Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Filipe Magnus

Placa de vídeo as vezes da vídeo as vezes não

Recommended Posts

Olá!
Comprei um computador montado em novembro de 2015. Como moro no litoral, eu utilizei nele o produto Corrosion X para não criar oxidação, sempre utilizei o PC normalmente. Em meados de 2016, por motivos pessoais, não tive mais tempo de ligar o computador, e acabou ficando "abandonado" em um canto da casa por +/- uns 6 meses. No final do ano passado, resolvi ligar ele e não deu mais vídeo na placa de vídeo.

Tentei diversas coisas, como por exemplo:

 

 * Desmontei toda a placa de vídeo e limpei com alcool isopropilico, removendo todo o Corrosion X;

 * Verifiquei se tinha algo oxidado ou queimado;

 * Resetei a BIOS

 * Limpei com borracha o conector;

 * Testei com cabo DVI e HDMI;

 * Troquei a pasta térmica;

 * Tirei memória RAM / HD / Dvd/ Painel de USB e deixei só a placa-mãe e placa de vídeo;

 *  Sequei com secador PC inteiro;

 

Enfim, tentei estas e mais alguma coisas, porém, nada funcionou. A placa continuava sem vídeo.

Levei então na assistência técnica aqui da minha cidade. O cara falou que a Placa de vídeo morreu e a placa-mãe também não estava funcionando o video pelo HDMI, apenas pelo VGA, porém ele não conseguiu testar a minha placa de video em uma outra placa-mãe pois não tinha na loja no momento. Ele também levou em um cara que concerta placa de vídeo que ele conhece. Esse tal cara analisou a Placa de vídeo e não achou nada de errado (apenas soldou os pinos que conectam o cooler na placa de vídeo que estavam um pouco froxos).

Decepcionado, voltei pra casa com o meu PC não funcionando e deixei ele parado por mais alguns meses. 

 

Alguns dias atrás, eu fiz o seguinte:

Tirei toda a poeira do PC, limpei com álcool isopropílico a placa-mãe e a placa de vídeo. Sequei com secador (uns 20 min) a placa-mãe e a placa de vídeo. Deixei uns 10 min esfriando e tentei ligar com a placa de vídeo e... BOOM.... Funcionou a placa de vídeo com o HDMI (felicidade total nessa hora), ai então conectei o teclado/mouse no PC, porém ambos não funcionavam mais. Reiniciei o PC com eles plugado e nada de funcionar. Decidi ligar sem a placa de vídeo no VGA da placa-mãe pra ver se funcionava, e nao funcionou. Fui tentando várias vezes e notei que as vezes funcionava e as vezes não. Com a placa de vídeo consegui fazer funcionar um mouse meio antigo que eu tinha em apenas UMA porta USB. Consegui abrir um jogo pesado e rodei o benchmark a 60FPS no ultra (coisa impossível de se fazer se a placa de vídeo não estivesse funcionando).

No outro dia tentei ligar novamente, e parou de funcionar o vídeo na placa de vídeo. Sequei novamente e não funcionou, reiniciei o PC umas 2 vezes e funcionou.

 

Levei novamente em outra assistência técnica. Ai hoje o cara me falou que TODOS os USBs da placa-mãe não funcionam, e que a placa de vídeo também não funcionou pra ele (ele testou em uma outra placa-mãe que tava funcionando na loja dele).

 

Ai eu gostaria de saber de vocês:

 1 - O que pode estar acontecendo com a placa de vídeo?

 2 - Estava pensando em comprar uma placa-mãe nova, e tentar rodar com a minha placa de vídeo atual (fazendo os esquemas de secar com o secador, reiniciar, tentar a sorte). O que vocês acham?

 

Atualmente não tenho condições de comprar uma Placa de vídeo igual a minha.. Se eu fosse comprar seria uma com a metade da potencia e teria que rodar os jogos que antes jogava no Ultra, agora no Medium :(

 

Configuração do meu PC:

 

placa-mãe : GA - 78LMT - USB3

Memória RAM:  2x 4GB DDR3 HyperX 1866Mhz

HD 1 TB

DVD-RW

Processador: AMD FX-8320E 4Ghz Octa Core

Placa de vídeo: Gigabyte Radeon R9 280 WindForce3 3GB

Fonte EVGA 600B 100 B1 0600 KR 600W, 80 Plus Bronze PFC Ativo

 

Desculpe pelo texto enorme.

 

Obrigado,

Att. Filipe Magnus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom,tenta ver se nao e a sua fonte que nao esta distribuindo a energia corretamente ou se suas portas ubs n tenham enferujado/oxidado, so uma dica sai desse tecniquinico que ele e charlatao,ele falou que a placa de video tava quebrada dps você testou e fucionou dps ele disse q outra coisa tambem tinha quebrado,minha recomendaçao e ir a algumas lojas da sua cidade e ver se todos eles relatam o mesmo problema ou se cada loja e um problema diferente,assim ficando mais fácil de ver qual e o problema correto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite João,

 

Pois é... Na segunda vez que levei à assistencia, foi em outro lugar. No caso, as duas assistencias disseram que a placa de vídeo estava com problema, e somente a segunda informou que placa-mãe também estava com problema em TODAS as portas USB.

 

O Corrosion X eu passei em toda a placa (incluindo nos USBs, HDMI, VGA, etc.). Aparentemente não apresenta nenhum indicio de corrosão. (Inclusive o cara da segunda assistência também comentou que procurou corrosão no PC mas não encontrou).

 

Quanto a fonte, realmente não sei... Estou utilizando na mesma tomada de sempre, e mesmo sem a placa de vídeo (que consome muito da fonte) a placa mão não funciona corretamente (vídeo no HDMI e portas USB funcionando de vez em quando).

 

Alguma outra sugestão?

 

Obrigado,

Att. Filipe Magnus

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×