Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conservar eletronicos


Posts recomendados

Compre "Terra para Gato" a base de sílica nas lojas para produtos animais. Vem em pacotes de 2 quilos. Custa cerca de R$ 20,00. É bem mais barato e vem em maior quantidade que os similares do MercadoLivre, que aliás, seus preços já não são tão bons.

Comprei uma mini geladeira de escritório sem funcionar, porém com excelente vedação.

Já tinha um pouco de "Cloreto de Cobalto" e adicionei uma solução dele na sílica. Quando a sílica está úmida, a cor fica rosa avermelhado. Quando está seca, tende para o azul forte. O problema é que o "Cloreto de Cobalto" atualmente não é barato, então tem uns higrômetros (medidores de umidade) digitais no Ebay, que custam poucos reais. Seria uma opção para monitorar a umidade nos equipamentos.

Já perdi um osciloscópio Tektronix com tela de LCD monocromática, por causa da umidade, além de outros equipamentos com tela de LCD. Agora guardo dentro desta geladeira enquanto não são usados. Cada vez que abro a porta da geladeira, pego a caixinha plástica (sem a tampa) que contém a sílica e esquento-a no microondas até que sua cor retorne ao azul. Depois de guardar os equipamentos com a sílica e o higrômetro digital dentro da geladeira, limpo bem o interior do microondas, só por precaução.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu guardo os meu snes fat, snes baby e ps2 slim dentro de sacolas plasticas de supermercado amarradas e essas sacolas dentro de caixas de papelao fechadas tudo em cima da estante e sem silica  porque quando tinha era necessario ficar comprando na internet pois nao restaura sempre então desisti de usa-las, tem algum problema nessa forma q armazeno?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu guardei em dia seco mas a umidade desce e sobe dentro do saco de acordo com o clima, foi isso q o higrometro mostrou quando coloquei ele dentro do saco amarrado

 

usando higrometro ou pela net como faço para elaborar a umidade e temperatura media para minha residencia ou cidade durante todos os anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 11 meses depois...

mesmo q eu vede com filme plastico sempre vai sobrar alguma fresta e o ar entrar entao é meio difícil, a mt tempo eu tive pequenos saches de silica mas eu colocava dentro da caixa de papelao do aparelho ou dentro da sacola dele e ela saturava rápido embora estivesse em ambiente seco e arejado no caso a sala

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

1) A oxidação nas placas eletronicas guardadas ocorre em maior escala se o aparelho estiver guardado sem uso de tempos em tempos por meia ou 1 hora? usando de tempos em tempos expulsa a umidade depositada nas placas evitando o inicio de oxidação? se tem umidade depositada na placa pela epoca das chuvas automaticamente ela é expulsada pela mudança de clima chuvoso para clima seco e quente ou é expulsada somente se o aparelho for religado pelo aquecimento do mesmo? não estou colocando a silica gel no meio

 

2) é verdade q eletronicos dentro de sacos plasticos ao invés de enrolado em papel tem mais chance de oxidar pela condensação no saco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente usar sacos à vácuo tipo Vac Bag. São interessantes porque podem ser reutilizados muitas vezes. Sobre proteger as placas em outros tópicos sobre o assunto já falaram sobre o WD40, parafina e resina.

 

A ideia de usar uma geladeira velha é boa.

 

E eu mesmo já recomendei que procure um museu para ter informações detalhadas de conservação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...