Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, tenho um gabinete view 27, e ele vem com 4 fans Tt ring. Estou usando os 3 fans ventiladores frontais, um wc 240mm com push and pull nos 2 de cima da frente jogando ar pra dentro, outro riing no meio (embaixo da VGA) e um outro que tenho na traseira, como exaustor.

Bom, pretendo comprar um s340 elite porque gosto do visual, é menor, e quero algo mais silencioso, o meu está muito barulhento.

O s340 só tem 2x120/2x140 frontais, 1x120 traseiro e 1x120/140 superior. Tenho algumas perguntas:

1)É viável comprar fans de 140mm? Digo, a melhoria na refrigeração em relação aos 120mm é relevante? E ele faz muito mais barulho?

2)Estou pensando em usar apenas 4 fans; o WC nos 2 frontais, apenas com os fans que vem nele (sem push and pull) e os 2 exaustores superior e traseiro com 120mm. A temperatura subiria muito nesse caso? Ou ficaria quase a mesma coisa? Digo isso pois não percebo uma diferença tão grande na temperatura com muitos fans ligados... Se for o caso, eu poderia colocar wc com push and pull novamente também.

Obrigado

Postado

1)É viável comprar fans de 140mm? Digo, a melhoria na refrigeração em relação aos 120mm é relevante? E ele faz muito mais barulho?

De 120mm para 140mm Só muda o ruido e o preço, 

ex: um de 120mm gira a 1000rpm e faz 50cfm com 20 Decibéis

o de 140mm faz 800rpm faz 50cfm com 10 Decibéis

Você esta olhando a diferença só no processador e na vga? olhou a difirença dos componentes da placa-mãe?

Sobre a 2 resposta eu não sei responder mas utilizaria

2x na frente jogando o ar para dentro

1 exaustor na traseira

wc em cima 

Postado

Hmm... Então o 140mm faz menos barulho?

@Contiusa sabe responder o restante?

Obrigado

Postado
6 horas atrás, TheSnow disse:

Hmm... Então o 140mm faz menos barulho?

Depende da rotação do cooler. Eu tenho um de 140 da Viper que é barulhento, mas ele tem 1600rpm. Seria o mesmo que um de 120 que rode acima de 2000rpm, talvez 2400rpm. Mas um fan de 140 de 1200rpm vai movimentar uma boa quantidade de ar e vai ser mais silencioso do que um de 120 de 2000rpm.

O ideal é você comprar um controlador de fans. Eu tenho dois Corsair AF 140 Quiet Edition de 1150rpm e eles fazem barulho no máximo. Eu tenho um controlador de fans e deixo tudo a 500-600rpm. Só no verão que eu subo a rotação.

Você pode comprar um controlador de fans e regular os fans Ring da Thermaltake. Só não recomendo controlador digital. Eles são todos bugados. Use um analógico (de botão). 

Postado
4 horas atrás, Contiusa disse:

Depende da rotação do cooler. Eu tenho um de 140 da Viper que é barulhento, mas ele tem 1600rpm. Seria o mesmo que um de 120 que rode acima de 2000rpm, talvez 2400rpm. Mas um fan de 140 de 1200rpm vai movimentar uma boa quantidade de ar e vai ser mais silencioso do que um de 120 de 2000rpm.

O ideal é você comprar um controlador de fans. Eu tenho dois Corsair AF 140 Quiet Edition de 1150rpm e eles fazem barulho no máximo. Eu tenho um controlador de fans e deixo tudo a 500-600rpm. Só no verão que eu subo a rotação.

Você pode comprar um controlador de fans e regular os fans Ring da Thermaltake. Só não recomendo controlador digital. Eles são todos bugados. Use um analógico (de botão). 

Olha, vou ser sincero, não percebo muita diferenca nas temps da gpu e cpu com esswes fans, mas gosto da iluminacão no gabinete, ainda mais um com janela de vidro temperada e mostrando tudo pra fora , então basicamente estou querendo comprar 2 fans bonitos com led pra deixar no traseiro e superior kkkk.

Você acha que é relevante  na temp essa quantidade toda de fan? Estou errado?

