Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 7700K Muito quente?


Posts recomendados

@Flávio Santana Lima até 75ºC ele está legal e 1.27V está bom para 4.5Ghz. Manualmente daria para descer para 1.2V, talvez menos se o chip dele for bom, mas 1.27V está aceitável para stock. Mas no verão ele vai ter problemas, especialmente porque  SP faz frio (sinal que a CPU dele já está abrindo o bico). Mas tem gente que não se preocupa e roda o chip acima de 80ºC. Pode dar sorte de não ter nada, mas pode começar a dar problema com o tempo ou então perder a capacidade de overclocar com tensões decentes em clocks mais altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Contiusa disse:

@Imakuni é, tem essa. Acho que não vai fazer diferença na frente. Deve subir alguns graus no gabinete no verão, mas se estiver bem ventilado, tranquilo.

 

Mas se o fan de cima também for bom, ele vai puxar boa parte do fluxo e da poeira que sai do H60. Só não acho muito indicado quando a VGA é blower, porque sai muito ar quente pela parte de trás do gabinete e vai subir no radiador do water cooler, especialmente em gabinetes que ficam contra a parede. 

 

Eu estava lendo o tópico de novo para ver o que fazer e me tira essa dúvida por favor, o que seria uma vga blower? 

Você também recomenda deixar o watercooler na frente do gabinete? No slot de cima ou de baixo? Com o fan entre o radiador e o gabinete soprando ar para dentro? e também colocar o outro fan do gabinete embaixo dele e manter o que está no slot de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Jotinha_ disse:

 

Eu estava lendo o tópico de novo para ver o que fazer e me tira essa dúvida por favor, o que seria uma vga blower? 

Você também recomenda deixar o watercooler na frente do gabinete? No slot de cima ou de baixo? Com o fan entre o radiador e o gabinete soprando ar para dentro? e também colocar o outro fan do gabinete embaixo dele e manter o que está no slot de cima.

 

VGA blower são aquelas fechadas, tipo:

 

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/41dwDPc-laL.jpg

 

Nessas placas de vídeo fechadas, o ar quente é jogado pelos fundos do gabinete e pode subir para o radiador do water cooler se ele estiver soprando para dentro.

 

Sobre a posição, talvez seja melhor na frente porque o seu gabinete é mal ventilado. Se o WC ficar atrás soprando para dentro, você só vai ter uma saída no teto. Ou pode tentar colocar o da frente inferior para dentro e o superior para fora. Mas você teria que testar. 

 

Se colocar o WC na frente, coloque em cima. Embaixo talvez nem dê o comprimento da mangueira. Só fique ligado para o bloco não ficar acima do radiador. Se ficar, você tem que prestar atenção se vai subir bolha para o bloco (faz barulho).

 

Teste das duas formas (se tiver tempo) e veja como fica melhor. Atrás não vai acumular muita poeira pois o fan do teto vai fazer uma corrente de ar. Talvez acumule até menos, pois os filtros de gabinete sempre deixam passar alguma coisa, a não ser que seja 'filtro' mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Enchendo o saco de novo, porque sou meio leigo nessa área então quero ter certeza, vou fazer assim então: Colocar o radiador na frente com o fan entre o radiador e o gabinete funcionando como ventilador como você disse, colocar o outro fan do gabinete no slot de baixo também como ventilador e o de cima do gabinete como exaustor, é uma boa?

Ps. minha vga não é Blower, tem uma foto do pc no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jotinha_ disse:

Colocar o radiador na frente com o fan entre o radiador e o gabinete funcionando como ventilador como você disse

 

Se o seu gabinete não tiver um filtro muito bom, é melhor colocar o radiador entre o fan e o gabinete. Assim você pode passar o aspirador na frente e limpar melhor. Se o seu filtro for "à prova de poeira" mesmo, pode colocar do outro jeito. 

 

Se você não tiver fans para colocar atrás e na frente, dê prioridade para o de trás e o de cima, porque o water cooler vai estar jogando ar quente no gabinete. Só coloque na frente se estiver sobrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa@Imakuni Atualizando o post, diminui a tensão de 1.25 para 1.2 e fiz as mudanças do gabinete como na foto abaixo, dois fans atras e em cima como exaustores e na frente ventilador. Rodando um aida64 por 10min o processador atingiu 71 graus no máximo como no print abaixo. São boas temperaturas para o processador ou da para melhorar ainda mais?

 

 

trab.jpg

stabilitytest.png

stabilitytest2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Jotinha_ disse:

São boas temperaturas para o processador ou da para melhorar ainda mais?

AIDA é um teste muito ruim... é um bom programa para conseguir ver dados dos sensores, mas como teste de stress, é ruim.

