Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo x16 rodando em x8, como resolver?


Posts recomendados

Oi pessoal,

Tenho uma GTX 970 instalada na minha Asus H97M-E no Windows 10 Pro, mas a mesma está rodando em x8, sendo que antes de eu formatar rodava em x16. Tenho também um adaptador WiFi PCI-E x1 e uma placa de som Audigy FX PCI-E x1 instalados na máquina.

Como faço para colocar essa placa em x16 novamente?

 

Aqui o que tentei> Limpei contatos da placa de vídeo com álcool isopropílico, limpei slot PCI Express com álcool isopropílico, retirei o adaptador WiFi e a placa de som, reinstalei a placa de vídeo umas 3 vezes e não consegui resolver o problema.

Alguém tem alguma ideia do que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

Desculpe mas, você notou mesmo alguma diferença de performance? Porque de não deveria ter :v

^

 

1 minuto atrás, Atretador disse:

Removendo os perifericos placa de audio e Wifi volta para X16? Seu proc + mobo tem uma quantidade limitada de linhas de PCI para compartilhar com o resto dos componentes.

Então, eu pensei nisso também. Mas aí eu dei uma olhada rápida no manual, e aparentemente não fala de nenhuma limitação. Quando tem, eles geralmente colocam; provavelmente, o slot 16 roda no processador e os outros rodam do chipset.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Atretador disse:

Desculpe mas, você notou mesmo alguma diferença de performance? Porque de não deveria ter :v

 

Removendo os perifericos placa de audio e Wifi volta para X16? Seu proc + mobo tem uma quantidade limitada de linhas de PCI para compartilhar com o resto dos componentes.

 

Não verifiquei, me incomodei somente porque rodava em x16 e agora está em x8.

 

Sim, retirei os outros componentes PCI-E e mesmo assim não fica em x16.

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, Imakuni disse:

^

 

Então, eu pensei nisso também. Mas aí eu dei uma olhada rápida no manual, e aparentemente não fala de nenhuma limitação. Quando tem, eles geralmente colocam; provavelmente, o slot 16 roda no processador e os outros rodam do chipset.

 

Eu rodava em x16, e ia perfeito. Não sei porque agora está em x8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Atretador disse:

@raulgrangeiro Ok, mas você entende que não faz diferença, certo?

 

Sim, entendo, minha preocupação é somente com o fato de isso ter acontecido de repente, podendo ter sido causado por algum problema. Para saber o que causou eu estou buscando a solução, se puder me ajudar agradeço muito, porque já tentei de tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bruno Custodio disse:

Como você descobriu que ela está em x8?

 

PCI-E em 16x oi 8x  não muda quase nada (1 a 3%) , mas em 4x sim.

 

Descobri olhando na BIOS, no GPU-Z e no Speccy. Em qualquer forma me mostra que a placa está rodando em no máximo PCIe x8 3.0.

 

Não sei o que pode ter causado isso, já tentei de tudo e não reverte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, só pra dar um update aí pra quem está passando pelo mesmo problema: não consegui resolver o problema do x8 da placa de vídeo quando conectada na placa mãe. Levei num técnico em eletrônica em uma cidade vizinha e retiramos o PCH forae testamos as conexões dele, testamos as trilhas desde o conector PCI-E x16 até o PCH e depois do PCH até o processador e tudo funcionando certinho, lavei os conectores com álcool isopropílico, coloquei outro processador para saber se não era problema de processador, coloquei outra placa de vídeo para saber se não era problema na placa de vídeo, mas não, o problema era a mobo mesmo, mas foi impossível achar o defeito.

 

Eu poderia arriscar e comprar outro PCH para trocar, mas ficou por 130,00 + 200,00 da mão de obra, e saía praticamente o preço de uma mobo nova, então eu vendi a mobo assim mesmo por 150,00 (mas claro, quem comprou foi sabendo como estava, por isso o baixo preço) e comprei uma nova, do mesmo modelo, porque essa mobo tem uma característica particular que pra mim faz muita diferença, que é me permitir usar o boost máximo do processador mesmo quando em full load (por exemplo, meu i7 4790 rodando a 4 GHz sem cair o clock nos 8 threads em 100% de uso), então peguei o mesmo modelo, mas com a terminação CSM (Commercial Stable Model). Agora está tudo ok e com a placa de vídeo em x16 3.0 como deveria ser.

 

Fiquem com Deus!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...