Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i7 7700K alcançando 65ºC mesmo em idle: problema no sensor de temperatura?


Posts recomendados

eae galera, então, montei um pc recentemente e vi que a temperatura do processador esta muito alta (entre 55-65 graus na área de trabalho!). Estou usando um water cooler da coolermaster (seidon 120v) . Mas o estranho é que quando eu boto minha mão atras do gabinete, na área do processador, não fica nem morno, enquanto no pc aparece 70-80 graus! Nao sei se é um problema com o sensor de temperatura ou algo do tipo. A pasta térmica, o radiador e a bomba do water cooler estão conectados corretamente. Alguém tem ideia do que esta acontecendo? obg

 

configuração:

processador I7 7700K sem overclock

water cooler coolermaster seidon 120v

placa-mãe MSI z270 Tomahawk

Placa de video evga gtx 1070 SC

16gb de memoria ram Ballistix

fonte coolermaster gx750 de 750w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse processador é bem comum isso acontecer (i7 7700k) é praticamente uma torradeira da Intel, tem gente que fica com esse processador  chegando a mais de 80°/90° graus. 


Muitas pessoas que pegaram esse processador fizeram Delid pra diminuir a temperatura, mas se você não tiver o conhecimento devido pra isso eu não recomendo. e se você fizer vai perder a garantia.

 

 

 

 

 

 

 

Resumindo, suas temperaturas pra esse processador estão normais.até fazendo Delid as temp continuam bem alta, porém fica menos pior. e mais aceitável.

 

Você também pode abaixar o Vcore (1,20), que em certas placa-mãe seta um vcore mais alto que o necessário (1,38), caso também se interesse lhe recomendo ler 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Vitor Japiassu disse:

@Esselnão faz nada, normal. Acho que são os sensores de temperatura que estão com algum problema...

adicionado 2 minutos depois

@Fabricio Gomes ok, vou dar uma olhada, obg

Ok, não fique preocupado com essas temperaturas, pra esse processador é normal mesmo. infelizmente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fabricio Gomes disse:

Ok, não fique preocupado com essas temperaturas, pra esse processador é normal mesmo. infelizmente 

Desculpa, mas isso não é normal não.. 55 ~ 65ºC em IDLE, mesmo sendo uma CPU com certos problemas, NÃO, tem algo errado..

 

 

@Vitor Japiassu

 

A instalação do cooler tá bem feita? WC tem alguns problemas quanto a instalação.. Diria pra dar uma revisada nisso, antes de qualquer coisa.. Qual programa você usou pra monitorar?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria ta bem instalado sim, ja tirei e reapliquei a pasta 3 vezes. Entrei num jogo pesado agora e reparei que as temperaturas continuam entre 55-60 graus (dying light no ultra), igual no idle. q estranho... a temperatura continuou a mesma...

 

uso o msi afterburner e o hwmonitor pra ver as temps.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, RS Faria disse:

Desculpa, mas isso não é normal não.. 55 ~ 65ºC em IDLE, mesmo sendo uma CPU com certos problemas, NÃO, tem algo errado..

 

 

@Vitor Japiassu

 

A instalação do cooler tá bem feita? WC tem alguns problemas quanto a instalação.. Diria pra dar uma revisada nisso, antes de qualquer coisa.. Qual programa você usou pra monitorar?

Essas temp pro i7 7700k não são normais não ? desculpe pela informação errada, é que pelo que andei vendo no youtube e de muita gente no fórum aqui, mesmo as temperaturas desse i7 mesmo em IDLE ficava na faixa dos 50-60c, e em tarefas mais pesadas pelo que vi é comum chegar nos 70-80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fabricio Gomes disse:

Essas temp pro i7 7700k não são normais não ? desculpe pela informação errada, é que pelo que andei vendo no youtube e de muita gente no fórum aqui, mesmo as temperaturas desse i7 mesmo em IDLE ficava na faixa dos 50-60c, e em tarefas mais pesadas pelo que vi é comum chegar nos 70-80

Sim, eles tem seus problemas, mas em IDLE, ele se comporta normal.. É em carga que ele tende a esquentar demais.. Se em IDLE, ele extrapola, é algo errado com o sistema de refrigeração ou outra coisa..

 

 

17 horas atrás, Vitor Japiassu disse:

ta bem instalado sim, ja tirei e reapliquei a pasta 3 vezes. Entrei num jogo pesado agora e reparei que as temperaturas continuam entre 55-60 graus (dying light no ultra), igual no idle. q estranho... a temperatura continuou a mesma...

 

uso o msi afterburner e o hwmonitor pra ver as temps.