Bom, se for PWM, não precisa de controlador, ne? Estava com 2 em mente:

.Aquele AER RGB da NZXT, 4 pinos (só que não vou comprar aquele controlador da propria NZXT mesmo, pois é muito caro). Eu não entendi no anúncio da pichau dele, diz que o controle rgb so pode ser feito com esse controlador, mas isso é só pra fins de deixar aqueles efeitos de pulsação e etc ou pra controlar a cor estática também? porque se só puder mexer nele de qualquer forma que seja com o controlador, então discarto (fora que ele parece bem fraquinho, e tem 26db)

.O corsair sp120, que é 3 pinos, mas tem um que vende com o controlador na pichau, que sai só um pouco mais caro, então eu poderia comprar 1 com o controlador e 1 sem, e conseguir regular a cor e velocidade dos 2? (Mesmo sendo 3 pinos, esse controlador consegue regular a vel?)

Eu vou vender o view 27, com os riing dentro.

Postado
11 minutos atrás, TheSnow disse:

Bom, se for PWM, não precisa de controlador, ne? Estava com 2 

Só se a sua placa-mãe tiver um Q-fan em todos os conectores. Mas dependendo da quantidade de fans, não recomendo plugar dois fans no mesmo conector. 

Eu pessoalmente usaria controlador de fan mais do que qualquer aplicativo de placa-mãe. Basta eu esticar o braço e rodar os botões para controlar todos os fans do meu gabinete. Mas isso sou eu. Não gosto de complicar, e os aplicativos também costumam bugar. 

Sobre a quantidade de fans, o de trás como exaustor é imprescindível. Os de cima eu também acho fundamentais para tirar o ar quente. Para você notar diferença, tem que testar na mema hora, mesmo teste, mesmo tempo, etc. Não adianta testar em dias diferentes ou instalar os fans e depois dizer: "Não senti diferença".

Eu tinha um 9900 MAX e não estava gostando das temperaturas. Troquei por um NH-U14S da Noctua, superfamoso. Naquela pilha, etc, testei depois de instalar e achei que as temperaturas tinham baixado de 7 a 10ºC com o Noctua. Meses depois, testando os dois coolers com uma metodologia super detalhada, descobri que a diferença é de 1-2ºC. Entende?

Mas o lance dos fans é pessoal. Compre os fans que você achar legal. Mas tenha sempre um fan atrás como exautor e se possível no teto. E o water cooler na frente.

Postado
14 minutos atrás, Contiusa disse:

Só se a sua placa-mãe tiver um Q-fan em todos os conectores. Mas dependendo da quantidade de fans, não recomendo plugar dois fans no mesmo conector. 

Eu pessoalmente usaria controlador de fan mais do que qualquer aplicativo de placa-mãe. Basta eu esticar o braço e rodar os botões para controlar todos os fans do meu gabinete. Mas isso sou eu. Não gosto de complicar, e os aplicativos também costumam bugar. 

Sobre a quantidade de fans, o de trás como exaustor é imprescindível. Os de cima eu também acho fundamentais para tirar o ar quente. Para você notar diferença, tem que testar na mema hora, mesmo teste, mesmo tempo, etc. Não adianta testar em dias diferentes ou instalar os fans e depois dizer: "Não senti diferença".

Eu tinha um 9900 MAX e não estava gostando das temperaturas. Troquei por um NH-U14S da Noctua, superfamoso. Naquela pilha, etc, testei depois de instalar e achei que as temperaturas tinham baixado de 7 a 10ºC com o Noctua. Meses depois, testando os dois coolers com uma metodologia super detalhada, descobri que a diferença é de 1-2ºC. Entende?

Mas o lance dos fans é pessoal. Compre os fans que você achar legal. Mas tenha sempre um fan atrás como exautor e se possível no teto. E o water cooler na frente.

O push and pull você acha que dá muita diferença ou a mesma coisa?

Sobre esses da NZXT que disse, você sabe se só é possível mexer com o controlador mesmo, ou tem software pra isso? Entendo que o controlador é melhor, mas não gosto de gabinete com baia praqueles controladores antigos... Esse da NZXT mesmo é muito caro, o HUE.

