Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo as vezes da vídeo as vezes não


Posts recomendados

Olá!
Comprei um computador montado em novembro de 2015. Como moro no litoral, eu utilizei nele o produto Corrosion X para não criar oxidação, sempre utilizei o PC normalmente. Em meados de 2016, por motivos pessoais, não tive mais tempo de ligar o computador, e acabou ficando "abandonado" em um canto da casa por +/- uns 6 meses. No final do ano passado, resolvi ligar ele e não deu mais vídeo na placa de vídeo.

Tentei diversas coisas, como por exemplo:

 

 * Desmontei toda a placa de vídeo e limpei com alcool isopropilico, removendo todo o Corrosion X;

 * Verifiquei se tinha algo oxidado ou queimado;

 * Resetei a BIOS

 * Limpei com borracha o conector;

 * Testei com cabo DVI e HDMI;

 * Troquei a pasta térmica;

 * Tirei memória RAM / HD / Dvd/ Painel de USB e deixei só a placa-mãe e placa de vídeo;

 *  Sequei com secador PC inteiro;

 

Enfim, tentei estas e mais alguma coisas, porém, nada funcionou. A placa continuava sem vídeo.

Levei então na assistência técnica aqui da minha cidade. O cara falou que a Placa de vídeo morreu e a placa-mãe também não estava funcionando o video pelo HDMI, apenas pelo VGA, porém ele não conseguiu testar a minha placa de video em uma outra placa-mãe pois não tinha na loja no momento. Ele também levou em um cara que concerta placa de vídeo que ele conhece. Esse tal cara analisou a Placa de vídeo e não achou nada de errado (apenas soldou os pinos que conectam o cooler na placa de vídeo que estavam um pouco froxos).

Decepcionado, voltei pra casa com o meu PC não funcionando e deixei ele parado por mais alguns meses. 

 

Alguns dias atrás, eu fiz o seguinte:

Tirei toda a poeira do PC, limpei com álcool isopropílico a placa-mãe e a placa de vídeo. Sequei com secador (uns 20 min) a placa-mãe e a placa de vídeo. Deixei uns 10 min esfriando e tentei ligar com a placa de vídeo e... BOOM.... Funcionou a placa de vídeo com o HDMI (felicidade total nessa hora), ai então conectei o teclado/mouse no PC, porém ambos não funcionavam mais. Reiniciei o PC com eles plugado e nada de funcionar. Decidi ligar sem a placa de vídeo no VGA da placa-mãe pra ver se funcionava, e nao funcionou. Fui tentando várias vezes e notei que as vezes funcionava e as vezes não. Com a placa de vídeo consegui fazer funcionar um mouse meio antigo que eu tinha em apenas UMA porta USB. Consegui abrir um jogo pesado e rodei o benchmark a 60FPS no ultra (coisa impossível de se fazer se a placa de vídeo não estivesse funcionando).

No outro dia tentei ligar novamente, e parou de funcionar o vídeo na placa de vídeo. Sequei novamente e não funcionou, reiniciei o PC umas 2 vezes e funcionou.

 

Levei novamente em outra assistência técnica. Ai hoje o cara me falou que TODOS os USBs da placa-mãe não funcionam, e que a placa de vídeo também não funcionou pra ele (ele testou em uma outra placa-mãe que tava funcionando na loja dele).

 

Ai eu gostaria de saber de vocês:

 1 - O que pode estar acontecendo com a placa de vídeo?

 2 - Estava pensando em comprar uma placa-mãe nova, e tentar rodar com a minha placa de vídeo atual (fazendo os esquemas de secar com o secador, reiniciar, tentar a sorte). O que vocês acham?

 

Atualmente não tenho condições de comprar uma Placa de vídeo igual a minha.. Se eu fosse comprar seria uma com a metade da potencia e teria que rodar os jogos que antes jogava no Ultra, agora no Medium :(

 

Configuração do meu PC:

 

placa-mãe : GA - 78LMT - USB3

Memória RAM:  2x 4GB DDR3 HyperX 1866Mhz

HD 1 TB

DVD-RW

Processador: AMD FX-8320E 4Ghz Octa Core

Placa de vídeo: Gigabyte Radeon R9 280 WindForce3 3GB

Fonte EVGA 600B 100 B1 0600 KR 600W, 80 Plus Bronze PFC Ativo

 

Desculpe pelo texto enorme.

 

Obrigado,

Att. Filipe Magnus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom,tenta ver se nao e a sua fonte que nao esta distribuindo a energia corretamente ou se suas portas ubs n tenham enferujado/oxidado, so uma dica sai desse tecniquinico que ele e charlatao,ele falou que a placa de video tava quebrada dps você testou e fucionou dps ele disse q outra coisa tambem tinha quebrado,minha recomendaçao e ir a algumas lojas da sua cidade e ver se todos eles relatam o mesmo problema ou se cada loja e um problema diferente,assim ficando mais fácil de ver qual e o problema correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite João,

 

Pois é... Na segunda vez que levei à assistencia, foi em outro lugar. No caso, as duas assistencias disseram que a placa de vídeo estava com problema, e somente a segunda informou que placa-mãe também estava com problema em TODAS as portas USB.

 

O Corrosion X eu passei em toda a placa (incluindo nos USBs, HDMI, VGA, etc.). Aparentemente não apresenta nenhum indicio de corrosão. (Inclusive o cara da segunda assistência também comentou que procurou corrosão no PC mas não encontrou).

 

Quanto a fonte, realmente não sei... Estou utilizando na mesma tomada de sempre, e mesmo sem a placa de vídeo (que consome muito da fonte) a placa mão não funciona corretamente (vídeo no HDMI e portas USB funcionando de vez em quando).

 

Alguma outra sugestão?

 

Obrigado,

Att. Filipe Magnus

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...