Não variou nada?? o.O

 

Como fica na BIOS? Dê um olhada no Vcore dele, na BIOS e dentro do Windows.. No segundo caso, use o CPU-Z...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um i7-4790 e demorei 3 anos para solucionar esse problema que parece com o seu.

Minha placa-mãe habilitava por padrão o Turbo Boost do processador, ele acelera o processador a todo momento que ele puder, até chegar em temperaturas, tensões ou correntes extremas.

então tente ir na bios e desabilitar essa opção do Turbo Boost!

 

No CPU-Z, a frequência do core deveria estar em 4200Mhz, e está quase 200Mhz acima. muito provável que o problema seja o turbo boost mesmo..
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja esse video. Eu acho que deve ser a mesma bios que a sua.

 

Aos 25 segundos de vídeo, na parte "Misc Setting" tem a opção "Intel Turbo Boost".

Eu acho que no seu caso, você troca o "Auto" da opção "Enhanced Turbo" para "Disable"

 

 

Eu posso estar enganado se essa BIOS for igual a sua, mas é algo muito semelhante ao o que deve ser!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 03/08/2017 às 20:59, Vitor Japiassu disse:

Mas o estranho é que quando eu boto minha mão atras do gabinete, na área do processador, não fica nem morno, enquanto no pc aparece 70-80 graus!

Um sinal de que o cooler está com problemas. Se o calor estivesse sendo dissipado corretamente para fora da máquina, você estaria sentindo. Se eu colocar a mão na saída de ar onde está o radiador do meu water cooler quando o processador está em carga, vou sentir que está bem quente. O que é correto, já que o calor tem mesmo que sair por ali.

 

Em 03/08/2017 às 20:59, Vitor Japiassu disse:

Nao sei se é um problema com o sensor de temperatura ou algo do tipo.

Testou em mais de um programa? E durante jogos com o MSI Afterburner? Se quiser um tutorial, aqui está:

Você já testou o HWMonitor e o MSI Afterburner, certo? Tente o AIDA.

 

Em 03/08/2017 às 20:59, Vitor Japiassu disse:

A pasta térmica, o radiador e a bomba do water cooler estão conectados corretamente.

Provavelmente não. Muita gente vem aqui com problemas semelhantes ao seu e, na maioria absoluta das vezes, tem algo de errado na montagem. Você deve:

 

1) Enviar uma foto para checarmos a montagem;

2) Verificar se a bomba e o fan estão ambos conectados;

3) Verificar se não há folga no contato com o processador;

4) Verificar se a bomba está ligada constantemente em 12V, sem regulagem de rotação (do contrário o cooler não funciona corretamente e a bomba vai estragar);

5) Observar o VCore do seu processador em carga para ver se não está absurdamente alto.

 

Em 03/08/2017 às 22:13, Fabricio Gomes disse:

Esse processador é bem comum isso acontecer (i7 7700k) é praticamente uma torradeira da Intel, tem gente que fica com esse processador  chegando a mais de 80°/90° graus.

Quem fica com o processador nessa temperatura ou colocou cooler subdimensionado, ou instalou errado ou fez overclock mal feito. Apesar do processador ter seus problemas, não chega a isso quando o serviço é bem feito.

 

Em 03/08/2017 às 22:13, Fabricio Gomes disse:

Muitas pessoas que pegaram esse processador fizeram Delid pra diminuir a temperatura, mas se você não tiver o conhecimento devido pra isso eu não recomendo. e se você fizer vai perder a garantia.

Para quem participa de competições ou é entusiasta a ponto de querer colocar o processador no clock máximo, isso pode ser viável. O usuário comum, porém, jamais deve fazer isso.

 

Em 03/08/2017 às 22:13, Fabricio Gomes disse:

Resumindo, suas temperaturas pra esse processador estão normais.até fazendo Delid as temp continuam bem alta, porém fica menos pior. e mais aceitável.

Em 04/08/2017 às 19:58, Fabricio Gomes disse:

Ok, não fique preocupado com essas temperaturas, pra esse processador é normal mesmo. infelizmente 

Nem de longe isso está normal.

 

Em 05/08/2017 às 00:30, Vitor Japiassu disse:

ta bem instalado sim, ja tirei e reapliquei a pasta 3 vezes.

E que pasta misteriosa seria essa?

 

Em 07/08/2017 às 15:45, Armen disse:

Minha placa-mãe habilitava por padrão o Turbo Boost do processador, ele acelera o processador a todo momento que ele puder, até chegar em temperaturas, tensões ou correntes extremas.

