Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jeffren de Andrade

Como fazer backup windows 10?

Recommended Posts

Olá pessoal, estou com um hd novo que comprei de 1tb, e estou usando um de 2tb que está com meu sistema ''w10'' e arquivos, mas esse está com módulos falhos, então preciso fazer o backup dos meus arquivos para o hd novo, portanto não sei como proceder, aqui vão algumas dúvidas: Primeiramente devo colocar o hd novo como slave, e instalar o windows 10 nele para depois fazer o backup? Não haveria nenhum problema ter 2 windows 10 em 2 hds? Após fazer a instalação do sistema, como devo realizar o backup para que meus arquivos não corrompam? Agradeço qualquer ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Você poderia fazer uma imagem do sistema e a partir de uma mídia do Windows 10, recuperar a imagem pelo outro HD, mas não acho que vá funcionar por seu HD novo ser menor (em capacidade) do que o antigo. Já deu erro comigo. Outra alternativa é reduzir a partição principal para um tamanho que caiba dentro do HD de 1TB e copiar as partições do HD antigo para o novo. Nunca fiz, mas não custa tentar.

Existia até o Win 7 ou 8 uma ferramenta do Windows (Transferência fácil), onde era possível salvar somente o perfil e documentos para recuperar em outro sistema, mas vi que não está disponível no Windows 10. Então teria que fazê-lo manualmente.

Para uma instalação limpa, sugiro retirar o HD antigo e configurar o HD novo primeiro. Depois disso, coloque o HD antigo como master e transfira os dados para o novo já com Windows instalado (coloque na raíz do HD). Já no HD novo, você pode realocar os arquivos para as pastas que preferir.

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeffren de Andrade Remova o Hd de 2Tb que está utilizando, insira o novo de 1Tb, formate-o instalando o Windows 10. Depois de instalado o sistema, insira o disco de 2Tb, ficando assim os dois Hds na máquina. Nesse momento o de 1Tb será o seu principal, e o Hd de 2Tb aparecerá como secundário, ficando acessível para que você copie os arquivos. 

Expliquei  dessa forma básica para ficar melhor a compreensão.

Compartilhar este post

Link para o post

@R4fa

8 minutos atrás, R4fa disse:

@Jeffren de Andrade Remova o Hd de 2Tb que está utilizando, insira o novo de 1Tb, formate-o instalando o Windows 10. Depois de instalado o sistema, insira o disco de 2Tb, ficando assim os dois Hds na máquina. Nesse momento o de 1Tb será o seu principal, e o Hd de 2Tb aparecerá como secundário, ficando acessível para que você copie os arquivos. 

Então o certo seria, eu usar o hd novo como master, acessar o sistema nele e puxar os arquivos do outro hd? ou acessar pelo antigo e passar os arquivos pro novo, se é que é possivel!? E quanto aos meus jogos, se eu simplesmente copiar a pasta do jogo e colar no hd novo, será que não irá corromper e consequentemente não funcionar o jogo?

adicionado 0 minutos depois
10 minutos atrás, Math.Pi disse:

Boa tarde. Você poderia fazer uma imagem do sistema e a partir de uma mídia do Windows 10, recuperar a imagem pelo outro HD, mas não acho que vá funcionar por seu HD novo ser menor (em capacidade) do que o antigo. Já deu erro comigo. Outra alternativa é reduzir a partição principal para um tamanho que caiba dentro do HD de 1TB e copiar as partições do HD antigo para o novo. Nunca fiz, mas não custa tentar.

Existia até o Win 7 ou 8 uma ferramenta do Windows (Transferência fácil), onde era possível salvar somente o perfil e documentos para recuperar em outro sistema, mas vi que não está disponível no Windows 10. Então teria que fazê-lo manualmente.

Para uma instalação limpa, sugiro retirar o HD antigo e configurar o HD novo primeiro. Depois disso, coloque o HD antigo como master e transfira os dados para o novo já com Windows instalado (coloque na raíz do HD). Já no HD novo, você pode realocar os arquivos para as pastas que preferir.

Não seria mais certo usar o novo já formatado como master e o antigo como slave para que eu possa somente copiar os arquivos dele para o principal?

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeffren de Andrade Sim, faça como eu disse que dá certo. A questão de jogos aconselho fazer backup dos saves e refazer a instalação dos mesmos no novo Hd. Somente copiando as pastas, pode sim corromper. Mas tente, se não funcionar, tenha o backup dos saves para não perder o seus progressos.

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, R4fa disse:

@Jeffren de Andrade Sim, faça como eu disse que dá certo. A questão de jogos aconselho fazer backup dos saves e refazer a instalação dos mesmos no novo Hd. Somente copiando as pastas, pode sim corromper. Mas tente, se não funcionar, tenha o backup dos saves para não perder o seus progressos.

Certo, e na hora de formatar, é melhor eu deixar só uma partição para o sistema e armazenamento? ou dividir uma para o sistema e o resto para armazenamento? se sim com quantos gb para o sistema ''w10''?

Compartilhar este post

Link para o post
28 minutos atrás, R4fa disse:

Ou seja, meu último parágrafo.

adicionado 1 minuto depois
24 minutos atrás, Jeffren de Andrade disse:

Não seria mais certo usar o novo já formatado como master e o antigo como slave para que eu possa somente copiar os arquivos dele para o principal?

Não pois pode ser problemas de acesso ao perfil antigo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@R4fa  Mas tipo se eu particionar 500 pro sistema e o resto para armazenamento, quando eu instalar programas e jogos, eles não vão direto para a partição do sistema?

adicionado 0 minutos depois
11 minutos atrás, Math.Pi disse:

Ou seja, meu último parágrafo.

Sim, irei realizar este procedimento ;)

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeffren de Andrade Normalmente os programas te dão a opção de escolher o local aonde serão instalados, é somente você selecionar se quer na partição principal aonde está a unidade C: ou simplesmente selecionar sua outra partição designada "armazenamento" ai vai de sua preferência.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais