Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou montando um PC novo exclusivo para jogos e gostaria de tirar algumas dúvidas.

1- Para realizar um overclock de memoria RAM, a placa-mãe tem que ser "desbloqueada" como no caso para OC de processador?

2- Realizar um OC de processador, realmente melhora o desempenho para jogos a ponto de valer a pena paga a mais em uma placa-mãe "desbloqueada"? 

3- Uma fonte de 400W aguenta esse sistema?

A ideia do Meu PC:

- Processador AMD Ryzen 5 1500X

- Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM4 mATX GA-AB350M-DS2 DDR4

- Memória Kingston HyperX FURY 4GB 2133Mhz DDR4 (2x4GB)

- HD Toshiba SATA 3.5´ P300 1TB

- Placa de Video VGA NVIDIA ASUS GEFORCE GTX 1060 6GB

- Fonte EVGA 400W 100-N1-0400-L

Postado
38 minutos atrás, Rdiaz1234 disse:

Boa noite pessoal, estou montando um PC novo exclusivo para jogos e gostaria de tirar algumas dúvidas.

1- Para realizar um overclock de memoria RAM, a placa-mãe tem que ser "desbloqueada" como no caso para OC de processador?

2- Realizar um OC de processador, realmente melhora o desempenho para jogos a ponto de valer a pena paga a mais em uma placa-mãe "desbloqueada"? 

3- Uma fonte de 400W aguenta esse sistema?

A ideia do Meu PC:

- Processador AMD Ryzen 5 1500X

- Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM4 mATX GA-AB350M-DS2 DDR4

- Memória Kingston HyperX FURY 4GB 2133Mhz DDR4 (2x4GB)

- HD Toshiba SATA 3.5´ P300 1TB

- Placa de Video VGA NVIDIA ASUS GEFORCE GTX 1060 6GB

- Fonte EVGA 400W 100-N1-0400-L

Fonte pode ser a cx500w (por 230 na Pichau pelos proximos 10 min) da Corsair já que pensa em overclock e futuros upgrades 
RAM é melhor pegar 1 pente de 8gb , economiza e possui mais um slot pra upgrade futuro
Sobre a placa-mãe , não sei se ela é overclocavel , eu recomendo pegar a B350 pra over
Muda esse processador para um R5 1600 , melhor por apenas 50 reais a mais na Terabyte 

Postado

https://outervision.com/power-supply-calculator

esse site é um bom site pra calcular potencia de fonte. Apenas desconsidere a recomendação e se baseie nos watts necessários. acho que 10 a 15% de folga da configuração final é uma boa pedida.

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, SGT Phantom disse:

Fonte pode ser a cx500w (por 230 na Pichau pelos proximos 10 min) da Corsair já que pensa em overclock e futuros upgrades 
RAM é melhor pegar 1 pente de 8gb , economiza e possui mais um slot pra upgrade futuro
Sobre a placa-mãe , não sei se ela é overclocavel , eu recomendo pegar a B350 pra over
Muda esse processador para um R5 1600 , melhor por apenas 50 reais a mais na Terabyte 

Quanto a Ram sou obrigado a discordar pois dois pentes em dual channel são melhores que um em single. E pela configuração em questão duvido que esteja pensando em por 16GB.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, SGT Phantom disse:

Nem vou estressar com essa promoção da pichau agora hahaha

Normalmente eu pegaria 1x8GB, mas a promoção da Kabum já me da um Pente de 4GB na compra de um Ryzen 1500x.
Pensei em pegar um R 1600 mas a promoção da Kabum esta valendo a pena no momento.
A placa-mãe é uma B350, ela custa R$424,90 a vista enquanto uma que não faz OC custa R$389,90 a vista. Por isso a duvida se vale o investimento. 
Vou pagar a vista e cada centavo de economia conta.

Postado

Cara, não sei se vai ser de grande ajuda o que vou dizer agora mas...

Esse processador que você vai pegar é exatamente o que eu estava pensando em pegar para o meu PC que uso com uma 1080, pensando em dar upgrade pra 1080Ti, fui de i7 7700k e mesmo no witcher com tudo no máximo rodando a 60 fps ele não chega a 100% de uso. Nem mesmo se soltar os frames (porque meu monitor so reproduz 60) ele chega a 80, chega no máximo a 70% de uso com 100% da 1080. Então se o objetivo único é jogar a 60 frames, não faz diferença na minha modesta opinião.

Postado
3 minutos atrás, Rdiaz1234 disse:

Nem vou estressar com essa promoção da pichau agora hahaha

Normalmente eu pegaria 1x8GB, mas a promoção da Kabum já me da um Pente de 4GB na compra de um Ryzen 1500x
A placa-mãe é uma B350, ela custa R$424,90 a vista enquanto uma que não faz OC custa R$389,90 a vista. Por isso a duvida se vale o investimento. 
Vou pagar a vista e cada centavo de economia conta.

Na Kabum também está dando um pente de 4gb pra R5 1600 (que sai por 999) , mas na terabyte o R5 1600 está saindo por 850 reais então da praticamente o mesmo 

adicionado 1 minuto depois
9 minutos atrás, Lucas V. Coutinho disse:

Quanto a Ram sou obrigado a discordar pois dois pentes em dual channel são melhores que um em single. E pela configuração em questão duvido que esteja pensando em por 16GB.

Cerca de 50-80 reais a mais em menos performance e tirando chance de upgrade futuro

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Lucas V. Coutinho disse:

Cara, não sei se vai ser de grande ajuda o que vou dizer agora mas...

Esse processador que você vai pegar é exatamente o que eu estava pensando em pegar para o meu PC que uso com uma 1080, pensando em dar upgrade pra 1080Ti, fui de i7 7700k e mesmo no witcher com tudo no máximo rodando a 60 fps ele não chega a 100% de uso. Nem mesmo se soltar os frames (porque meu monitor so reproduz 60) ele chega a 80, chega no máximo a 70% de uso com 100% da 1080. Então se o objetivo único é jogar a 60 frames, não faz diferença na minha modesta opinião.

Na realidade eu estou num dilema a semanas entre i5 e Ryzen 5 e pelo o que vejo falando em forums BR e gringos é que a i5 vai "sair de linha" já já, então se for comprar Intel... é melhor comprar um i7. Então pensando a longo prazo, pensei no Ryzen, já que o socket AM4 vai ficar até 2020 no minimo. ( De acordo com a AMD)

E Realmente meu monitor reproduz apenas 60 também, então não vai fazer diferença mesmo... É essa cultura do "Quanto mais melhor" que *****....mesmo fazendo diferença ZERO hahahah

Postado
1 minuto atrás, Rdiaz1234 disse:

Na realidade eu estou num dilema a semanas entre i5 e Ryzen 5 e pelo o que vejo falando em forums BR e gringos é que a i5 vai "sair de linha" já já, então se for comprar Intel... é melhor comprar um i7. Então pensando a longo prazo, pensei no Ryzen, já que o socket AM4 vai ficar até 2020 no minimo. ( De acordo com a AMD)

Os Ryzen 5 acabaram com a linha dos i5 , pois eles possuem desempenho que rivaliza com o i7 , custando o mesmo dos i5

Caso seu monitor fosse de 120 ou 144hz , seria mais recomendado partir pro i7 7700k , mas esse não é o caso

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!