Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
heavymattos

placa-mãe não dá vídeo mas o led está aceso

Recommended Posts

Tenho um Desktop e após deixá-lo ligado por uns três dias, pois o estava acessando remotamente. Tentei trocar de HD, por um maior que eu clonei, como ele não estava bootando (e isso será provavelmente assunto de outro tópico), mudei a ordem de boot na bios para testar, vi que não tinha dado vídeo depois disso, então desencanei achando q seria apenas um problema de boot, desliguei, coloquei o HD antigo de volta, e fui dormir. No dia seguinte percebi que mesmo com o HD antigo não estava mais dando vídeo. A placa-mãe possui led na entrada de rede e da placa, ambos estão funcionando, ventoinhas rodando do processador e do gabinete. Tenho dúvida se o que está dando pau é a BIOS, mas para mim essa hipótese já está quase descartada, a placa-mãe ou o processador, já que a placa aparentemente está funcionando.

O que eu já fiz:

Desmontei a máquina inteira e remontei;

Testei tirar a memória RAM, mas como não tenho speaker foi meio inútil;

Tirei o HD, percebi que a luz do gabinete de leitura do HD não acende sem o HD, com o HD ela acende por alguns segundos e sem piscar torna a apagar;

Testei apenas com o vídeo onboard, sem sucesso.Com a placa offboard ela gira por um tempo e para;

Tentei acessar a BIOS mas o teclado USB está como se estivesse morto, só pisca quando eu uso o teclado p2 mas não funciona;

Resetei a BIOS pela bateria e pelo jumper, sem sucesso.

Configurações:

Core i5 2310

Memória RAM HyperX Savage 8GB

placa-mãe: asus ph8h61m

Fonte: ocz fatality 750w

GPU: EVGA Nvidia GTX 950

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@heavymattos Bom dia e seja bem vindo ao fórum.

É sempre bom testar a placa fora do gabinete quando isso acontece assim você tem mais visão se tem algo errado, arrume um speaker eu particularmente não gosto de ouvir o o seu som; só que ele é de muita ajuda e identificar o problema.

Nem adianta tentar usar o vídeo on-bord porque esse seu processador core i5 2310 não possui vídeo integrado.

Limpe novamente o contato das memória, teste com outra fonte, teste com outra PV.

Att Edvaldo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Edvaldo J. Frederico Obrigado pela resposta! Então, só atualizando:

Testei com outra fonte, uma de 500w q eu tenho aqui, não houve alteração no comportamento que mencionei antes;

Testei com outra memória RAM nos dois slots, nada também;

Testei com outra placa de vídeo, também não houve alteração.

Algo que não comentei, é que apesar de não dar vídeo, o monitor reconhece que algo está ligado, pois ao invés de mostrar a mensagem "check signal" ele fica tentando reconhecer o sinal elétrico que o monitor está recebendo, mudando de "Digital" para "Analogical" até desistir. Ou seja, está recebendo sinal elétrico como todo resto. Se a mobo tivesse queimado, o cooler da CPU funcionaria mesmo assim?

Vou comprar um speaker pra ver como se comporta. Depois disso atualizo vocês. Obrigado por qualquer ajuda. 0/

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/08/2017 às 11:46, Edvaldo J. Frederico disse:

@heavymattos Bom dia e seja bem vindo ao fórum.

É sempre bom testar a placa fora do gabinete quando isso acontece assim você tem mais visão se tem algo errado, arrume um speaker eu particularmente não gosto de ouvir o o seu som; só que ele é de muita ajuda e identificar o problema.

Nem adianta tentar usar o vídeo on-bord porque esse seu processador core i5 2310 não possui vídeo integrado.

Limpe novamente o contato das memória, teste com outra fonte, teste com outra PV.

Att Edvaldo

Cara,  fiz todos os testes q disse  como mencionei na outra resposta e só faltava testar a mobo com speaker, testei e não bipou, alguma ideia do q seja? 

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, heavymattos disse:

Cara,  fiz todos os testes q disse  como mencionei na outra resposta e só faltava testar a mobo com speaker, testei e não bipou, alguma ideia do q seja? 

