fica contra a parede e o calor atrás também é alto.

 

 

stabilitytest.png

adicionado 1 minuto depois

@Contiusa @Imakuni  Refazendo minha outra pergunta, em jogos como WatchDogs 2 e Minecraft é normal 80/90% de uso do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Jotinha_ disse:

O S340 tem aquela parte fechada na frente, isso não iria piorar ou não faria diferença porque meu pc realmente fica contra a parede e o calor atrás também é alto.

Há diferença, mas não é tanta que valha a pena se preocupar, as aberturas no topo e fundo são grandes o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, MauricioBMS disse:

Amigo, estou utilizando também um i7 7700k, porém sem watercooler, utilizo um Hyper 212x (Air Cooler). A temperatura em full load se mantém aos 65-70 graus. Parece que tive sorte pois a maioria dos i7 7700k estão vindo com uma interface térmica horrível... fora que é caro.

 

70ºC já é uma temperatura bem ruim para quem está no meio do inverno. Você pode ter dado sorte de pegar uma placa-mãe com bom controle de tensão, mas o i7-7700K é overclocado e vai dar problema no verão. Não deixe passar de 75ºC.

 

O i7-7700K tem a mesma solução térmica de todos os chips da Intel desde os Ivy Bridge, exceto o Devil's Canyon que veio um pouco mais trabalhado. A única diferença do i7-7700K é o overclock 'pesado' que eles fizeram e as placas-mãe malucas com Vcore de 1.4V. Fora isso, é um chip como qualquer outro. Também não gosto das pastas TIM, mas nunca deu problema em stock, só com overclock. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Contiusa disse:

 

70ºC já é uma temperatura bem ruim para quem está no meio do inverno. Você pode ter dado sorte de pegar uma placa-mãe com bom controle de tensão, mas o i7-7700K é overclocado e vai dar problema no verão. Não deixe passar de 75ºC.

 

O i7-7700K tem a mesma solução térmica de todos os chips da Intel desde os Ivy Bridge, exceto o Devil's Canyon que veio um pouco mais trabalhado. A única diferença do i7-7700K é o overclock 'pesado' que eles fizeram e as placas-mãe malucas com Vcore de 1.4V. Fora isso, é um chip como qualquer outro. Também não gosto das pastas TIM, mas nunca deu problema em stock, só com overclock. 

Bom, o i7 7700k foi feito para atingir até 90 graus, acredito que com um air cooler de entrada que estou, está ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MauricioBMS disse:

Bom, o i7 7700k foi feito para atingir até 90 graus, acredito que com um air cooler de entrada que estou, está ótimo.

 

Onde você leu isso?! Você quer dizer TDP? Isso não tem nada a ver com temperatura de uso. Procure na internet para se informar sobre o que é TDP. 

 

Acima de 80ºC você já está afetando o seu chip. Portanto não é bom passar de 75ºC. Nos 100ºC ele vai fazer o throttling para não queimar. A Asus tinha um teste de longevidade e o valor padrão que ela usou de qualidade é 65ºC. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Onde você leu isso?! Você quer dizer TDP? Isso não tem nada a ver com temperatura de uso. Procure na internet para se informar sobre o que é TDP. 

 

Acima de 80ºC você já está afetando o seu chip. Portanto não é bom passar de 75ºC. Nos 100ºC ele vai fazer o throttling para não queimar. A Asus tinha um teste de longevidade e o valor padrão que ela usou de qualidade é 65ºC. 

Realmente não lembro onde li sobre o limite de temperatura. Obrigado por informar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, MauricioBMS disse:

Bom, o i7 7700k foi feito para atingir até 90 graus, acredito que com um air cooler de entrada que estou, está ótimo.

 

6 minutos atrás, Contiusa disse:

Acima de 80ºC você já está afetando o seu chip. Portanto não é bom passar de 75ºC. Nos 100ºC ele vai fazer o throttling para não queimar. A Asus tinha um teste de longevidade e o valor padrão que ela usou de qualidade é 65ºC

 

E mais um detalhe @MauricioBMS, quanto mais quente, maior é a tensão necessária para alcançar determinado clock, assim, você meio que força o processador a trabalhar em uma situação mais critica. O T-junction, é o limite que o processador aqguenta, porém veja qual a faixa de trabalho recomendada., por exemplo para meu R7, a AMD recomenda tensão menor que 1.45 e temps abaixo de 80(vi nas apresentações pós lançamento dos ryzen). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Flávio Santana Lima disse:

 

 

E mais um detalhe @MauricioBMS, quanto mais quente, maior é a tensão necessária para alcançar determinado clock, assim, você meio que força o processador a trabalhar em uma situação mais critica. O T-junction, é o limite que o processador aqguenta, porém veja qual a faixa de trabalho recomendada., por exemplo para meu R7, a AMD recomenda tensão menor que 1.45 e temps abaixo de 80(vi nas apresentações pós lançamento dos ryzen). 

Utilizo uma configuração automática de tensão, não vi ela ultrapassando dos 1.27 (full load). Por enquanto deixarei deste jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, MauricioBMS disse:

Utilizo uma configuração automática de tensão, não vi ela ultrapassando dos 1.27 (full load). Por enquanto deixarei deste jeito.

São processadores de arquiteturas bem diferentes, a forma como o 7700k lida com tensão é beem diferente de como o ryzen lida com tensão . Só sei que já vi pessoas em 1.15 no 7700k em stock, o que seria a tensão normal dele. O meu R7 em stock fica nos 1.2 a 1.3. Essa temp ta alta, porém eu não vejo muito o que fazer, apenas o controle de tensão que o @Contiusa já ajudou muita gente aqui, e tentar amenizar essas temps, pois a melhor solução seria o delid, o que pode ser perigoso com alguém sem experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...