Não é sempre que ele pode, mas sim sempre que a carga de processamento fica elevada e as condições do meio permitem. Desabilitar o turbo boost não é e nem deve ser uma solução, mas sim um improviso temporário que esconde um problema maior.

adicionado 3 minutos depois
Em 03/08/2017 às 20:59, Vitor Japiassu disse:

fonte coolermaster gx750 de 750w

É a Storm Edition? Muito superdimensionada para a máquina, por sinal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2017 às 23:39, Foxwalt disse:

Um sinal de que o cooler está com problemas. Se o calor estivesse sendo dissipado corretamente para fora da máquina, você estaria sentindo. Se eu colocar a mão na saída de ar onde está o radiador do meu water cooler quando o processador está em carga, vou sentir que está bem quente. O que é correto, já que o calor tem mesmo que sair por ali.

 

Testou em mais de um programa? E durante jogos com o MSI Afterburner? Se quiser um tutorial, aqui está:

Você já testou o HWMonitor e o MSI Afterburner, certo? Tente o AIDA.

 

Provavelmente não. Muita gente vem aqui com problemas semelhantes ao seu e, na maioria absoluta das vezes, tem algo de errado na montagem. Você deve:

 

1) Enviar uma foto para checarmos a montagem;

2) Verificar se a bomba e o fan estão ambos conectados;

3) Verificar se não há folga no contato com o processador;

4) Verificar se a bomba está ligada constantemente em 12V, sem regulagem de rotação (do contrário o cooler não funciona corretamente e a bomba vai estragar);

5) Observar o VCore do seu processador em carga para ver se não está absurdamente alto.

 

Quem fica com o processador nessa temperatura ou colocou cooler subdimensionado, ou instalou errado ou fez overclock mal feito. Apesar do processador ter seus problemas, não chega a isso quando o serviço é bem feito.

 

Para quem participa de competições ou é entusiasta a ponto de querer colocar o processador no clock máximo, isso pode ser viável. O usuário comum, porém, jamais deve fazer isso.

 

Nem de longe isso está normal.

 

E que pasta misteriosa seria essa?

 

Não é sempre que ele pode, mas sim sempre que a carga de processamento fica elevada e as condições do meio permitem. Desabilitar o turbo boost não é e nem deve ser uma solução, mas sim um improviso temporário que esconde um problema maior.

adicionado 3 minutos depois

É a Storm Edition? Muito superdimensionada para a máquina, por sinal.

Eu tava viajando, foi mal por não conseguir responder. Ai as fts da montagem:

Image-1.png

Image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Vitor Japiassu Como informado, há problemas na montagem. Primeiramente, as mangueiras devem ser montadas para baixo, de forma a evitar que bolhas de ar cheguem à bomba. O segundo ponto é que os fans devem jogar o ar para fora, não para dentro. Por último, você parece ter colocado um fan qualquer para fazer push pull. Além de não ajudar, colocar fans diferentes pode é atrapalhar. E espero que você não tenha montado invertido, um jogando ar no outro... Tire esse fan.

 

Após corrigir o que foi exposto acima, responda à todas as questões para que eu possa te ajudar:

 

Em 11/08/2017 às 23:39, Foxwalt disse:

Você deve:

 

1) Enviar uma foto para checarmos a montagem;

2) Verificar se a bomba e o fan estão ambos conectados;

3) Verificar se não há folga no contato com o processador;

4) Verificar se a bomba está ligada constantemente em 12V, sem regulagem de rotação (do contrário o cooler não funciona corretamente e a bomba vai estragar);

5) Observar o VCore do seu processador em carga para ver se não está absurdamente alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt beleza? Fiz o que você sugeriu. tudo esta conectado corretamente. Montei o bloco da bomba corretamente, então não deve ter nenhuma folga e sem regulação de rotação. O Vcore do processador fica entre 1.010v e 1.200v. 

Image.png

adicionado 2 minutos depois

@Foxwalt as temps não abaixaram...65-70 graus so com o google aberto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt ainda precisa trocar a direção da fan? é porque eu já tenho 2 fans tirando o ar, um em cima e outro na frente. A bomba do watercooler esta conectado na entrada onde esta escrito "pump_fan1" e a fan do radiador em "cpu_fan". Tirei um print do HWmonitor enquanto jogava GTA 5 no ultra. O engraçado e que tem essas temps absurdas e o uso da cpu não passa de 60%...

Capturar.PNG

adicionado 15 minutos depois

@Foxwalt da uma olhada na pasta térmica que eu estou usando: https://www.amazon.com/Silver-Thermal-Heatsink-Compound-Syringe/dp/B00M5G6AHY/ref=sr_1_12?ie=UTF8&qid=1503351957&sr=8-12&keywords=thermal+paste

 

ela deve ser meio vagabunda mais não sei se esse e o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...