Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível fazer um seletor com botões e led (sem usar chave seletora)?


Posts recomendados

Bom dia a todos,

 

Sou hobbysta e gostaria de fazer um projeto meio complicado, pelo menos da forma como quero.

Tenho um fonte regulável de 1,5V a 18V onde eu ligo por exemplo um pequeno motorzinho pra teste.

 

Quero construir uma caixa onde ligo a fonte nela e 4 motorzinhos nessa caixa, e seleciono entre 4 botões qual motor eu quero usar e acender um led indicando qual dos 4 está sendo usado.

Sendo possível apenas 1 motor funcionar por vez.

 

Usando uma chave seletora é fácil, giro ela e uso o motor que eu quero, até ai ok.

 

Mas é possível fazer isso mas usando 4 botões e 4 leds onde somente posso usar um por vez (sem necessidade de "desapertar" um botão ligado para ligar outro)?

Se sim, como?

 

Muito obrigado.

 

Att,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse circuito é possível fazer com circuito integrados do tipo porta lógica, contadores ou até mesmo micro controladores. 

Tem muitas maneiras de se descascar esse abacaxi. 

Logo mais posto um bem simples e barata com os cis 4017 e 555. 

Relés e transistores pra comandar seus motorzinhos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A lista de coisas impossíveis em eletrônica está cada dia menor. você pode fazer com circuito lógico ou microcontrolador mas claro, são muitos "depende"$

Penso que você quer algo como

D_Q_NP_951125-MLB25385497575_022017-X.jp

Aperta um botão, "desaperta" o outro.  Este mecanicamente. 1/2 que dá pra fazer com relé, selo, diodos e etc  mas a lógica 1/2 que embananaria nossa cabeça então esquece. Vá de 4017 (555?!?) do amigo @Mestre88 se bem que penso que, com seus dados de entrada = 1 chave pra cada trava, um flip-flop com set e reset possa ser mais indicado. (não me peça esquema, apenas o vislumbro mentalmente)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora a maneira mais simples seja aqueles botões de liquidificador já citado pela @Isadora Ferraz, eis aqui a solução que eu propus no início do tópico:

 

 


imagem56.GIF.4606b6cc9d5d767bdd096f2ea3f9a7a1.GIF
 

 

 

O mesmo circuito com um quinto botão pra desligar os motores, nesse aqui eu coloquei os diodos de proteção que eu esqueci de colocar no circuito acima:

 

 


imagem57.GIF.214a0c4f0c60922af65d7654e7f669e9.GIF
 

 

 

Nos circuitos acima eu fiz o acionamento dos motores diretamente por Mosfets (IRFZ44), se quiser usar transistor e relé no lugar também pode, é só trocar Q1, Q2, Q3 e Q4 por 4 circuitos desse tipo:                                          imagem57.GIF.72e92d98882388c736c84aa5c6a1fd5c.GIF

 

E não poderia faltar uma solução mais simples, com um único botão.

No circuito abaixo em cada aperto do botão, um motor é desligado e o outro é ligado em sequencia.



imagem58.GIF

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal.

 

Eu manjo de portas lógicas.

Queria fugir de pics e tal e tentar algo mais simples mesmo, mas já vou dar um jeito de testar a sua solução @Mestre88 muito obrigado por disponibilizar seu tempo pra tentar me ajudar.

 

PS: existe um nome específico desses botões tipo de liquiudificador com esse processo mecânico de ativar apenas um botão por vez?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ilovepic disse:

Como devo pesquisar no Ebay?

Aí complica. Esse é o nome que o pessoal usa aqui no Brasil, no Ebay tem muita coisa de fora.

Essas chaves de botões estão sumindo do mercado, os aparelhos de hoje estão vindo com chaves rotativas, algumas até mesmo eletrônicas com circuitos de Dimmer e tudo mais ou com chaves rotativas simples, mas penso que isso não lhe interessa já que hoje de manhã você disse que queria fazer diferente.

Enfim, talvez seja mais fácil arranjar um liquidificador velho pra retirar a chave.

adicionado 15 minutos depois

Eita, só agora percebi que estava confundindo os usuários @CarlossMaia e @ilovepic :oops:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...