E você sabe se o que vem com o SP120 suporta mais de um e pode controlar a vel mesmo com 3 pinos?

Tem algum conhecimento se eles fazem muito barulho ou qual é melhor?

Desculpe a enxurrada de perguntas, e obrigado mais uma vez.

Postado

@TheSnow push pull dá uma diferença, mas é pequena, de 1-3ºC dependendo do water cooler. 

Não recomendo esses fans da NZXT. Pelo perfil das pás, são bem barulhentos. Melhor os RGB da Corsair ou os Ring da Thermaltake. Fans de 7 pás largas são os melhores no quesito barulho.

Se o fan for PWM, qualquer um dá para controlar pela placa-mãe (se a placa-mãe tiver aplicativo de controle de fans, com curvas, etc.).

Fan de 3 pinos tem poucas opções de controle. Mas só vendo no manual da sua placa-mãe. Pode ser que tenha controle por tensão, mas costuma ser mais limitado.

Postado

@Contiusa Entendi, obrigado.

O sp120 da corsair é 3 pinos, e o controlador que vem com ele é um desses, pelo que vi.

unnamed.png.491c232ccf327aaac89d4a9a676d284f.png01132711916l.jpg.6b49d197cbc321acc45af1e91c763b34.jpg

Você sabe dizer se dá pra controlar a velocidade por eles? Sei que está escrito, mas...

E dá pra conectar mais de um fan neles também né?

Minha placa-mãe é uma asus z270g, ela tem 2 chassi, um cpu fan, e um wpump. Tem o software, mas não é muito bom, prefiro usar a bios...

Ah, e esse modelo do SP120 tem 9 pás, acho. O ml120 que tem 7.

Postado
19 minutos atrás, TheSnow disse:

@Contiusa Entendi, obrigado.

O sp120 da corsair é 3 pinos, e o controlador que vem com ele é um desses, pelo que vi.

unnamed.png.491c232ccf327aaac89d4a9a676d284f.png01132711916l.jpg.6b49d197cbc321acc45af1e91c763b34.jpg

Você sabe dizer se dá pra controlar a velocidade por eles? Sei que está escrito, mas...

E dá pra conectar mais de um fan neles também né?

Minha placa-mãe é uma asus z270g, ela tem 2 chassi, um cpu fan, e um wpump. Tem o software, mas não é muito bom, prefiro usar a bios...

Ah, e esse modelo do SP120 tem 9 pás, acho. O ml120 que tem 7.

Acho que sim, mas leia a descrição do produto. Parece ter lugar para 6 fans.

Postado
6 minutos atrás, Contiusa disse:

Acho que sim, mas leia a descrição do produto. Parece ter lugar para 6 fans.

Você indica algum controlador? Que eu consiga colocar no s340...

Postado
3 minutos atrás, TheSnow disse:

Você indica algum controlador? Que eu consiga colocar no s340...

Por que você não usa esse da Corsair? Provavelmente você vai ter que abrir o gabinete para mudar de rotação quando quiser, mas é um controlador simples. Veja se cabe fans de 4 pinos também, mas acho que não.

Sobre o controlador, aqui no Brasil tem poucas opções e só pesquisando mesmo. Veja alguns reviews, veja a opinião dos compradores na Newegg, Kabum, Amazon. Pode até ser um digital, mas pesquise. 

Postado
1 hora atrás, Contiusa disse:

Por que você não usa esse da Corsair? Provavelmente você vai ter que abrir o gabinete para mudar de rotação quando quiser, mas é um controlador simples. Veja se cabe fans de 4 pinos também, mas acho que não.

Sobre o controlador, aqui no Brasil tem poucas opções e só pesquisando mesmo. Veja alguns reviews, veja a opinião dos compradores na Newegg, Kabum, Amazon. Pode até ser um digital, mas pesquise. 

O problema é que não vende ela separado, e estou em dúvida agora, pois esse sp120 que linkei parece barulhento... 9 pás e 26 dba. Queria LED branco por enquanto, mas posso querer mudar, e ele seria legal por isso. Só que estava olhando esse ml120 e aparenta ser bem mais forte e silencioso. Só que vem sem o controlador (mas é pwm) e não é RGB.