@heavymattos Bpm dia

Já que você já fez de tudo o que eu também teria feito, vamos partir para medidas extremas se você quiser fazer é claro.

Vamos analisar alguns fatos, se a placa-mãe e o processador estão bons se você ligar o skeaker a placa emite um som, se a placa de vídeo estiver ruim, o speaker também faz som.

Processador é muito difícil danificar mas já peguei casos que ele era o culpado, fonte ruim também pode fazer a máquina não ligar; se que esse é um componente muito mais fácil de testar do que processador e placa-mãe.

Placa-mãe se estiver ruim ou morta não faz som do skeaker ou nem da sinal de vida.

Acho que o problema é sua placa-mãe, eu já ressuscite placa com esse procedimento parece loucura só que se você fizer direitinho não tem erro.

Desmonte a máquina remova bateria e de uma belo banho e use um pincel para limpar bem a placa, depois você aqueça a placa por uns 15 minutos e isso pode ser feito com o forno ou o secador de cabelo.

Recapitulando esse processo só deve ser feito quando se dá a placa-mãe como morta como é o seu caso que já fez de tudo.

Boa sorte.

Att Edvaldo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@heavymattos Bpm dia

Já que você já fez de tudo o que eu também teria feito, vamos partir para medidas extremas se você quiser fazer é claro.

Vamos analisar alguns fatos, se a placa-mãe e o processador estão bons se você ligar o skeaker a placa emite um som, se a placa de vídeo estiver ruim, o speaker também faz som.

Processador é muito difícil danificar mas já peguei casos que ele era o culpado, fonte ruim também pode fazer a máquina não ligar; se que esse é um componente muito mais fácil de testar do que processador e placa-mãe.

Placa-mãe se estiver ruim ou morta não faz som do skeaker ou nem da sinal de vida.

Acho que o problema é sua placa-mãe, eu já ressuscite placa com esse procedimento parece loucura só que se você fizer direitinho não tem erro.

Desmonte a máquina remova bateria e de uma belo banho e use um pincel para limpar bem a placa, depois você aqueça a placa por uns 15 minutos e isso pode ser feito com o forno ou o secador de cabelo.

Recapitulando esse processo só deve ser feito quando se dá a placa-mãe como morta como é o seu caso que já fez de tudo.

Boa sorte.

Att Edvaldo

beleza, mas os coolers da mobo giram, o led dela acende, é possível que a placa dê problema mas a energia continue correndo normalmente? obrigado pela resposta rápida Edvaldo 0/

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, heavymattos disse:

beleza, mas os coolers da mobo giram, o led dela acende, é possível que a placa dê problema mas a energia continue correndo normalmente? obrigado pela resposta rápida Edvaldo 0/

quando estou com preguiça para trabalhar respondo rápido kkkkkk.

Já peguei muitos casos queo cooler gira os leds ascendem e nada de vídeo.

Mais como te falei isso se faz em ultimo caso quando você não tem mais o que fazer. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

quando estou com preguiça para trabalhar respondo rápido kkkkkk.

Já peguei muitos casos queo cooler gira os leds ascendem e nada de vídeo.

Mais como te falei isso se faz em ultimo caso quando você não tem mais o que fazer. 

E quando você se deparou com esses casos era a placa-mãe q tava zuada? 

Compartilhar este post

Link para o post

@Edvaldo J. Frederico Acabei comprando uma placa-mãe ASRock H61M-HG4 - Intel 1155, deve ser meio boqueta mas como a minha Asus também não era lá grandes coisas, acabei optando pagar nessa placa um preço módico para uma sobrevida breve do PC. Enfim, como não achei na net antes a resposta da minha pergunta, então aqui escrevo: É possível que a mobo acenda e rode os coolers mesmo estando zuada, faça os testes aqui supracitados e se der zica compre uma nova mobo ou cozinhe como o Edvaldo, valeu pela ajuda cara 0/ 

Compartilhar este post

Link para o post

@heavymattos  Tarde

Sim, é possível que a placa mesmo estando zuada rode os cooler e acendem os leds.

Att Edvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais