Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Jaime Lazzari

Mistério da hibernação... (Notebook)

Recommended Posts

É um caso resolvido, mas misterioso. Tenho um Samsung RF511 com W7 (odiei o W10) que um belo dia resolveu "não ligar mais ao hibernar" por tempo ocioso. Ao retornar da hibernação, a tela que aparecia foi a do "resuming windows", o prompt piscava duas vezes e a tela ficava preta-acinzentada (estava ligada, mas sem nada a exibir), sem qualquer atividade do aparelho. A ventoinha estava funcionando e o hd estava em rotação mínima, mas nada funcionava - nem o ctr-alt-del dava jeito. O Único comando que obedecia era o desligamento forçado, mas ao religar ele voltava ao recorrente "resuming windows". O note não fazia o boot em nenhum dos meios, portanto o usb e o cd (de recuperação e de instalação), F2 e F4 não eram disponibilizados ao ligar, pois não era um boot, e sim o "resuming windows"
COMO RESOLVI O PROBLEMA?
Tentei várias coisas - até tirar a bateria algumas horas, mas também não funcionou.
Só consegui uma luz no fim do túnel ao ressetar o rtc/bios - com isso ele passou a fazer boot completo e aceitar os comandos F2 para bios (que não tinha nenhum erro) e F4 para recovery - que ao utilizar fazia o note parar de funcionar, como no boot normal, mas o problema continuava.
Utilizei então o cd de reparo, que carregava os arquivos, mas quando ia iniciar a tela de reparo, travava do mesmo modo.
Bootei então com o cd de instalação, que carregou os arquivos e me deu a tela de reparo.
Tentei reparar o boot - que também não funcionou.
Acessei o prompt (cmd), que iniciou na raiz C:\ e aí eu percebi o que estava acontecendo: para meu espanto, o C:\ "NÃO ERA MAIS A PARTIÇÃO/volume DO WINDOWS"!
Ainda no prompt, utilizei o DISKPART para avaliar os volumes e percebi que TODOS OS VOLUMES ALTERARAM A LETRA de identificação! O windows que estava no C:\ passou a estar no E:\ ... e por aí.
Com os comandos do diskpart, retornei as letras dos volumes para os devidos volumes e o notebook está funcionando normalmente, agora sem hibernar em momento nenhum, pois até perceber que era a hibernação que estava causando isso, reinstalei tudo umas duas vezes e tive que fazer esse processo mais três vezes.
Aqui vai um caso "resolvido" sem ter que reinstalar nada ou desmontar o notebook, como vi em alguns lugares por aí. 
AGORA: Se alguém souber o PORQUÊ (qual o mecanismo escuso) que ocorre essa troca de letras dos volumes, esclareça, por favor, porque virus não é!
Postei esse caso aqui pois já resolvi muitos problemas através desse forum e quis dar um retorno. Grato por tudo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×