O que você acha? Muita diferença de som entre eles?

Parece que tem uma versão do sp120 na gringa, que é a que você pensou, com 7 pas, e essa fita colorida nele, que faz bem menos barulho, mas não achei aqui.

Desse tipo e separado, so achei esse da Tt

Postado
7 minutos atrás, Contiusa disse:

@TheSnow coloque os links dos fans que você está querendo. Mas o Corsair de 9 pás não é barulhento. São pás largas e apenas 1400rpm.

SP120

ML120

São esses os 2 que falei.

Postado

@TheSnow o lance é que são dois fans completamente diferentes. O SP tem 1400rpm e o ML tem 2400rpm. O ML não é fan para gabinete, é mais para water cooler. Pode até usar no gabinete, mas a rotação é muito alta e vai ser uma turbina de barulhento. A não ser que você deixe ele baixo, mas aí é melhor usar o SP. Especialmente porque o SP já vem com controlador.

Mas esse SP está muito caro. 150 reais em um fan de gabinete de 1400rpm? Está quase o preço de um Noctua de 3000rpm.

Postado

@ContiusaTambém achei... O sem o controlador é 95, então eu pegaria 1 com e 1 sem.

Mas isso ainda sairia mais caro que 2 ML, e não vale a pena né?

Só que você está dizendo que seria desperdício colocar um ML em rotação baixa num gabinete, porque ele é mt forte né? Mas ele parece ser bem silencioso em rotações mais baixas, pelos dba que constam no site. E é PWM, nesse caso, acho que não precisaria de controlador, já que eu posso controlar pela bios...

Bom, você sabe de mais algum +/- desse gênero?

Tem os riing né, mas são 3 pinos e eu teria de comprar um controlador. Cada riing está 60 reais, e eu teria de comprar um controlador da Tt lá, que é o único que achei vendendo, que é 65 reais. Então acredito que não faria muita diferença...

Aqueles da NZXT, você disse que provavelmente são barulhentos (e tem muitos dba mesmo) e são bem caros, então também descartei.

E eu achei na terabyte aquele SP120 que disse que é mais silencioso, mas ele também é caro, não tem LED e não está em estoque.

Postado

@TheSnow se o ML está mais barato, vale mais a pena. Por mais que seja de 2400rpm, você controla pelo BIOS. Depois, se você achar que o BIOS é bugado e o controle não é lá essas coisas, aí você compra um controlador.

O lance é que não tem muita opção de cooler com led. São esses aí mesmo. Tem uns da PCyes, mas são de 3 pinos.

Postado

@ContiusaEu vi, esse PCYes Fury né? Eu vi, e ele me parece ser uma cópia do ML120 kkkkk (nos LEDs)

Sabe dizer se ele faz muito barulho? Provavelmente não né?

Ele é 3 pinos, mas comprar o controlador da Tt separado ainda seria bem mais barato.

Postado
8 minutos atrás, Contiusa disse:

@TheSnow acho que não seria muito barulhento, mas depende da qualidade dos rolamentos também. O Corsair teoricamente seria melhor, mas custa muito caro.

Entendi... complicado

Comprei o gabinete e estou com um dinheirinho sobrando do final do mês, e queria deixar ele bonito logo, já que gosto de alguns tipos de LED (sei que é frescura e tal, mas estou satisfeito com meu pc por hora, e não pretendo fazer upgrade tão cedo, então não me importo de investir em um haha).

Por isso estava pensando no SP120, que é RGB, e eu poderia trocar de LED de acordo com o que eu precisar comprar para o gabinete (sei lá, quase comprei uma placa de vídeo vermelha quando fui comprar a minha, porque era a mais barata, mas consegui outra preta com o LED escrito GTX Geforce 1 dia antes de pagar o boleto no mesmo preço, por exemplo kk)

Mas você tem razão, é muito caro por um fan de muita pouca qualidade, acho que vou com os ML120, mas vou dar uma pesquisada melhor aqui então.

Muito obrigado, você é sempre de grande ajuda ^^

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!