 

Eu sempre aconselho usar o Prime95 na versão mais recente; no caso de testes de CPU, escolha o teste Small FFT. Rode por uns 15min e veja como fica. Se ficar abaixo de 84C e não der nenhum erro, então tá suave, pode tentar um overclock maior ou reduzir ainda mais a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jotinha_ Para ver as temperaturas, o AIDA64 com CPU e FPU marcado dá 3ºC abaixo do Prime95 com Small FTT. Ou seja, pode se basear pelos números do AIDA64. Como amostra de aquecimento, está ótimo.

 

Para teste de estresse, recomendo o OCCT Linpack ou CPU. Não é tão pesado na CPU como o Prime e são bons aplicativos para pegarem erros.

 

Eu não recomendo Prime95 para nada (leia com atenção). Sempre foi um aplicativo controverso, (*edit) não importa a geração do chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jotinha_ disse:

Em games a diferença também foi bem grande, mesmo com 80/90% de uso do processador ele se manteve na casa dos 58/60º sendo que antes chegava a 80/90º. 

 

Já tentei diminuir a tensão para menos de 1.20 mas meu windows travava.

Que pena! Aqui consigo manter uma estabilidade ótima em 1.15 :/ (em 4.5ghz stock).

Só por curiosidade qual sua motherboard? Estou usando uma H270 Gaming 3 da Gigabyte... peguei ela já que não mexo muito com overclock, e a estabilidade está muito boa.

Se você está conseguindo um clock maior que 4.5ghz em 1.2 de tensão e com estas temperaturas de 58/60 está ótimo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Jotinha_ disse:

Já tentei diminuir a tensão para menos de 1.20 mas meu windows travava.

 

Nem sempre todo chip consegue baixar de 1.2V. O meu também fica entre 1.22V e 1.23V a 4.4Ghz.

 

Mas veja o setup do LLC, porque se deixar no auto você não vai conseguir baixar muito. Qualquer queda de tensão e vai dar erro ou tela azul. O LLC evita essas quedas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, MauricioBMS disse:

Que pena! Aqui consigo manter uma estabilidade ótima em 1.15 :/ (em 4.5ghz stock).

Só por curiosidade qual sua motherboard? Estou usando uma H270 Gaming 3 da Gigabyte... peguei ela já que não mexo muito com overclock, e a estabilidade está muito boa.

Se você está conseguindo um clock maior que 4.5ghz em 1.2 de tensão e com estas temperaturas de 58/60 está ótimo também.

 

É uma Gigabyte Z270 XP-SLI.

 

Tentei baixar para 1, 1.10, 1.15 mas o windows dava tela azul, só ficou estável a 1.2.

 

Em 4.5Ghz atingiu no aida64 máxima de 71º estressando por 10min e nos jogos fica nessa média de 55 á 63º como pico, mesmo chegando a 90% de uso nos jogos mal otimizados.

 

11 horas atrás, Contiusa disse:

 

Nem sempre todo chip consegue baixar de 1.2V. O meu também fica entre 1.22V e 1.23V a 4.4Ghz.

 

Mas veja o setup do LLC, porque se deixar no auto você não vai conseguir baixar muito. Qualquer queda de tensão e vai dar erro ou tela azul. O LLC evita essas quedas.

 

O que seria o LLC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jotinha_ disse:

O que seria o LLC?

 

Load Line Calibration (LLC). Ém dos setups básicos de todo overclock, junto com clock e tensão. As placas-mãe ficam em auto, mas costuma ter duas ou três opções acima - tubo, max, extreme, essas coisas. Geralmente o pessoal deixa na segunda ou terceira opção da última. O nome pode varia de placa-mãe (fabricante) e de geração.

 

O LLC evita que a tensão oscile em load. Se ele estiver bem setado, dá para descer mais a tensão.

 

Procure no manual do seu BIOS ou pesquise em tutoriais de overclock do i7-7700K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jotinha_ disse:

 

É uma Gigabyte Z270 XP-SLI.

 

Tentei baixar para 1, 1.10, 1.15 mas o windows dava tela azul, só ficou estável a 1.2.

 

Em 4.5Ghz atingiu no aida64 máxima de 71º estressando por 10min e nos jogos fica nessa média de 55 á 63º como pico, mesmo chegando a 90% de uso nos jogos mal otimizados.

 

 

O que seria o LLC?

Amigo pelo jeito você já fez de tudo para melhorar a refrigeração... para melhorar mais que isso, só fazendo Delid na CPU (não recomendo), ou comprando um watercooler melhor. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Jotinha_ disse:

Em games a diferença também foi bem grande, mesmo com 80/90% de uso do processador ele se manteve na casa dos 58/60º sendo que antes chegava a 80/90º. 

 

É, está legal essas temperaturas.

 

Mas estude o LLC e sete corretamente, porque mesmo que você não consiga setar a 1.2V, por exemplo, ele fica mais estável e não tem quedas de tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...