Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Estender Wifi Sem Perda De Velocidade?


Posts recomendados

Ola, quero levar a internet da minha casa, para o salão de festa que fica sobre a garagem.

 

Atualmente, a internet chega até a metade da escada que leva a esse salão.

 

A primeira solução que me veio a cabeça, foi colocar um roteador da mesma marca, no meio do caminho, para estender a internet até o local. porém, ouvi que usar repetidores/roteadores, diminui pela metade a velocidade da internet nas maquinas conectadas ao repetidor. Até onde é verdade?

 

Outra solução, vem de outra coisa que ouvi. Que é possível puxar um cabo do conector da antena do roteador, para colocar a antena em outro lugar. Vi uma vez um hotel que tinha varias antenas espalhadas pelos corredores dos quartos. porém não encontro nada a respeito na internet, e nem sei como buscar pelas peças.

 

Outra possibilidade que ouvi, foi a de ligar um roteador em outro comodo, ao primeiro por cabo de rede, e fazer a repetição por cabo, só espalhando o wifi no comodo alvo. Também não estou sabendo procurar na internet, e não obtenho mais detalhes.

 

Dessas três soluções, o que realmente posso fazer?

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Essel disse:

acredito que a melhor solução seria via cabo, isso pelo menos pra não perder velocidade.. ou ter mais de um ponto de saída de conexão. Sou bem leigo no assunto e estou apenas comentando o que penso haha, vou acompanhar.

Abraço

Como configurar uma rede com dois rotiadores?

 

E será que essa história de puxar cabo da rosca da antena realmente funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

A primeira solução que me veio a cabeça, foi colocar um roteador da mesma marca, no meio do caminho, para estender a internet até o local. porém, ouvi que usar repetidores/roteadores, diminui pela metade a velocidade da internet nas maquinas conectadas ao repetidor. Até onde é verdade?

 

Isso é parcialmente verdade. Não é que diminui a conexão pela metade, porém se você tem um repetidor de sinal que vai estar recebendo um sinal ruim, então ele estará repetindo um sinal ruim e com isso a qualidade como um todo ficará comprometida.

 

Citação

Outra solução, vem de outra coisa que ouvi. Que é possível puxar um cabo do conector da antena do roteador, para colocar a antena em outro lugar. Vi uma vez um hotel que tinha varias antenas espalhadas pelos corredores dos quartos. porém não encontro nada a respeito na internet, e nem sei como buscar pelas peças.

 

Nem todos os roteadores possuem esta função para este cenário.

 

Citação

Outra possibilidade que ouvi, foi a de ligar um roteador em outro comodo, ao primeiro por cabo de rede, e fazer a repetição por cabo, só espalhando o wifi no comodo alvo. Também não estou sabendo procurar na internet, e não obtenho mais detalhes.

 

Seria a mais adequada e não há muito segredo em como montar isso. Em linhas gerais as configurações são bem básicas:

 

- Cabo conectado na porta WAN do segundo roteador, se você quer que ele esteja em uma rede diferente da do roteador principal.

- Cabo conectado na porta LAN do segundo roteador, com DHCP server desabilitado, se você quer que ele esteja na mesma rede do roteador principal.

 

Se precisar de mais detalhes, informe a marca e modelo dos aparelhos que vai utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Ciro, obrigado! Já deu uma boa ajuda.

 

O sinal wifi no local onde o roteador ficaria, no caso de replicar sinal, não é tão ruim. A escada por algum motivo acaba com ele, e ela é de concreto, não de ferro.

 

Eu gostaria de ler mais a respeito da tecnologia de puxar um cabo da saida da antena. Como se chemam esse recurso nos roteadores.

 

Acabei achando um tutorial no WikiHow, explicando como fazer uma conexão LAN TO LAN, e LAN TO WAN. Acho que vou optar por uma LAN To LAN. O unico empecilho é ver se meu pai vai conseguir crimpar um RJ45, porque o cabo não vai passar pelo canduite com a cabeça do conector.

 

Sou deficiente visual, e não tenho os modelos especificos dos roteadores, mas são dois TP-Link, de duas antenas rosqueaveis, um, em 2013, paguei cerca de 150 reais, e é beginho. o outro é preto e peguei por volta de R$ 250. em 2015.

 

Vou descobrir os modelos certos e posto aqui.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Eu gostaria de ler mais a respeito da tecnologia de puxar um cabo da saida da antena. Como se chemam esse recurso nos roteadores.

 

O roteador precisará suportar a função Client, e isso a maioria não possui como função, você precisará recorrer a firmwares alternativos para isso.

 

Citação

Sou deficiente visual, e não tenho os modelos especificos dos roteadores, mas são dois TP-Link, de duas antenas rosqueaveis, um, em 2013, paguei cerca de 150 reais, e é beginho. o outro é preto e peguei por volta de R$ 250. em 2015.

 

De modo geral a configuração se resume a apenas isso que comentei acima, mas se puder informar mais sobre o modelo dos mesmos, ajudará.

Com relação a crimpar o cabo, seu pai deverá conseguir isso. Forneça a ele vídeos no YouTube para ajudar no aprendizado, é uma tarefa relativamente simples e ele deverá conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Achei os modelos!

O roteador primario será um TL WR 841HP. Já o secundário será um TL WR841nd.

 

Onde o roteador ficaria para repetir o sinal, em caso de usar repetição WIFI, a qualidade do sinal é de 50% em média. É uma boa taxa para repetição? Ou vou direto para o cabo.

 

Muito obrigado pel ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...